Integrantes do NAV avaliam ações do ano e discutem projetos para 2023
Momento de reflexão e para traçar planos marcou confraternização do núcleo
Já com o final do ano letivo se aproximando, os estudantes do Núcleo Ambiental do Vieira (NAV), um dos grupos de protagonismo estudantil do Colégio Antônio Vieira, tiveram neste mês em novembro um momento especial de confraternização, em que puderam refletir sobre as ações realizadas em 2022 e projetos previstos para 2023, como por exemplo pensar em pegadas ecológicas que desejam difundir. Trata-se de uma metodologia de contabilidade ambiental que avalia a pressão do consumo das populações humanas sobre os recursos naturais.
O lugar para o encontro de reflexão e para traçar planos para o núcleo não poderia ser melhor: a área verde do Espaço Criançando, onde eles participaram de um lanche coletivo com a presença da professora articuladora do NAV, a bióloga e professora de Ciências Maria Goretti Souza.
Formado por jovens alunos, o NAV promove, ao longo do ano, reuniões periódicas com os integrantes para planejar e desenvolver ações voltadas para a preservação e conscientização ambiental da comunidade escolar, contando com a articulação de professores. É o NAV que, juntamente com a equipe pedagógica, promove a Semana Verde, a Semana do Meio Ambiente, as ações para descarte inteligente de materiais, rodas de conversa temáticas entre alunos e especialistas, entre outras atividades de conscientização ambiental que também promovem uma maior interação entre estudantes.
O núcleo ainda produz vídeos e outros recursos postados em redes sociais e nos canais de comunicação do colégio. As atividades alinham-se com o projeto pedagógico da escola, que tem entre seus propósitos desenvolver nas crianças e jovens o senso de cuidado com o planeta, visto como a nossa Casa Comum.
UNIDOS POR UM PROPÓSITO
“Participar do NAV, em suma, é uma experiência muito estimulante. O núcleo funcionou como uma porta para conhecer novas pessoas, fazer novas amizades. Por meio desse programa engrandecedor, que são os núcleos estudantis, podemos desenvolver projetos animadores na área ambiental, como distribuições de plantas, inclusive mantenho a minha até hoje”, conta o aluno Gabriel Santana, concluindo: “Tudo isso acrescenta ainda mais na bagagem dos estudantes, possibilitando que tenham iniciativa em diversas áreas. Enfim, gostei muito de compor o NAV em 2022 e espero que, ao longo dos anos, o núcleo fique ainda melhor para incentivar ainda mais alunos a também participar”.
Durante a confraternização, a professora Maria Goretti destacou o desempenho dos estudantes à frente do núcleo ambiental. “O NAV vem desempenhando seu papel de trabalhar junto aos jovens vieirenses na formação e fortalecimento das lideranças juvenis. Cada ação pensada e desenvolvida busca uma preparação para um mundo igualitário, solidário e ambientalmente equilibrado, que sabemos não ser uma tarefa fácil, mas, ainda assim, é nitidamente visível o engajamento dos alunos ao longo dos anos”. Ela ressalta que “ser articuladora do NAV é uma função extremamente positiva e fortalecedora”.
Fotos: Secom/CAV.
Leia também
-
13.01.25
Obras no Vieirão seguem em ritmo acelerado para a volta às aulas
Requalificação completa da unidade faz parte das ações do programa Vieira 2025+
-
09.01.25
Matrículas para esportes e robótica do Vieira serão abertas de 27 a 30 de janeiro
Confira os horários das atividades extracurriculares a serem oferecidas este ano
-
07.01.25
Projeto da APM e parceria com editoras asseguram economia em itens escolares para famílias vieirenses
Iniciativas alinham-se às ações de educação ambiental e financeira da instituição
-
04.01.25
Vieira é destaque na imprensa nacional ao reafirmar princípios da educação jesuítica ao longo de contextos históricos diversos
Em reportagem na Folha de SP, diretor-geral destaca formação que alia desenvolvimento cognitivo à promoção da justiça social e consciência crítica