Semana Santa Jovem é oportunidade de reflexão e crescimento espiritual para jovens vieirenses
Programação é cuidadosamente organizada pelo Sorpa com dinâmicas especiais para os adolescentes
Um tempo altamente qualitativo fora do contexto das telas, conversas virtuais e jogos on-line. Mais do que isso: um tempo para viajar com amigos e, principalmente, para dentro de si próprio, por meio de importantes reflexões a partir dos ensinamentos e da história de Jesus Cristo. Os adolescentes do Colégio Antônio Vieira que participam da Semana Santa Jovem (SSJ) voltam do evento considerando a experiência “única e inesquecível”. É o que eles trazem na maioria das avaliações feitas pelos jovens que estiveram, de 5 a 9 de abril, nas excursões da SSJ em Mar Grande, na Ilha de Itaparica, e em Capim Grosso, na região do semiárido baiano.
“O que movia o coração de Jesus que faz mover o meu?”, provocou uma das dinâmicas dos trabalhos realizados. Em outros momentos, os estudantes foram instigados a refletir também sobre amizades, família, identidade, vínculos de amor, experiências difíceis, assim como vivências edificantes. “Tudo com muita ludicidade e dentro da linguagem dos jovens”, como ressalta o coordenador do Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral do Vieira (Sorpa), professor João Ramiro. Em Capim Grosso, os estudantes ainda têm a oportunidade de conhecer projetos assistenciais e educativos desenvolvidos pelas Obras Jesuítas junto a crianças e idosos em situação de vulnerabilidade social.
“Confesso que eu estava meio desanimado até o embarque no Terminal Marítimo, mas ao chegar na Casa de Retiro São José (Mar Grande) logo após algumas horas, meu astral mudou totalmente e, assim, vou levar para a vida novos laços de amizade com pessoas incríveis que conheci nesta experiência, em que pude me aproximar mais das pessoas e, principalmente, ganhei uma aproximação ainda maior com Deus”, conta o estudante Eduardo Campos. “É a segunda edição que participo aqui na Ilha, pois é um projeto muito frutífero para a minha vida espiritual e que eu recomendo muito”, completou o colega Rodrigo Paraíso.
Em Capim Grosso, a aluna Mariana Oliveira participou pela primeira vez este ano. “Foi uma experiência muito boa e emocionante, em que pude escutar e ver a realidade de crianças e idosos assistidos por projetos jesuítas e que nos acolheram com tanto amor, de uma forma contagiante que me faz querer ir mais vezes”, diz a aluna.
ESPIRITUALIDADE COM LUDICIDADE
Quem também foi para Capim Grosso foi a aluna Ana Clara Bispo. “Foi realmente um momento muito enriquecedor porque, além da gente ir com os colegas da escola permitindo uma maior interação entre nós, fizemos novas amizades, inclusive com as pessoas da comunidade. Foi muito bacana poder ter esse momento, marcado por muita receptividade que também nos fez nos sentirmos acolhidos e amados. Saímos de lá como se nos conhecêssemos há anos. Foi tanto amor, tanto carinho e tanto cuidado que, para mim, a experiência da SSJ vai ficar na minha mente para sempre, como algo incrível e maravilhoso que eu nunca vou esquecer”, declarou.
O professor João Ramiro explica o porquê da Semana Santa Jovem sempre tocar tanto o coração dos participantes. “É um tempo em que a gente oferece a espiritualidade para que eles possam se aproximar da pessoa de Jesus, a partir de atividades que envolvem muita ludicidade, brincadeiras, dinâmicas em grupo, permitindo que os jovens apliquem na vida o Evangelho que lhes é apresentado, sempre a partir de vivências que os fazem crescer pessoalmente e também na amizade uns com os outros e com Jesus”.
A equipe de educadores do Sorpa que trabalhou em Mar Grande foi integrada por João Ramiro, padre Emmanuel Araújo, Caren Daiane Pereira, Joao Maicon Pereira Andrade, José William Justo, Kelly Oliveira, Núbia Calasaes, Rafael Nascimento e Odijas Gomes Neto. Já em Capim Grosso estiveram com os jovens Daniel Oliveira, Elio Gomes, Marivalter Barbosa e Milena Nunes.
Veja agora mais alguns momentos marcantes da SSJ em Mar Grande e Capim Grosso:
Fotos: Sorpa/CAV.
Leia também
-
13.01.25
Obras no Vieirão seguem em ritmo acelerado para a volta às aulas
Requalificação completa da unidade faz parte das ações do programa Vieira 2025+
-
09.01.25
Matrículas para esportes e robótica do Vieira serão abertas de 27 a 30 de janeiro
Confira os horários das atividades extracurriculares a serem oferecidas este ano
-
07.01.25
Projeto da APM e parceria com editoras asseguram economia em itens escolares para famílias vieirenses
Iniciativas alinham-se às ações de educação ambiental e financeira da instituição
-
04.01.25
Vieira é destaque na imprensa nacional ao reafirmar princípios da educação jesuítica ao longo de contextos históricos diversos
Em reportagem na Folha de SP, diretor-geral destaca formação que alia desenvolvimento cognitivo à promoção da justiça social e consciência crítica