Professores concluem programa anual de formação e traçam planos a partir do Mafi
Mapa de Aprendizagens para a Formação Integral é um dos instrumentos de planejamento da ação pedagógica do colégio
O compromisso do Colégio Antônio Vieira por uma formação integral, reafirmando ações voltadas para o desenvolvimento das dimensões cognitiva, socioafetiva e humano-espiritual dos estudantes, foi o principal tema do último encontro da edição 2022 do Programa de Formação Docente. O evento, realizado no mês passado, no Auditório Mabel Velloso, fechou a programação anual que, ao todo, contou com cinco encontros formativos, além das reuniões semanais de coordenação pedagógica (RCPs).
O evento, aberto pela diretora-geral do Vieira, professora Mariângela Risério, teve como palestrantes as professoras Ana Paula Marques (foto acima) e Eliana Fonseca, respectivamente diretora acadêmica e articuladora pedagógica do Vieirinha. Elas abordaram as ações de planejamento para o ano letivo de 2023, previstas pelo Mapa de Aprendizagens para a Formação Integral (Mafi). Durante o evento, as professoras destacaram a importância do planejamento para o sucesso dos propósitos da missão educativa, considerando também as insurgências e a necessidade de eventuais ajustes que se alinhem ao previsto pelo Mafi.
“A formação docente 2022 teve como eixo temático principal os desafios da formação integral no contexto pós-pandêmico. Concluir esse ciclo formativo, entregando a toda comunidade vieirense o Mapa de Aprendizagem para a Formação Integral, o Mafi, é motivo de muita alegria diante de um passo fundamental na consolidação cotidiana de competências desenvolvidas nas dimensões cognitiva, socioafetiva e humano-espiritual”, afirmou a diretora acadêmica, professora Ana Paula Marques. “O Mafi é um importante instrumento institucional que contribui para o planejamento pedagógico, fortalecendo a nossa proposta de formação integral, de forma concreta e intencional. Dá suporte aos professores para pensarem seus conteúdos e suas aulas, num entrecruzamento constante do conhecimento acadêmico com outras dimensões constituintes do ser humano”, completou.
Conforme explicou a diretora acadêmica do Vieira, no último módulo do Programa de Formação Docente, os professores, liderados por seus coordenadores, orientadores e pastoralistas, tiveram a oportunidade de colocar em prática, “de forma dialogada e colaborativa”, planejamentos que explorassem conteúdos, nas mais diversas áreas do conhecimento, transversalizados pelas três dimensões da formação integral jesuíta. “Os espaços formativos proporcionados pelo Colégio aos docentes são sempre ricos de conteúdo, mas também de prática, diálogo, trocas, reflexão e muita humanidade”, frisou a professora Ana Paula.
Durante o ano também foram realizadas formações com os especialistas de diversas universidades do país, como Rosângela Florcsak,Paula Sibilia e Rafael Dias da Silva, além de outros profissionais “pratas da casa”, a exemplo da professora Andreia Oliveira, articuladora pedagógica do Vieirão. A educação em tempos digitais; o currículo e aprendizagem intergeracional na escola do século 21; o papel da escola em meio às potencialidades das infâncias e juventudes estão entre os temas abordados.
CURRÍCULO VIVO
“Sempre em conexão com um currículo aberto às insurgências do tempo presente, temos a Formação Continuada, em todos os âmbitos, como um dos pilares fundantes de nosso Projeto Político Pedagógico. Entendemos que ensinar é, antes de tudo, ser aprendiz, mobilizando-se e deslocando-se, numa troca reflexiva, constante e sistematizada entre teorias e práticas. As formações contribuem para o desenvolvimento da nossa capacidade de entender e interpretar a realidade local e global, de forma crítica, contextual e alinhada aos princípios educativos da Companhia de Jesus”, concluiu a diretora-geral do Vieira, professora Mariângela Risério, ao avaliar a importância do Programa de Formação Docente do Vieira.
Leia também
-
21.11.24
História, estilos e como terapia. Estudo sobre música é tema de projeto no Tempo Integral do Vieira
Culminância das atividades contou com a presença das famílias em ritmo de aprendizagem e diversão
-
20.11.24
Peça 'Dandara na Terra dos Palmares' é apresentada para colaboradores do Vieira como parte das comemorações pelo Dia da Consciência Negra
Espetáculo que homenageia guerreira quilombola já havia sido exibido para estudantes no mês de agosto
-
20.11.24
Rede Jesuíta de Educação divulga mensagem pelo Dia da Consciência Negra
Diretor-geral do Vieira destaca importância de ações concretas no cotidiano
-
19.11.24
Fundadora do perfil 'O Espelho do Preto', escritora e influenciadora digital Sheyla Bastos é a entrevistada especial no Mês da Consciência Negra
Colaboradora do Colégio Antônio Vieira, Sheyla destaca importância da educação étnico-racial para crianças e adolescentes em casa e na escola