Agosto marca ações em preparação para a FIC 2018
Durante a segunda unidade, os alunos realizaram seminários, participaram do intervalo musical e visitaram a Casa do Carnaval.
A culminância da 28ª edição da Feira de Informação e Cultura (FIC) ocorrerá no dia 20 de outubro, trazendo uma homenagem ao Axé Music. O projeto, que busca resgatar a história e a trajetória desse movimento cultural baiano, tem mobilizado desde o início do ano os alunos do 8° ano EF. Ao longo da segunda unidade, no mês de agosto, os estudantes produziram seminários sobre a temática, participaram de um intervalo musical e visitaram a Casa do Carnaval.
Os seminários foram apresentados no dia 1º de agosto, na Sala de Arte Sálua Chequer. As turmas abordaram a história, os expoentes, a repercussão nacional e internacional do Axé e os elementos que compõem o carnaval baiano. Durante as apresentações, os alunos foram avaliados nos quesitos de domínio de conteúdo, postura e oratória. “Ao mesmo tempo em que fiquei nervoso, aprendi a me expressar melhor. Temos ampliado o conhecimento sobre o tema e isso tem nos motivado muito para a apresentação de outubro”, afirmou o estudante Amon Jorge.
As turmas participaram no dia 14 de agosto de um intervalo musical com a apresentação dos artistas Rogério Chaves e Alberto Júnior, que trouxeram um repertório formado por grandes sucessos do Axé Music. Nos dias 17 e 21 de agosto, o 8º ano EF visitou a Casa do Carnaval, situada no Centro Histórico de Salvador. No espaço, os estudantes puderam ver imagens, assistir a vídeos, conhecer livros que retratam a história do carnaval baiano, além de aprecias algumas das músicas que marcaram gerações. “Aprender um pouco sobre a história da Bahia e do carnaval, que é um grande evento que temos aqui no estado, é muito importante porque ganhamos um conhecimento maior sobre a nossa cultura”, pontuou a aluna Catarina Rabelo.
A coordenadora pedagógica do 8° ano EF, prof.ª Andréa Oliveira, destaca que com o aprofundamento dos estudos os alunos terão mais propriedade para abordar o tema no espetáculo que marca a culminância da FIC. “O projeto é importante, pois fazemos uma imersão da cultura e da história. Essa pesquisa é necessária para dar esse conhecimento e agora os alunos estão com um arcabouço para falar com apropriação a história do Axé”, finalizou ela.
Leia também
-
21.12.24
Vieira entra em recesso natalino até dia 2. Santuário segue com missas de final de ano. Confira horários!
Comunidade escolar tem participado de celebrações especiais desde antes do encerramento do ano letivo
-
20.12.24
Responsável por 2 dos 3 primeiros lugares nas aprovações no Enem no Brasil, SAS é adotado para todo Ensino Médio no Vieira
Sistema integra conjunto de ações do programa Vieira 2025+ de forma alinhada aos princípios da educação jesuítica
-
20.12.24
Vídeo com mensagem de fim de ano do Prof. Guidini abre edição especial do Informe RJE
Publicação reúne fatos mais marcantes do ano em que se comemorou os dez anos de constituição da Rede
-
19.12.24
Vieira reúne colaboradores em Natal com Setores
Missa especial também será celebrada para equipe de trabalhadores do colégio