Atividades interdisciplinares aprimoram aprendizagem de estudantes
Reportagens sobre fome e desperdício estão entre as ações desenvolvidas no Vieira
A prática da interdisciplinaridade tem motivado a aprendizagem dos estudantes no Colégio Antônio Vieira, com a integração entre duas ou mais disciplinas. Assim, os saberes de diversas áreas são relacionados a um determinado contexto, permitindo às crianças e jovens uma visão mais ampla das temáticas apresentadas, além de desenvolverem senso crítico sobre as diferentes vertentes de um assunto.
No 8º ano do Ensino Fundamental (EF), por exemplo, os alunos realizaram, na segunda unidade, a atividade interdisciplinar “Reportagem: fome, alimentação e desperdício”, envolvendo os componentes curriculares de Redação, Geografia e Cultura Maker (mão na massa).
Durante o processo, os estudantes criaram programas jornalísticos voltados para as possíveis causas, consequências e soluções da fome e do desperdício, demonstrando o que aprenderam sobre o gênero reportagem e os conteúdos trabalhados em Geografia. “De forma criativa e com olhar socialmente crítico, os estudantes nomearam os respectivos telejornais, dramatizaram, utilizaram espaços sociais diversos e apresentaram indicadores econômicos, nutricionais e de estratificação da renda”, destacou a coordenadora pedagógica da série, Iara Queiroz.
Leia também
-
13.01.25
Obras no Vieirão seguem em ritmo acelerado para a volta às aulas
Requalificação completa da unidade faz parte das ações do programa Vieira 2025+
-
09.01.25
Matrículas para esportes e robótica do Vieira serão abertas de 27 a 30 de janeiro
Confira os horários das atividades extracurriculares a serem oferecidas este ano
-
07.01.25
Projeto da APM e parceria com editoras asseguram economia em itens escolares para famílias vieirenses
Iniciativas alinham-se às ações de educação ambiental e financeira da instituição
-
04.01.25
Vieira é destaque na imprensa nacional ao reafirmar princípios da educação jesuítica ao longo de contextos históricos diversos
Em reportagem na Folha de SP, diretor-geral destaca formação que alia desenvolvimento cognitivo à promoção da justiça social e consciência crítica