Vieira apresenta às famílias proposta pedagógica do Tempo Integral para 2023
Iniciativa traz diferencial com oferta de aprendizagem por projetos e respeito à cultura da infância
Com novos espaços planejados para a ampliação da oferta de uma educação integral, o Colégio Antônio Vieira lança, para, o ano de 2023, o Tempo Integral – iniciando, neste primeiro ano, para as séries do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental (EF). Após uma pesquisa realizada junto à comunidade escolar, a proposta foi apresentada esta semana, de forma mais detalhada, em reuniões com pais, mães e responsáveis por estudantes da instituição e novos alunos já inscritos para o próximo período letivo que demonstraram interesse no serviço adicional, a ser oferecido de 7h às 17h, com possibilidade da criança permanecer sob os cuidados da equipe do colégio até mais tarde, em caso de algum impedimento de horário por parte do responsável.
“O projeto atende a uma antiga solicitação das famílias que sempre nos pediam a oferta de um tempo nesse sentido, mas que tivesse o DNA do Vieira. Então, desenhamos todo ele justamente para que tivesse nossa marca de formação integral, o jeito do Vieira de compreender as potencialidades do estudante. Desta forma, não se trata simplesmente de um turno ampliado, mas de uma proposta educativa singular que pensa em uma criança cheia de possibilidades e que também valoriza a cultura da infância”, declarou a diretora-geral do colégio, professora Mariângela Risério. Participaram ainda da reunião a diretora acadêmica do Vieira, professora Ana Paula Marques; a diretora administrativa, Juliana Argollo; o coordenador-geral e a articuladora pedagógica do Vieirinha, professor Renato Barros e professora Eliana Fonseca; e, a articuladora pedagógica do Integral, professora Adriana Novis, entre coordenadoras pedagógicas, orientadores educacionais, professores e outros membros da equipe pedagógica.
A apresentação feita pela coordenadora pedagógica Adriana Novis ressaltou a proposta do Tempo Integral, “a partir de uma aprendizagem baseada em projetos”, como frisou. A alimentação diferenciada, com acompanhamento de nutricionistas, e a rotina semanal, com três horários para atividades também marcadas pela ampliação do conhecimento e ludicidade, são outro importante diferencial de um projeto batizado de Vieira TOP. A programação, distribuída ao longo da semana, inclui aprofundamento dos estudos, educação bilíngue, atividade corporal, horta pedagógica, espaço gourmet, ateliê, maker, robótica, esporte, laboratório e horário para as crianças fazerem o que mais gostam: deixar a imaginação fluir em brincadeiras com os colegas.
ACOMPANHAMENTO INTEGRAL
“Tudo, inclusive as atividades passadas para fazer em casa pelo turno regular, será feito à tarde com o acompanhamento também de uma professora regente, além de atividades que podem ser desenvolvidas com mais de um professor atuando no mesmo espaço abordando os temas trabalhados, sempre de forma leve e respeitando esse momento de infância dos alunos”, explicou a professora Adriana Novis. Ela ressaltou também os recursos que serão adotados para que as famílias acompanhem o desenvolvimento das crianças, bem como questões da rotina, a exemplo da alimentação e desenvolvimento escolar. Ao final, ela esclareceu todas as dúvidas das famílias presentes, colocando-se à disposição e toda a equipe pedagógica para maiores esclarecimentos.
Foto: Secom/CAV.
E você? Quer saber mais sobre o Tempo Integral do Vieira? Clique aqui!
Leia também
-
13.01.25
Obras no Vieirão seguem em ritmo acelerado para a volta às aulas
Requalificação completa da unidade faz parte das ações do programa Vieira 2025+
-
09.01.25
Matrículas para esportes e robótica do Vieira serão abertas de 27 a 30 de janeiro
Confira os horários das atividades extracurriculares a serem oferecidas este ano
-
07.01.25
Projeto da APM e parceria com editoras asseguram economia em itens escolares para famílias vieirenses
Iniciativas alinham-se às ações de educação ambiental e financeira da instituição
-
04.01.25
Vieira é destaque na imprensa nacional ao reafirmar princípios da educação jesuítica ao longo de contextos históricos diversos
Em reportagem na Folha de SP, diretor-geral destaca formação que alia desenvolvimento cognitivo à promoção da justiça social e consciência crítica