Palestras para colaboradores reforçam ações do Novembro Azul no Vieira
Realização de exames regularmente, reeducação alimentar e atividades físicas foram temas abordados no combate ao câncer de próstata
Com palestras promovidas pelo Setor Médico e pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), o Colégio Antônio Vieira orientou colaboradores e colaboradoras da instituição sobre a importância da realização de exames regularmente, reeducação alimentar e prática de atividades físicas como forma de combater doenças em geral, entre elas, o câncer de próstata. O urologista Robério Mesquita e a nutricionista Monalisa Azevedo apresentaram dados estatísticos e outras informações relativas à saúde do homem, além dos benefícios de uma alimentação saudável – abordando o tema neste mês em que mundialmente é feita a campanha Novembro Azul, visando a conscientização da população em relação à doença.
O câncer de próstata é o tipo de câncer mais comum entre os homens, sendo a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas, segundo as estatísticas mais recentes. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido à doença, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Um mal, cujas maiores consequências podem ser evitadas, caso a doença seja diagnosticada ainda na fase inicial. A participação das mulheres nas ações de conscientização também é considerada muito importante, porque elas atuam como multiplicadoras das informações junto a amigos e familiares.
O urologista Robério Mesquita apresentou dados e ressaltou a importância do diagnóstico precoce para evitar maiores danos e ampliar significativamente as chances de cura. Já a nutricionista Monalisa Azevedo ressaltou a importância da adoção de uma alimentação saudável para combater a doença. A especialista explicou que os bons hábitos alimentares ajudam a prevenir enfermidades em geral, além de fortalecer o organismo – caso seja preciso recorrer a tratamentos muito intensivos, como é o caso do câncer de próstata.
CONSCIENTES E COMPROMETIDOS
Nas palestras, realizadas como parte da programação da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat), os colaboradores e colaboradoras do Vieira puderam esclarecer todas as dúvidas, mitos sobre os exames e obter informações sobre outros procedimentos essenciais. As ações também contaram com o apoio do Setor de Gestão de Pessoas (GP).
Durante todo o mês de novembro, o Setor Médico do Vieira ainda incentivou o uso dos botons distribuídos em edições anteriores. “Eles simbolizam o apoio e a adesão à campanha”, como ressalta a gestora do Setor Médico, Rosângela Barbosa. No mês anterior, o Vieira também realizou um evento especial no Outubro Rosa, voltado para orientar as mulheres para a realização regularmente de exames e demais hábitos que possam ajudar no combate ao câncer de mama e de útero.
Rosângela Barbosa destaca o engajamento cada vez maior dos colaboradores nas campanhas. “Temos notado que, a cada ano, aumenta o interesse dos colaboradores do colégio sobre os temas abordados, inclusive com uma interação muito grande com os especialistas convidados para ministrar as palestras, assim como temos recebido indicações de profissionais para participar da programação especial que realizamos nos dois meses. No dia a dia, nossos relatórios de acompanhamento da saúde do trabalhador também revelam um crescimento da adoção de uma rotina de consultas e exames de forma preventiva”, revela.
Leia também
-
13.01.25
Obras no Vieirão seguem em ritmo acelerado para a volta às aulas
Requalificação completa da unidade faz parte das ações do programa Vieira 2025+
-
09.01.25
Matrículas para esportes e robótica do Vieira serão abertas de 27 a 30 de janeiro
Confira os horários das atividades extracurriculares a serem oferecidas este ano
-
07.01.25
Projeto da APM e parceria com editoras asseguram economia em itens escolares para famílias vieirenses
Iniciativas alinham-se às ações de educação ambiental e financeira da instituição
-
04.01.25
Vieira é destaque na imprensa nacional ao reafirmar princípios da educação jesuítica ao longo de contextos históricos diversos
Em reportagem na Folha de SP, diretor-geral destaca formação que alia desenvolvimento cognitivo à promoção da justiça social e consciência crítica