Menu
Logo do site
Logo do site
20.03.23

Arte, empatia e solidariedade marcam edição 2023 da Semana do Voluntariado do Vieira

Colégio abriu espaço para que oito instituições apresentassem projetos, divulgando iniciativas entre estudantes e colaboradores

Arte, empatia e solidariedade marcam edição 2023 da Semana do Voluntariado do Vieira

Os sons dos tambores do Projeto Motumbaxé tomaram conta dos pátios Aquarela e Centenário, no Colégio Antônio Vieira, embalando os estudantes na hora do intervalo de aulas, na última quinta-feira (16). A proposta era chamar a atenção para a oficina de percussão desenvolvida pelo Centro Afro de Promoção e Defesa da Vida Padre Ezequiel Ramin (Capdever) que atende, com iniciativas diversas, crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. A Capdever e outras sete instituições que precisam de doações para tocar projetos assistenciais em Salvador participaram da Semana do Voluntariado, realizada de 14 a 16 de março, mês de aniversário do Vieira.

Capdever/Motumbá mostrou ações como a oficina de percussão

A arte foi também o recurso adotado pela Associação Clara Amizade para mostrar uma das ações da instituição. Um grupo de adolescentes que integram a oficina de dança apresentou um número especial, recebendo os aplausos da plateia de estudantes vieirenses. Estandes com artesanato e material de divulgação, além de palestras dos representantes das instituições, também estavam na programação da Semana do Voluntariado no Vieira. Participaram ainda do evento a Fundação Hemoba, o Grupo de Sangue e Hemoterapia (GSH); o Instituto dos Cegos; a ONG Abraço a Microcefalia; o Projeto Levanta-te e Anda; e, a Creche Flor-de-lis. 

Diego (Clara Amizade) acha importante ter espaços de divulgação

“É importante a escola nos dar este espaço para divulgarmos nosso trabalho com crianças e jovens de comunidades carentes, pois, quanto mais pessoas conhecem nossas atividades e os benefícios que elas proporcionam, mais a gente consegue parceiros, doadores, para dar sustentabilidade aos nossos projetos”, declarou Diego Costa, representante da Clara Amizade.   

ESTUDANTES APROVAM

As alunas Maria Clara Miranda e Maraísa Vitória Oliveira gostaram da proposta da Semana do Voluntariado. “Adorei ver as apresentações de dança e também essa oportunidade que o colégio dar aos alunos de conhecer projetos importantes de diversas realidades do mundo, muitas vezes bem diferentes da que vivemos”, disse Maria Clara. “Sou negra e sei o quanto as pessoas negras em geral enfrentam dificuldades na sociedade, por isso, acho super massa ver um projeto, como o Clara Amizade e outros, acolher também muitas meninas negras, como eu, para dar a elas oportunidades, pois sei que, infelizmente, nem todas contam com as mesmas oportunidades que nós, aqui do colégio, temos”, afirmou Maraísa. 

Para Maraísa e Maria Clara, as ações e doações geram oportunidades

DOAÇÕES

Os estudantes do Vieira também puderam contribuir com donativos: alimentos não-perecíveis e roupas em bom estado (foto do topo). No caso da Fundação Hemoba e do Grupo de Sangue e Hemoterapia (GSH), as palestras e ações foram mais para sensibilizar para a importância das doações e de todo o trabalho que é desenvolvido nas instituições, alertando os jovens que, entre 16 e 18 anos incompletos, só é possível doar sangue, se estiverem acompanhados por um responsável legal. No caso da equipe de colaboradores do Vieira, os dados apresentados foram mais um estímulo para que eles ampliam as doações de sangue, sempre que possível. 

Hemoba fez apresentações específicas para estudantes e colaboradores

A Semana do Voluntariado é uma das iniciativas do Núcleo de Voluntariado do Vieira, integrado por alunos, ex-alunos e colaboradores, tendo como articuladores pastoralistas do Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral (Sorpa). Ao longo do ano, o núcleo promove ações de solidariedade, realizando campanhas para doação de alimentos e outros itens, prestando serviços ou, simplesmente, visitando e levando conforto e carinho para pessoas assistidas por instituições filantrópicas ou que prestam serviços que podem salvar vidas, a exemplo da Hemoba.

No Vieirinha, foram montados estandes das instituições

O pastoralista Marivalter Barbosa, que faz parte do Núcleo do Voluntariado do Vieira, gostou dos resultados da ação: “Um ótimo momento vivido por toda a comunidade escolar, onde muitos foram despertados para ser voluntário e ajudar as diversas instituições que participaram da Semana”, declarou. No Vieirinha, o aluno Theo Urban não tem dúvidas: “É muito importante poder ajudar quem precisa, fazendo doações e também convidando outros amigos para ajudar”, concluiu. 

Theo: “É muito importante ajudar”

Confira agora mais fotos da Semana do Voluntariado 2023!
Fotos: Secom/CAV

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo