Menu
Logo do site
Logo do site
18.01.23

Aluno do Vieira é aprovado em seletiva internacional da Olimpíada Brasileira de Astronomia

Matheus Accioly Lins Guimarães está entre os dois estudantes da rede privada na Bahia selecionados para etapa presencial, que será realizada no Rio de Janeiro nos dias 14 e 15 de março

Aluno do Vieira é aprovado em seletiva internacional da Olimpíada Brasileira de Astronomia

A edição de 2022 da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) premiou 30 estudantes vieirenses. Após conquistar a medalha de ouro, Matheus Accioly Lins Guimarães, que inicia o Ensino Médio em 2023, foi aprovado nas três provas on-line que vão selecionar as equipes para representar o Brasil na 16ª International Olympiad of Astronomy and Astrophysics (XVI IOAA), na Polônia, e na 15ª Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (XV OLAA), no Panamá.

Matheus está entre os dois estudantes baianos da rede privada classificados e passou a integrar o seleto grupo de 364 jovens que vão participar das provas presenciais da OBA, que acontecerão no Rio de Janeiro nos dias 14 e 15 de março, quando serão realizadas duas provas teóricas e duas provas observacionais. “Sempre me interessei por assuntos relacionados à astronomia e aeronáutica e a OBA me motivou a buscar mais conhecimento. Tenho assistido a vídeos sobre os temas escolhidos para as seletivas, me dedicado à observação do céu e à leitura de livros específicos e cartas celestes. A aprendizagem tem sido constante”, afirmou ele.

Para Wilson de Castro, professor de Física do Vieira, a classificação de Matheus vai inspirar muitos estudantes nessa área do conhecimento. “É uma classificação inédita, que mostra todo empenho e contribuição dele nas aulas. Participar dessa fase presencial da OBA é um reconhecimento muito importante e estamos torcendo para que ele brilhe mais uma vez”, destacou.

A OBA é um desafio de conhecimentos realizado anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB). Podem participar alunos do Ensino Fundamental e Médio em todo território nacional e do exterior, desde que estudem em escolas de língua portuguesa. De acordo com os organizadores, a olimpíada tem por objetivo fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins, além de promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa.

Foto: Secom/CAV

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo