Exposição “Coisa de Preto” fica em cartaz até 31/07 no Vieira
Desenvolvida pelo Pe. José Paulino, SJ, a exibição traz obras que propõem um diálogo entre a cultura africana e a religiosidade católica.
Após passar por Feira de Santana e no Serviço Inaciano de Espiritualidade, em Salvador, a exposição “Coisa de Preto” chegou ao Colégio Antônio Vieira no mês de junho. As obras, que trazem fortes referências cultura afro-brasileira com a religiosidade católica, foram desenvolvidas pelo Pe. José Paulino, SJ e podem ser apreciadas até o dia 31 de julho, no corredor da Capela Santo Inácio (Vieirão). A abertura da exposição (confira as fotos abaixo), realizada no dia 11/06, contou com a presença de convidados, funcionários e alunos do Ensino Médio Noturno, que tiveram a oportunidade de entender com o artista todo processo de concepção das telas e instalações.
O modo como as obras podem ser interpretadas pelas pessoas, de acordo com as suas próprias referências, é algo que inspira o processo criativo do Pe. José Paulino. Durante a abertura da exposição, o jesuíta explicou que tem um envolvimento artístico com essa temática há mais de 20 anos e busca com esse trabalho provocar um diálogo entre as religiões de matrizes africanas e o cristianismo. “Acredito que esse é o modo que tenho de participar na sociedade do que chamaríamos de uma participação na perspectiva da consciência negra. É o modo que consigo dizer, denunciar e trazer à tona aquilo que o negro é como expressão cultural”, destacou ele.
Segundo o Pe. José Paulino, a exposição “Coisa de Preto” quer ser uma provocação e uma resposta positiva a essa expressão de cunho racista e pejorativa. “A mostra tem por objetivo expressar como a sensibilidade é capaz dedar sentido à vida, rompendo preconceitos, em prol de um mundo cada vez melhor. Para mim, expor é um espaço significativo. É o resultado do trabalho que foi feito e quando você pode dizer para as pessoas aquilo que você é, pensa, acredita ou intui. O feedback das pessoas é muito especial”, relata.
Para a coordenadora de projetos culturais do Vieira, prof.ªSálua Chequer, a mostra “Coisa de Preto” tem uma temática que provoca uma importante reflexão. “A exposição já chama atenção desde o seu título. O Pe. José Paulino traz consigo a ideia de romper a condição pejorativa dessa expressão e faz isso de uma maneira singular. O diálogo entre a cultura africana e a religiosidade católica que ele traz é algo muito perceptível. Por isso, convido toda comunidade educativa a prestigiar e se encantar com esse trabalho marcante”, finalizou ela.
Leia também
-
21.12.24
Vieira entra em recesso natalino até dia 2. Santuário segue com missas de final de ano. Confira horários!
Comunidade escolar tem participado de celebrações especiais desde antes do encerramento do ano letivo
-
20.12.24
Responsável por 2 dos 3 primeiros lugares nas aprovações no Enem no Brasil, SAS é adotado para todo Ensino Médio no Vieira
Sistema integra conjunto de ações do programa Vieira 2025+ de forma alinhada aos princípios da educação jesuítica
-
20.12.24
Vídeo com mensagem de fim de ano do Prof. Guidini abre edição especial do Informe RJE
Publicação reúne fatos mais marcantes do ano em que se comemorou os dez anos de constituição da Rede
-
19.12.24
Vieira reúne colaboradores em Natal com Setores
Missa especial também será celebrada para equipe de trabalhadores do colégio