Estudantes do Vieira visitam Capdever em Experiência de Cidadania
Projeto faz parte das ações voltadas para formação integral dos jovens do 9º ano do Ensino Fundamental
Os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio Antônio Vieira estão participando, neste mês de setembro, da Experiência de Cidadania – atividade promovida pelo Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral (Sorpa), com o apoio do Serviço de Orientação Educacional (SOE) e coordenação pedagógica. Após debaterem questões sobre direitos humanos e cidadania, como parte do projeto interdisciplinar Movimento Direitos Humanos (MDH), os alunos visitam uma das instituições filantrópicas normalmente assistidas pelas ações de voluntariado do Vieira: o Centro Afro de Promoção e Defesa da Vida Padre Ezequiel Ramin (Capdever), no bairro de Sussuarana.
Fundado em 2013, o Capdever visa promover ações educacionais voltadas para o processo identitário da comunidade negra, visando ampliar a qualidade e a expectativa de vida das crianças e jovens do bairro da periferia de Salvador, em meio à realidade de discriminação e preconceito. Desenvolve também atividades de valorização da cultura, como capoeira, dança afro e percussão, entre outras.
Na visita à sede da Capdever, os estudantes do Vieira conferiram as apresentações sobre como o projeto tem mudado a vida dos menores assistidos. Eles levaram material escolar como donativos e compartilharam um lanche coletivo. E mais do isso: passaram o dia em atividades, como jogos de futebol e brincadeiras, aprendendo também passos de capoeira e dança, além de tocar instrumentos musicais, com os alunos da instituição. “Foi um dia especial em que joguei muita bola com o pessoal da Capdever e que também nos levou a compreender melhor a aprendizagem que temos tido com o projeto MDH”, declarou o aluno Breno Cad.
“A Experiência de Cidadania é um momento de integração de nossos alunos com os alunos do Capdever em que nossos estudantes participam das atividades desenvolvidas no Centro e descobrem que é um tempo em que eles estão encontrando com Jesus que está nas periferias, mas que também eles são exemplos de como Ele agiria com os meninos assistidos pelo projeto, considerando-os como irmãos. A ação consolida ainda os aprendizados do projeto pedagógico da série, em um trabalho super interessante de vivência e transformação de vida”, concluiu o coordenador do Sorpa, professor João Ramiro.
Confira mais fotos desse momento especial!
Fotos: Sorpa/CAV
Leia também
-
13.01.25
Obras no Vieirão seguem em ritmo acelerado para a volta às aulas
Requalificação completa da unidade faz parte das ações do programa Vieira 2025+
-
09.01.25
Matrículas para esportes e robótica do Vieira serão abertas de 27 a 30 de janeiro
Confira os horários das atividades extracurriculares a serem oferecidas este ano
-
07.01.25
Projeto da APM e parceria com editoras asseguram economia em itens escolares para famílias vieirenses
Iniciativas alinham-se às ações de educação ambiental e financeira da instituição
-
04.01.25
Vieira é destaque na imprensa nacional ao reafirmar princípios da educação jesuítica ao longo de contextos históricos diversos
Em reportagem na Folha de SP, diretor-geral destaca formação que alia desenvolvimento cognitivo à promoção da justiça social e consciência crítica