Codocência amplia as potencialidades da aprendizagem de crianças no Vieirinha
Atuação compartilhada de professores traz benefícios para estudantes e para a prática pedagógica
A codocência tem sido um dos recursos cada vez mais utilizados no Colégio Antônio Vieira para potencializar a aprendizagem dos estudantes. Trata-se de uma metodologia de ensino em que um ou mais domínios curriculares são assegurados por mais de um professor simultaneamente. Somente nesta primeira unidade do ano letivo de 2023, diversos temas foram trabalhados por mais de um professor atuando em conjunto, por exemplo, no Vieirinha, unidade destinada aos estudantes do 1º ao 7º ano do Ensino Fundamental. Assim, foram realizadas aulas de Ensino Religioso com Arte; Ciências com Geografia; Inglês com Matemática, Ciências e até Educação Física, entre outras.
A prática da codocência é recomendada pelos pesquisadores da área educacional. De acordo com o professor Gustavo Borba, diretor do Instituto para Inovação em Educação, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), do Rio Grande do Sul, a atuação compartilhada de professores na abordagem de temas correlatos é um dos dez “Caminhos para a Construção de Uma Experiência de Aprendizagem Significativa”, tema de artigo de sua autoria publicado na página do instituto.
Segundo Borba, que já foi palestrante no programa de formação docente continuada do Vieira, “trabalhar com outro professor em sala pode ser importante para iniciar um diálogo, construir um contraponto, iniciar um bom debate que deve ser desenvolvido sempre com a inclusão dos alunos, pois caso contrário se transforma em um processo de afastamento do coletivo”, como frisa.
INTERDISCIPLINAR
No Vieirinha, a prática também facilita a aprendizagem na Educação Bilíngue, inclusive para os alunos menores que fazem parte do turno integral. “A interdisciplinariedade vem acontecendo de maneira tranquila, numa parceria harmoniosa entre os professores. Nos revezamos nos momentos de abordagem dos conteúdos possibilitando que os alunos vejam os temas na língua mãe e na segunda língua”, conta a professora Fernanda Fachinetti, que integra a equipe da Educação Bilíngue do Vieira.
“Ideias e iniciativas de codocência vêm ganhando centralidade no planejamento das aulas de Inglês do Ensino Fundamental I. Pautada em práticas pedagógicas integradas e orientadas pela abordagem CLIL (Content and Language Integrated Learning), os professores de Inglês e dos outros componentes curriculares dividem o espaço e refletem sobre o mesmo objeto de estudo. Uma prática que estimula o engajamento, gera aprendizagem significativa e possibilita o desenvolvimento dos sujeitos em todas as suas dimensões – intelectual, física, emocional, social, espiritual e cultural”, destaca a coordenadora da Educação Bilíngue do Vieira, professora Adriana Puonzo.
Na I unidade, as atividades foram realizadas, por série, tendo, por exemplo, os seguintes assuntos:
· 1º ano EF – Parts of the Body, envolvendo os professores de Ciências e Inglês.
· 2º ano EF – Board Games – Number and Shapes (Matemática e Inglês).
· 3º ano EF – Shapes (Matemática e Inglês).
· 4º ano EF – Ways to save water (Núcleo Ambiental, Português e Inglês).
· 5º ano – EF –Parable of the Good Samaritan (com professores de Religião, Inglês e pastoralistas).
Para a articuladora pedagógica do Vieirinha, professora Eliana Fonseca, a codocência “possibilita a construção de um planejamento compartilhado e qualificado, favorecendo ao aluno a ampliação de repertório, a se sentir incluído e protagonista de seu processo de aprendizagem”, como sinaliza a professora, que também é coordenadora pedagógica do 7º ano EF. “Esse espaço se torna bastante rico, pois possibilita a formação mútua de alunos e professores, a partir da troca de experiências e da troca de saberes. No caso do alunos, a codocência também lhes possibilita a imersão nos processos de pesquisa e um acompanhamento mais personalizado pelos professores”, diz a articuladora pedagógica.
Confira mais fotos!
Imagens: Secom e Secop/CAV.
Leia também
-
13.01.25
Obras no Vieirão seguem em ritmo acelerado para a volta às aulas
Requalificação completa da unidade faz parte das ações do programa Vieira 2025+
-
09.01.25
Matrículas para esportes e robótica do Vieira serão abertas de 27 a 30 de janeiro
Confira os horários das atividades extracurriculares a serem oferecidas este ano
-
07.01.25
Projeto da APM e parceria com editoras asseguram economia em itens escolares para famílias vieirenses
Iniciativas alinham-se às ações de educação ambiental e financeira da instituição
-
04.01.25
Vieira é destaque na imprensa nacional ao reafirmar princípios da educação jesuítica ao longo de contextos históricos diversos
Em reportagem na Folha de SP, diretor-geral destaca formação que alia desenvolvimento cognitivo à promoção da justiça social e consciência crítica