Vieira é ouro na Olimpíada Nacional de História 2022
Três equipes do colégio foram premiadas, uma delas com a honraria máxima
Estudantes do Colégio Antônio Vieira foram condecorados com medalha de ouro na edição 2022 da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), realizada no último final de semana na Unicamp, em Campinas, São Paulo. Três equipes do colégio, cada uma integrada por três alunos, foram premiadas, sendo que uma delas com a honraria máxima. Receberam o ouro os alunos João Pedro Pinto Cartaxo Barreto, Luísa Caldeira Rebouças Lauton e Marianna Pessoa Aguiar, todos da 3ª série do Ensino Médio. Eles formaram a equipe “Descendentes dos Klarsfeld”.
Outras duas equipes do Vieira que participaram da competição também foram premiadas: medalha de bronze, para os alunos Beatriz Costa Neiva, Eduarda Cardeal Simões e Giulia Moreira Souto Menezes, também da 3ª EM e que compunham a equipe “Adeus Patriarcado”; e, medalha de cristal (honra ao mérito) para os estudantes Henrique Campos Santana, Matheus Lago Silva e Rodrigo Paraiso Correia, da 1ª EM, integrantes da equipe “José Bonifácio”.
BICAMPEÃO
Após venceram seis etapas classificatórias, os estudantes do Vieira embarcaram para a Unicamp para a final da competição, acompanhados pelo professor de História, Thiago Palma, orientador oficial do grupo, e pela coordenadora pedagógica do 9º ano e 1ª EM, professora Léa Pontes. A prova foi realizada no último sábado (20) envolvendo 320 equipes de todo o País, reunindo na universidade paulista mais de 1,2 mil estudantes dos mais diversos estados brasileiros. A competição é destinada a jovens do 8º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio.
O professor Thiago Palma parabenizou os participantes do Vieira, lembrando que esta 14ª edição da ONHB foi mais difícil pela ampliação da concorrência. “Mas, ainda assim, conquistamos novamente o ouro, com premiações para todas as equipes”, disse. No ano passado, os alunos do Vieira também se destacaram com medalha de ouro.
EXPERIÊNCIA SINGULAR
A entrega das medalhas da 14ª ONHB foi realizada no domingo (21), em uma emocionante cerimônia de premiação que contou com um show de rock e a presença de autoridades da Unicamp. “É emocionante retomarmos à final presencial, pois é uma experiência importante para os estudantes. Independentemente do resultado, as equipes têm a oportunidade de conhecer uma Universidade de relevância como a Unicamp e compartilhar experiências com outros estudantes de realidades distintas”, afirma Cristina Meneguello, coordenadora da ONHB e professora do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp (IFCH).
Parabéns aos estudantes do Vieira, ao professor Thiago Palma e toda a equipe dos departamentos de História e Redação (sobretudo, à professora Bárbara Hurst) que prepara os nossos alunos para os desafios de conhecimento. Cumprimentos também às famílias que incentivaram e apoiaram seus filhos e filhas em mais esta iniciativa que se alinha ao propósito de formação integral do colégio. Formação esta que ainda fez com que ex-alunos, que já passaram pela experiência, dedicassem parte de seu tempo para atuar como monitores nas fases iniciais da competição. Nossa gratidão a todos!
Com informações da Unicamp.
Fotos: Secop/CAV.
Leia também
-
13.01.25
Obras no Vieirão seguem em ritmo acelerado para a volta às aulas
Requalificação completa da unidade faz parte das ações do programa Vieira 2025+
-
09.01.25
Matrículas para esportes e robótica do Vieira serão abertas de 27 a 30 de janeiro
Confira os horários das atividades extracurriculares a serem oferecidas este ano
-
07.01.25
Projeto da APM e parceria com editoras asseguram economia em itens escolares para famílias vieirenses
Iniciativas alinham-se às ações de educação ambiental e financeira da instituição
-
04.01.25
Vieira é destaque na imprensa nacional ao reafirmar princípios da educação jesuítica ao longo de contextos históricos diversos
Em reportagem na Folha de SP, diretor-geral destaca formação que alia desenvolvimento cognitivo à promoção da justiça social e consciência crítica