Presidente da Rede Jesuíta de Educação acompanha ações em visita técnica de três dias ao Vieira
Prof. Guidini participou de atividades, como o Planejamento Estratégico, e teve audiências com estudantes, educadores e equipe de gestão
“Fico muito feliz de constatar esse trabalho do Colégio Antônio Vieira com jovens estudantes que têm na escola a oportunidade de revelar habilidades que serão um diferencial para toda a vida, como autonomia, responsabilidade, capacidade de liderança, negociação e resolução de conflitos, além de empatia e altruísmo, em um trabalho de aprendizagem integral para além do cognitivo”. A declaração é do presidente da Rede Jesuíta de Educação (RJE), professor Fernando Guidini, após encontro com líderes estudantis do colégio. Ele esteve na semana passada (de 27 a 29/07) em Salvador, onde cumpriu extensa agenda, reunindo-se com alunos, equipes pedagógica e de gestão do Vieira, além de comitês que atuam em áreas específicas, a exemplo do Comitê para Educação Étnico-racial e de Gênero.
Líderes de classe, integrantes do grêmio, dos núcleos de protagonismo juvenil e dos projetos de voluntariado, além da simulação de conferência das Nações Unidas (ONU Colegial), os estudantes destacaram o quanto era significativo ter um momento com o presidente da RJE para falar sobre suas impressões acerca da educação jesuíta. Eles destacaram a qualidade educativa nos diversos espaços e núcleos de aprendizagem do Vieira, ressaltando ainda as habilidades desenvolvidas e ampliação do repertório proporcionadas pela atuação como líderes. Na conversa franca, os jovens também aproveitaram para falar sobre os momentos difíceis, mas também de superação, nos anos mais acirrados da pandemia. Sobre a volta ao presencial, destacaram avanços, a exemplo do novo ânimo na mobilização do grêmio estudantil.
COM GESTORES E COLABORADORES
No Vieira, Prof. Guidini também assistiu palestras do Congresso 500 anos dos Exercícios Espirituais, acompanhado pela diretora-geral do colégio, professora Mariângela Risério, entre outros membros do Conselho Diretivo e da equipe de liderança. Conversou com os gestores de setores isoladamente, bem como com representantes da comissão de professores e colaboradores de modo geral. “Ele nos deixou bem à vontade para falar sobre diversas questões e nos convidou para estarmos ainda mais juntos da gestão, sobretudo, no que se refere aos momentos de formação”, revelaram as professoras Ana Rita Santana e Milena Nunes, da Comissão de Professores que, no total, é composta de seis integrantes. Por conta do horário de aulas dos demais membros, elas representaram no encontro, respectivamente, as equipes do Vieirão (do 8º ano EF à 3ª série EM) e Vieirinha (do 1º ao 7º ano EF).
COMITÊS
Já a comissão dos colaboradores não-docentes se fez presente no encontro com o Prof. Guidini, representada por Anderson Ferreira (Sevic), Jéssica Ferreira (Sesup), Ive Mascarenhas (CG Vieirinha), Waldemir Ornellas (Sespat) e José Luiz dos Santos (Sedem). Todos se apresentaram e tiveram a oportunidade de se expressar sobre o trabalho no dia a dia de uma escola voltada para a formação integral dos estudantes, a partir dos princípios inacianos. Com os comitês específicos e grupos focais, o presidente da RJE conversou sobre as ações de consolidação de uma educação antirracista, bem como de proteção aos menores, entre outras de ordem administrativa.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Em novo ciclo de atividades, as ações de elaboração do Planejamento Estratégico do Vieira 2022-2025 seguem para a etapa final, em um trabalho alinhado ao planejamento da RJE. Com a presença do presidente da Rede, Prof. Guidini, e do secretário executivo, Pedro Risaffi, os grupos de gestores e colaboradores do Vieira dos mais diversos setores apresentaram os avanços na definição de objetivos, metas, projetos e indicadores previstos. Risaffi prestou a assessoria técnica em um dia completo de imersão nos trabalhos.
“É, de fato, de suma importância que os trabalhos do planejamento estratégico realizados pelas 17 unidades educativas que integram a RJE nos mais diversos estados estejam pautados nos direcionadores institucionais da Rede, com observância às devidas ‘traduções’ para as realidades locais. Daí porque fazemos questão de prestar esse assessoramento, no caso aqui do Vieira, com o apoio do Risaffi”, disse o professor Guidini. A diretora-geral do colégio, professora Mariângela Risério, e a diretora administrativa e financeira, Juliana Argollo, falaram sobre as etapas já alcançadas este ano na elaboração do planejamento até 2025, lembrando que, desde 2017, o Vieira já vinha desenvolvendo também este trabalho de forma integrada. “Estarmos em rede é a nossa grande estratégia para enfrentarmos os desafios do presente e do futuro, qualificando cada vez mais a nossa missão educativa”, enfatizou a professora Mariângela.
COMPROMISSO COM A MISSÃO
Ao final da agenda de três dias no Vieira, o presidente da RJE falou sobre suas impressões das reuniões que teve no colégio, incluindo os encontros com o Superior do Núcleo Apostólico dos Jesuítas na Bahia, padre Alexandre Souza, SJ. “Passei esses dias conhecendo mais o colégio, as pessoas, as estruturas, o projeto. Aqui, eu vi muita vida, alegria, ideias, realizações, entregas e projetos futuros. Então, foi um momento gratificante poder olhar esse colégio, analisar esse todo e sentir o quanto que ele está realizando a educação inaciana na cidade, assim como pude constatar o quanto o Núcleo Apostólico dos Jesuítas na Bahia pode contar com esta obra, cumprindo com a missão da Companhia na educação”.
Vamos ver mais fotos dos momentos da visita do presidente da RJE ao Vieira?
Leia também
-
04.02.25
Vieira reinaugura Passarela das Artes com exposição que celebra 50 anos de carreira de Bel Borba, ex-aluno ilustre do colégio
Artista plástico, que atualmente é pai vieirense, destacou caráter afetivo da mostra
- 22.01.25 Vieira promove primeiras reuniões de pais e educadores de 2025. Veja a programação por série!
-
17.01.25
Saiba tudo sobre a volta às aulas no Vieira
Tire aqui suas dúvidas e comece bem o ano letivo de 2025
-
13.01.25
Obras no Vieirão seguem em ritmo acelerado para a volta às aulas
Requalificação completa da unidade faz parte das ações do programa Vieira 2025+