Crianças fazem sextilhas da Literatura de Cordel e aprendem sobre cultura regional
Projeto Contando e Cantando o Recôncavo, para alunos do 4º ano EF do Vieira, teve aula especial com a Profa. Sálua Chequer
Uma aula especial, bem dinâmica, cheia de rimas, métricas e sonoridade. De uma forma bem divertida e estimulante da criatividade, os estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental (EF) do Colégio Antônio Vieira puderam consolidar ainda mais as aprendizagens acerca da cultura regional da região do Recôncavo baiano, treinando fazer sextilhas (estrofe de seis versos) que compõem os poemas da Literatura de Cordel – gênero literário, estudado como parte das ações do projeto pedagógico “Contando e Cantando o Recôncavo”, destinado aos alunos da série.
A aula especial sobre cordel e criação de sextilhas foi conduzida em todas as turmas pela professora Sálua Chequer, coordenadora de Projetos Culturais do Vieira e uma referência nos estudos sobre os temas da cultura regional e da infância. “A construção das sextilhas com as crianças é sempre uma experiência maravilhosa porque elas descobrem que a literatura popular tem também características muito determinadas que devem ser seguidas: quantidade de sílabas, métrica, coerência do que está sendo apresentado na hora que se escolhe o tema, o desenvolvimento, a rima… Tudo isso mexe muito com a imaginação delas que até inventam palavras para cumprir as regrinhas previstas, numa aprendizagem bem espontânea”, conta a professora.
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PERTENÇA
A literatura de cordel chegou ao Brasil trazida pelos portugueses e, ao longo dos anos, foi ganhando características regionais, sobretudo no Nordeste. “Esse contato com a cultura popular gera um respeito muito grande às diversidades, além do conhecimento sobre o que é produzido no lugar onde se mora. Possibilita até se comparar com a cultura e outras manifestações de outra região ou país, em um processo de aprendizagem rico e de sentimento de pertença sobre a cultura da gente, sobretudo, na infância que é de extrema importância, inclusive, para perpetuar essas manifestações”, diz a coordenadora de Projetos Culturais do Vieira.
“Foi uma aula bastante participativa que permitiu a aproximação das crianças com o gênero textual, a partir de um momento de construção coletiva. A ação, que faz parte do projeto interdisciplinar da série, valoriza a cultura regional, representada pelo gênero cordel e, ao mesmo tempo, promove esse movimento criativo e de colaboração entre as crianças, potencializando suas aprendizagens”, frisou a coordenadora pedagógica da série, professora Carla Moura.
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