Menu
Logo do site
Logo do site
09.09.22

Vieira apresenta mostra de xilogravuras

Exposição "Recôncavo: Expressões, Impressões e Colher de Pau", de Vinícius Ibrahim, segue em cartaz até outubro

Vieira apresenta mostra de xilogravuras

A riqueza de expressões da arte do xilogravurista Vinícius Ibrahim ao retratar a cultura do Recôncavo baiano é a grande atração da mostra “Recôncavo: Expressões, Impressões e Colher de Pau”, exposta no hall de entrada do Colégio Antônio Vieira. O local já se consolidou como mais um espaço de aprendizagem e divulgação da arte, como parte das ações da Coordenação de Projetos Culturais do Vieira. 

“É um espaço sem os grandes recursos de uma galeria, mas que, por outro lado, revela a proposta de uma escola que parece abraçar logo quem chega com um painel verde de plantas na entrada, seguido de uma mostra de trabalhos artísticos no corredor, como se dissesse ‘aqui, nós gostamos da natureza e da arte’, valorizando e mostrando sensibilidade também nesse sentido”, diz a professora Sálua Chequer, coordenadora de Projetos Culturais. Ela ressalta que as mostras no hall de entrada do Vieirão, entre outros espaços que exibem obras de arte no colégio, também fazem parte do projeto pedagógico não apenas na apreciação dos trabalhos, mas ao compor muitas atividades interdisciplinares, proporcionando múltiplas aprendizagens às crianças e jovens.

Vinícius Ibrahim e as professoras Sálua Chequer a Letícia Lopes na abertura da mostra

COLHER DE PAU

No caso das xilogravuras de Ibrahim, a mostra, aberta no último dia 6, fica em cartaz até outubro. O trabalho retrata o cotidiano do povo soteropolitano e do Recôncavo baiano, com valorização sobretudo da pessoa negra e nordestina. A técnica adotada, sem prensas, utilizando a colher de pau, baren e outros instrumentos acessíveis, acabaram se configurando como uma marca bem singular do artista. Vinícius Ibrahim teve o primeiro contato com a técnica da gravura em 2015. Em 2017, participou da 3ª Mostra Gráfica, exposição coletiva no âmbito da gravura no Museu de Arte Moderna da Bahia, com a obra Mulher Negra. 

O artista conta que a principal inspiração para a abordagem atual do tema do Recôncavo baiano é a vivência do próprio artista que, durante a infância, passava as férias em São Roque do Paraguaçu, terra natal de seu pai. Graduando em Licenciatura em Desenho e Plástica pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), ele tem se dedicado às pesquisas da impressão manual, com o objetivo de “deixar a gravura cada vez mais acessível, sem a necessidade de grandes prensas para realizar suas impressões”, como frisa Ibrahim, que atualmente está estagiando no Departamento de Música e Arte do Vieira. 

Vinícius Ibrahim fala sobre inspiração e técnica de seu trabalho

SENSIBILIDADE

“Esse belo trabalho de Vinícius Ibrahim é bem artesanal e me remete, particularmente, às primeiras inscrições, às primeiras possibilidades de se comunicar, seja através de símbolos, desenhos, que os homens pré-históricos já faziam encravando nas paredes, demonstrando sua arte e o seu pensamento. É, portanto, uma arte visceral, muito potente e interessante, além de uma técnica também muito usada para ilustrar a literatura de cordel e que, no caso particular do artista, mostra muito dessa cultura regional do Nordeste, do Recôncavo e Salvador e que ele, mesmo muito jovem, tem a sensibilidade de perceber e demonstrar isso em suas obras”, disse a professora Sálua Chequer.

A coordenadora do Departamento de Música e Arte, professora Letícia Lopes, também revela estar muito feliz com a proposta. “Acredito que ações como essa mostram a importância da Arte para o Colégio Antônio Vieira. As xilos de Vinícius dialogam diretamente com o nosso Projeto Político Pedagógico, que preza pelo olhar atento e cuidadoso com a nossa cultura e com as nossas raízes”, disse, concluindo sobre o ilustre colaborador: “Saber que temos Vinícius como estagiário de Arte e que ele convive diariamente com nossas crianças e adolescentes enche meu coração de esperança e alegria”.

Fotos: Secom/CAV.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo