Flicav agrada público e se consolida no calendário cultural da comunidade vieirense
Com tema "Africa em nós", feira literária do Vieira abordou questões como combate ao racismo e valorização da cultura afro-brasileira
A 21ª edição da Feira Literária do Colégio Antônio Vieira (Flicav), realizada de 25 a 27 de maio, já é considerada um marco histórico. Foi a primeira edição cujo último dia teve a programação aberta para toda a comunidade escolar. Até então, o evento era exclusivamente reservado aos alunos do Vieirinha. Agora, não há dúvidas: o evento deve se consolidar de vez no calendário cultural das famílias vieirenses.
A expectativa era tanta que, mesmo em uma manhã de sábado chuvosa, os estudantes e seus familiares estiveram em grande número, conferindo as atrações especiais do evento: estandes de livros, roda de conversa com autores, apresentação teatral (Companhia Avatar e Teatro Griô) e de música (Por um Mundo Melhor -Pumm), estátua viva, troca de livros e revistinhas, quiz sobre africanidades, oficina de turbantes, entre outras atividades inspiradas no tema “África em nós”, ressaltando as influências afro na formação sociocultural do povo brasileiro.
“Simplesmente, a Flicav foi um show! A comissão organizadora está de parabéns. Tivemos um momento recheado de conhecimento, de cultura, de troca, de encontros com amigos, de aprendizado e de muita literatura, que recomendo que se repita no próximo ano”, declarou a mãe vieirense Josanaide Teixeira, que esteve na feira com duas alunas: a filha, Maíra, e uma amiguinha da mesma turma, Bruna, do 4º ano do Ensino Fundamental. As meninas aproveitaram ao máximo, inclusive com direito a autógrafos e fazer fotos com autoras de livros infantis. Já a aluna Helena Dunham, do 6º ano EF, foi uma das que participaram da Oficina de Turbante, com suas cores e técnicas.
UMA FEIRA DE LIÇÕES
Foi nesse clima de homenagens à cultura africana que o Coral Infantil do Vieira abriu a programação do sábado, vestido de preto, cantando e encantando os presentes, como a mãe vieirense Rosângela Costa. “São por iniciativas como esta que eu e meu marido não tivemos dúvidas na escolha do Vieira como colégio para a nossa filha e, a cada dia que passa, eu vejo que fizemos a opção certa, pois é um colégio que forma a pessoa como um todo: além do cognitivo, tem a parte emocional, de fé e como cidadã. Então, ações como esta fazem com as nossas crianças naturalmente cresçam já valorizando a nossa diversidade cultural, sem preconceito e sem racismo, que são questões extremamente enraizadas em nossa sociedade, mas o colégio passa essas aprendizagens de uma forma bem leve”, disse.
Quem também prestigiou mais esta edição de sucesso da Flicav foi a diretora-geral do Vieira, professora Mariângela Risério. Já a escritora Anita Rocha estreou na feira literária do colégio: “Participar da Flicav representou, para mim, algo muito especial: estar ao lado das crianças, contando história e falando da construção de cada um dos meus livros, foi maravilhoso. Foi um momento de troca de energia positiva, de diferentes olhares sobre os temas abordados e, principalmente, de muito amor”, que também se emocionou por ser ex-aluna e atual mãe vieirense.
Além de Anita Rocha, outros escritores abrilhantaram a edição 2023 da Flicav: Adilson Passos, Aleyah Bitencourt, Amanda Bárbara Cruz, Cássia Valle, Eliana Oubiña, Emília Nuñez, Eraldo Miranda, Joelma Queiroz, Luciana Ávila, Regina Luz, Renata Fernandes, Wlamyra Albuquerque e Vini Souza, aluno do Vieira de apenas 9 anos que acaba de lançar seu primeiro livro.
CELEBRAÇÃO CULTURAL
Desde a abertura oficial do evento, no dia 25, que a Flicav 2023 já mostrava que seria uma edição bem significativa. “Estamos celebrando a importância da cultura afro-brasileira em nossa sociedade, uma oportunidade para também refletirmos sobre preconceito e discriminação racial, em uma semana em que essas questões estiveram bem evidenciadas depois de mais um episódio de racismo enfrentado pelo jogador brasileiro Vini Junior”, declarou a bibliotecária Jaqueline Torres, gestora das bibliotecas do Vieira que, por meio de suas equipes, organizaram o evento.
Na abertura também estavam presentes a diretora acadêmica, professora Ana Paula Marques; o coordenador-geral do Vieirinha, professor Renato Barros, e a coordenadora pedagógica do 7º ano EF, professora Mariângela Rosier. Os estudantes da série foram escolhidos para a assistir a apresentação inaugural da Flicav, por estarem trabalhando o tema “Africanidades” em projeto pedagógico interdisciplinar.
HERÓIS NEGROS
Na peça “O Grande Encontro Ancestral”, os atores da Companhia Avatar de Teatro brilharam, sob a direção de Sérgio Mício, interpretando estudantes e também grandes heróis negros da história brasileira, com linguagem, música e dança que cativaram a plateia de jovens como eles. “A peça foi incrível e também uma boa forma de fazer a gente pensar sobre temas tão importantes”, afirmou a aluna Lara Argolo. “Foi muito interessante para nós, alunos, conhecer ainda mais sobre combate ao racismo e valorização de personagens negros que fazem a nossa história”, conclui o colega Davi Campos.
No sábado, outra peça que fez muito sucesso foi “Feira África Brasil”, com participação de estudantes do Viria que fazem parte do curso livre do Teatro Griô, sob a direção de Tania Soares e Cida Oliveira. Nos dias anteriores também teve apresentação de mágica e do balé da Ebateca, que também oferece curso livre no Vieira. Enfim, a feira literária do Vieira foi realmente um show em todos os sentidos.
Confira agora mais fotos dessa edição histórica da Flicav!
Fotos: Secom/CAV e arquivo pessoal.
Leia também
-
13.01.25
Obras no Vieirão seguem em ritmo acelerado para a volta às aulas
Requalificação completa da unidade faz parte das ações do programa Vieira 2025+
-
09.01.25
Matrículas para esportes e robótica do Vieira serão abertas de 27 a 30 de janeiro
Confira os horários das atividades extracurriculares a serem oferecidas este ano
-
07.01.25
Projeto da APM e parceria com editoras asseguram economia em itens escolares para famílias vieirenses
Iniciativas alinham-se às ações de educação ambiental e financeira da instituição
-
04.01.25
Vieira é destaque na imprensa nacional ao reafirmar princípios da educação jesuítica ao longo de contextos históricos diversos
Em reportagem na Folha de SP, diretor-geral destaca formação que alia desenvolvimento cognitivo à promoção da justiça social e consciência crítica