Crianças criam jogos sobre alimentação saudável e visitam fazenda urbana livre de agrotóxicos
Atividade desenvolvida no Vieira aliou a robótica educacional às aprendizagens interdisciplinares relativas ao tema
Estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental do Colégio Antônio Vieira criaram um jogo que estimula crianças a adotar uma vida saudável. A atividade aliou a prática da robótica educacional às aprendizagens sobre o tema, trabalhadas nas aulas de Ciências Naturais, Geografia e História. As crianças da série ainda tiveram a oportunidade de visitar uma fazenda urbana, instalada em um shopping da cidade, e que só produz alimentos livres de agrotóxicos.
“A proposta contextualiza os temas abordados nas áreas do conhecimento, buscando o uso e compreensão das tecnologias de forma crítica, reflexiva e ética, ‘para produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva’, conforme nos orienta a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”, explicou a coordenadora pedagógica da série, professora Carla Moura.
Na primeira etapa, os grupos fizeram uma pesquisa no laboratório de informática, sob a supervisão das professoras regentes, para a escolha e classificação dos alimentos. Os alunos estudaram sobre a origem dos produtos, onde são produzidos, povos responsáveis pela inserção dos alimentos na cultura brasileira, atividade econômica, além da classificação do alimento em saudável e não saudável.
ROBÓTICA APLICADA
Na segunda etapa, as crianças partiram para a programação do jogo virtual, utilizando a ferramenta Scratch, em que os grupos utilizaram os conhecimentos adquiridos ao longo dos estudos das disciplinas envolvidas e os dados da pesquisa que fizeram na primeira parte dos trabalhos.
A terceira etapa incluiu a mobilização dos estudantes para fazer com que os jogos criados pelos grupos sejam disponibilizados no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) para que todos os alunos da série e suas famílias possam jogar, disseminando o conhecimento construído.
VISITA À BEGREEN
Como parte das atividades para consolidação da aprendizagem, os estudantes do 4º ano EF ainda fizeram esta semana uma visita à fazenda urbana BeGreen, a primeira do tipo a ser instalada em um shopping em Salvador. A unidade terá capacidade para produzir seis mil toneladas de hortaliças e frutos mensalmente, o que significará 60 mil plantas, totalmente livres de agrotóxicos.
Além das tradicionais hortaliças, que já são um marco da BeGreen, pimentas, pimentões, berinjelas e tomates são produzidos pela fazenda urbana. “Essa produção é destinada exclusivamente à área de experiência, criada para educar os consumidores, de forma leve e divertida, sobre os benefícios da vida saudável e da sustentabilidade”, destaca o material de divulgação da empresa. No local, os curiosos e criativos alunos do Vieira também aprenderam mais sobre o cultivo hidropônico.
“Foi muito legal aprender e descobrir que já gosto de salada. No BeGreen também tem muitas coisas legais. Espero que todas as pessoas percebam como é bom comer saudável e que é muito importante para a nossa saúde”, disse o aluno João Eduardo. Os colegas Malu e Pedro gostaram especialmente da visita a fazenda urbana. “Amei. Gostei da forma que eles explicam, da estufa e como eles plantam, que é diferente, sem uso de agrotóxico e como isso é saudável para o nosso corpo”, declarou a menina. “Eles não usam agrotóxicos e também reduzem muito o consumo de água na plantação”, ressaltou Pedro, constatando na visita as boas práticas que estudaram na escola.
Confira mais fotos!
Leia também
-
26.12.24
NA ESCOLA E NOS ESPORTES – Um ano de grandes conquistas para estudantes vieirenses
Alunos atletas brilharam representando times oficiais do colégio, clubes e confederações
-
24.12.24
Província dos Jesuítas do Brasil traz mensagem de Natal em vídeo. Assista!
Assistente espiritual do Vieira e reitor do Santuário N. Sra de Fátima participa, representando comunidade educativa
-
21.12.24
Vieira entra em recesso natalino até dia 2. Santuário segue com missas de final de ano. Confira horários!
Comunidade escolar tem participado de celebrações especiais desde antes do encerramento do ano letivo
-
20.12.24
Responsável por 2 dos 3 primeiros lugares nas aprovações no Enem no Brasil, SAS é adotado para todo Ensino Médio no Vieira
Sistema integra conjunto de ações do programa Vieira 2025+ de forma alinhada aos princípios da educação jesuítica