Samba de roda e toda a cultura do Recôncavo marcam encerramento da edição 2022 de projeto pedagógico sobre a região
Dia festivo, com a participação das famílias e convidados especiais, celebrou aprendizagens de alunos do Vieira
“Eu sou da Bahia*
Marinheiro só!
De São Salvador
Marinheiro só!”
O samba de roda e todas as tradições culturais do Recôncavo baiano tomaram conta do Vieirinha na última semana. Estudantes de diversas séries, familiares, equipe pedagógica, colaboradores de outros setores e até “Seu Ernesto”, o pipoqueiro tão querido pelas crianças, participaram da mostra de saberes apresentada pelos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental do Colégio Antônio Vieira. Foi a culminância da edição 2022 do projeto “Contando e Cantando o Recôncavo”.
As aprendizagens sobre o cancioneiro, culinária e artesanato, além das manifestações culturais, atividades econômicas, personalidades, tipos humanos e pontos turísticos da região, foram expostas em clima festivo, em programação especial iniciada no Auditório Mabel Velloso, seguindo em cortejo até a quadra e Pátio Aquarela, onde foi instalada uma exposição bilíngue. No trajeto, a decoração especial, inspirada no Recôncavo, era vista nas escadarias e corredores, além de quadros e cartazes feitos pelos alunos.
Desenvolver a cidadania global, sem deixar de valorizar as origens e a realidade regional, é um dos objetivos do Projeto Político-Pedagógico (PPP) do Vieira. A proposta alinha-se ao Projeto Educativo Comum (PEC) das unidades educativas da Rede Jesuíta de Educação (RJE) em todo o Brasil.
SOCIALIZANDO CONHECIMENTOS
“Ao longo do projeto, as crianças puderam se aproximar das temáticas que envolvem o Recôncavo Baiano, a partir da interação de diversas linguagens que favoreceram as aprendizagens sobre essa região tão importante para o povo baiano.”, explicou a professora Carla Moura, coordenadora pedagógica do 4º ano EF. Ela agradeceu a participação de todos os envolvidos.
O ex-funcionário do Vieira, Sr. Muniz, que é sambista, comandou o cortejo que ainda contou com a presença de outro convidado especial: o pipoqueiro do Vieirinha, “Seu Ernesto”. Pais e mães de alunos e colaboradores de setores, como de Vida Comunitária (Sevic), serviço pastoral (Sorpa), patrimônio (Sepat), e da Biblioteca do Vieirinha, além de professores regentes, de Música, Artes, Inglês, Ensino Religioso e Educação Física, também integraram o cortejo de samba de roda, embalando também as apresentações dos estudantes e familiares no maculelê e na capoeira. O ceramista José Mário Santa Rosa trouxe sua roda de oleiro, confeccionando, na hora, pequenos objetos e miniaturas de animais para as crianças.
POTENCIAIS
“Muito interessante um projeto que fortalece a cultura local, que é tão rica, além de chamar a atenção do importante papel do Recôncavo para a história e para as nossas atividades econômicas, como o potencial muito forte para o turismo, por exemplo”, declarou o advogado Rômulo Salomão, pai da aluna Clara. Ele, juntamente com outros pais e mães, participou do cortejo, segurando estandartes que representavam os municípios da região.
A aluna Maria Vitória Pereira gostou muito do projeto e de conhecer o Recôncavo. “O mais legal foram as comidas e conhecer os lugares”, disse ela, que viajou com a turma de sala pelas cidades da região. Uma iniciativa das famílias que se entusiasmaram com o projeto, contribuindo com a consolidação das aprendizagens dos estudantes.
* Trecho de canção de Caetano Veloso, nascido em Santo Amaro, no Recôncavo baiano.
Confira mais fotos em nossa galeria!
Fotos: Secom/CAV.
Leia também
-
04.02.25
Vieira reinaugura Passarela das Artes com exposição que celebra 50 anos de carreira de Bel Borba, ex-aluno ilustre do colégio
Artista plástico, que atualmente é pai vieirense, destacou caráter afetivo da mostra
- 22.01.25 Vieira promove primeiras reuniões de pais e educadores de 2025. Veja a programação por série!
-
17.01.25
Saiba tudo sobre a volta às aulas no Vieira
Tire aqui suas dúvidas e comece bem o ano letivo de 2025
-
13.01.25
Obras no Vieirão seguem em ritmo acelerado para a volta às aulas
Requalificação completa da unidade faz parte das ações do programa Vieira 2025+