Leitura ao ar livre incentiva estudantes do 5º ano a migrar para literatura infantojuvenil
Recurso adotado pela equipe pedagógica do Vieira prepara alunos na transição para o Ensino Fundamental 2
Sim, elas estão crescendo e, quando chegam ao 5º ano do Ensino Fundamental (EF), as crianças, já pré-adolescentes, precisam começar a lidar com literaturas mais apropriadas à faixa etária atual. Na prática, são livros com maior quantidade de páginas e com menos figuras, o que pode ser desestimulante, em um primeiro momento, para quem estava acostumado ao universo de coloridas imagens, menos textos e palavras mais populares da literatura infantil.
“Compreendendo este momento especial no processo de aprendizagem e transição para o Ensino Fundamental 2, buscamos incentivar essa nova etapa de leitura em nossos estudantes, permitindo que eles escolham espaços ao ar livre da escola para lerem, de forma individual ou interagindo com os colegas”, conta a coordenadora pedagógica da série no Colégio Antônio Vieira, professora Maria Cristina Almeida. Bem à vontade, os alunos trazem almofadas, deitam na grama e tiram até os sapatos e, no contato com a natureza, vão redescobrindo a magia dos livros e suas narrativas empolgantes, independentemente da quantidade de páginas e ilustrações.
NO JARDIM
O livro “O Jardim Secreto”, um clássico da autora inglesa Frances Hodgson Burnett, foi escolhido pela equipe pedagógica para as atividades de imersão dos alunos do 5º ano EF na literatura infantojuvenil, também desenvolvidas, com outras ações capitaneadas pela Biblioteca do Vieira.
“O Jardim Secreto conta a história de Mary Lennox, uma menina solitária que perde os pais em um surto de cólera na Índia e, como consequência, é enviada para uma mansão em Yorkshire (condado ao norte da Inglaterra) para morar com seu tio misterioso. Cheia de incertezas diante da nova realidade cinzenta da Inglaterra, ela encontra consolo na natureza ao seu redor. Lírico e inesquecível, o livro fascina os leitores, inspirando a todos com sua receita secreta para vencer obstáculos, superar desafios e encontrar dentro de nossas essências um lugar onde a esperança sempre floresce”, avaliam os críticos de sites especializados.
Se a esperança floresce a partir da história narrada na obra; no Vieira, a leitura também floresce ainda mais nos jardins e demais ambientes do Espaço Criançando. Veja as fotos!
Fotos: Secom/CAV
Leia também
-
13.01.25
Obras no Vieirão seguem em ritmo acelerado para a volta às aulas
Requalificação completa da unidade faz parte das ações do programa Vieira 2025+
-
09.01.25
Matrículas para esportes e robótica do Vieira serão abertas de 27 a 30 de janeiro
Confira os horários das atividades extracurriculares a serem oferecidas este ano
-
07.01.25
Projeto da APM e parceria com editoras asseguram economia em itens escolares para famílias vieirenses
Iniciativas alinham-se às ações de educação ambiental e financeira da instituição
-
04.01.25
Vieira é destaque na imprensa nacional ao reafirmar princípios da educação jesuítica ao longo de contextos históricos diversos
Em reportagem na Folha de SP, diretor-geral destaca formação que alia desenvolvimento cognitivo à promoção da justiça social e consciência crítica