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22.11.22

Musical Migragente marca etapa final de projeto sobre a questão humanitária dos refugiados

Tema foi trabalhado durante o ano pelos estudantes da 1ª série EM do Vieira, ampliando também o repertório de preparação para o Enem

Musical Migragente marca etapa final  de projeto sobre a questão humanitária dos refugiados

Depois do sucesso da Gincana Migragente, os estudantes da 1ª série do Ensino Médio do Colégio Antônio Vieira tiveram agora, no final do ano letivo, uma nova oportunidade de também explorar múltiplas linguagens, sobretudo pela arte, para expor as aprendizagens acerca da questão humanitária dos refugiados. A partir da seleção de pinturas, fotografias, desenhos em grafite, eles fizeram o cenário, escolheram músicas com letras que promovem reflexões críticas sobre guerras, políticas migratórias e condições subumanas enfrentadas, criando roteiros para a apresentação do Musical Migragente. A atividade marcou o encerramento da edição 2022 do projeto interdisciplinar da série. 


Conforme explica a professora de Literatura Eneida Santana, que atua como orientadora do Migrante, cada turma trabalhou a partir de uma imagem diferente: “De Cândido Portinari a Banksy; de Lasar Segall ao fotógrafo Sebastião Salgado”, frisou. Os estudantes, assim, tiveram o desafio de criar textos e coreografias que dialogassem com as imagens e com todos os estudos sobre a temática dos refugiados trabalhada durante o ano. “O projeto foi realizado em três etapas: a gincana cultural, na 1ª unidade;  depois, em um segundo momento, os trabalhos mais ligados aos aspectos acadêmicos; concluindo com a expressão artística, tão importante para a formação geral dos nossos estudantes”, como destacou a professora Eneida.

“Tivemos assim toda uma conjuntura que levou os nossos alunos a olhares críticos, a olhares reflexivos e também a possibilidades criativas, a partir das análises, estudos e complementações que compõem também a formação integral, voltada uma cidadania global, que vem com esse projeto”, pontua a professora que considerou os resultados bem interessantes. “Foram apresentados trabalhos sobre a imigração italiana, os retirantes do Nordeste… Foram abordados também os casos daqueles que tiveram êxito ao serem imigrantes ao chegarem a um país em que tiveram oportunidades, a exemplo de Steve Jobs, americano, de origem síria, e que se tornou um magnata no setor de informática. Assim, tivemos uma variedade muito grande de imagens e trabalhos que expressaram esses olhares diversos”. 

REPERTÓRIO PARA ENEM

A coordenadora pedagógica da série, professora Léa Pontes, destaca que o Migragente também oportuniza potentes reflexões sobre a pauta dos direitos humanos, “quando revela que migrar é um direito humano, mesmo sabendo que muitas pessoas são obrigadas a sair de seus países por motivos que violam a sua humanidade”, como frisa. Ela ainda ressalta que o projeto ainda permite aos estudantes ampliar o repertório acadêmico sobre a temática. “É uma problemática que está plenamente contemplada nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e de outros vestibulares, a exemplo das várias questões que entraram nas provas de 2022, que acabaram de ser realizadas. Sabemos, assim, que os nossos alunos têm um amplo conhecimento sobre as migrações internacionais e a certeza que não encontrarão dificuldades nos exames externos”, diz.

As aprendizagens, a dedicação, a criatividade e a empolgação dos alunos estão expressas nas apresentações do Musical Migragente, que também representou um momento de confraternização das turmas.

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