Núcleos estudantis do Vieira promovem mesa redonda sobre Estado de Exceção
O evento, que contempla as iniciativas de protagonismo juvenil do Vieira, foi realizado pelo NAIC e NEIMS.
A situação política, socioeconômica e o contexto histórico do Brasil foram algumas das temáticas debatidas na mesa redonda “Estado de Exceção” promovida pelo Núcleo Acadêmico e Incentivo ao Conhecimento (NAIC) e pelo Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Minorias Sociais (NEIMS). O evento, realizado no dia 05 de junho, no Salão C, foi conduzido por Geovane Peixoto e Carlos Freitas, professores do curso de Direito da Universidade Federal da Bahia (UFBA), além de Rizia Maelle, ex-aluna do Vieira e representante do ‘Levante Popular’.
A mesa redonda reuniu estudantes, ex-alunos e professores do Ensino Médio. Durante o evento, o público pôde tirar as dúvidas sobre o conceito de “Estado de Exceção”, as relações internacionais do Brasil no período da Ditadura e o poder da mídia em todo esse contexto. “Acredito que essa palestra é importante para ajudar na formação de
pessoas capazes de terem um pensamento crítico sobre a atual realidade sociopolítica e econômica do nosso país”, destacou Geovane Peixoto. O outro palestrante, Carlos Freitas, complementou: “política é algo que se faz todos os dias e a sua construção é permanente”.
A professora de História e articuladora do NEIMS, Marli Sales, ressaltou a importância do protagonismo dos estudantes em promover eventos nesse formato no Vieira. “Uma das discussões mais recorrentes no mundo hoje é que o Estado Democrático de Direito vive uma das suas maiores ameaças, pois existe um movimento significativo no mundo que ameaça essa existência. Então, discutir o Estado de Exceção se faz necessário”, afirmou ela.
Para a integrante do NAIC, Juliana Guerra, o evento foi um importante momento de reflexão. “Aprendi mais sobre o contexto do Estado que estamos vivendo e agora aproveito para refletir sobre essas leituras que foram feitas”, afirmou ela. Já o estudante Guilherme Andrade frisou que o evento foi marcante por valorizar a história do Brasil. “É bom termos essa visão, pois passamos a enxergar o contexto em que vivemos como algo decorrente da política”, relata o vieirense Guilherme Andrade.
Leia também
-
21.12.24
Vieira entra em recesso natalino até dia 2. Santuário segue com missas de final de ano. Confira horários!
Comunidade escolar tem participado de celebrações especiais desde antes do encerramento do ano letivo
-
20.12.24
Responsável por 2 dos 3 primeiros lugares nas aprovações no Enem no Brasil, SAS é adotado para todo Ensino Médio no Vieira
Sistema integra conjunto de ações do programa Vieira 2025+ de forma alinhada aos princípios da educação jesuítica
-
20.12.24
Vídeo com mensagem de fim de ano do Prof. Guidini abre edição especial do Informe RJE
Publicação reúne fatos mais marcantes do ano em que se comemorou os dez anos de constituição da Rede
-
19.12.24
Vieira reúne colaboradores em Natal com Setores
Missa especial também será celebrada para equipe de trabalhadores do colégio