Menu
Logo do site
Logo do site
02.06.23

Famílias de estudantes participam de mostra das atividades do Projeto Criançando 

Visita marcou a culminância da proposta pedagógica especialmente desenvolvida pelo Vieira para as crianças do 1º ano EF

Famílias de estudantes participam de mostra das atividades do Projeto Criançando 

Aprender brincando faz que com a criança ganhe estímulo extra para a descoberta de novos conhecimentos, sentindo-se mais à vontade e acolhida em uma nova escola. É por isso que a equipe pedagógica do Colégio Antônio Vieira desenvolveu o Projeto Criançando para os pequenos – e já grandes aprendizes – estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental, os “caçulinhas” do Vieira que ingressam no colégio logo após a conclusão do Ensino Infantil. Esta semana, os pais, mães e responsáveis pelos estudantes da série foram convidados a assistir e participar das oficinas musicais do projeto – coordenada pela professora Letícia Lopes (foto acima) – , além de conferir uma mostra dos desenhos e outras atividades feitas pelos alunos, podendo interagir com eles e conhecer ainda mais sobre o cotidiano de suas aprendizagens no espaço escolar. 

 “Foi um momento sensacional de um projeto muito criativo e interativo em que as crianças se soltaram, mostrando tudo de bom que a escola tem trazido para o desenvolvimento delas”, declarou Andréa Araújo, mãe do aluno João Lucas. Ela e o marido estiveram no Vieira, no último dia 29 de maio, para a culminância do Projeto Criançando. 

Família do aluno João Lucas: “Projeto criativo e interativo”

Pautada na valorização da cultura da infância, a proposta pedagógica do Vieira considera a importância do brincar, “a partir de atividades que permitem à criança questionar, pesquisar, criar, recriar, experimentar, brincar e reinventar”, como destaca a equipe de professores da série, sob a coordenação da professora Eliana Fonseca. As atividades do Projeto Criançando são desenvolvidas logo na primeira unidade, para também permitir uma maior interação dos novos alunos com a escola e os amigos da turma.

BRINCANDO E SE DESENVOLVENDO​

Este ano, por meio das brincadeiras, uso e construção de brinquedos, “as crianças reelaboraram situações, enfrentaram desafios, resolveram conflitos, levantaram hipóteses, criaram estratégias e desenvolveram o raciocínio e a criatividade”, conta a equipe pedagógica. Elas participaram ainda de atividades especiais, como uma oficina de brinquedos reciclados, no Steam Lab no Vieirinha. 

Profa. Sálua Chequer e os artistas Cássio Costa e Waldemir Ornellas: valorizando o brincar

Outro momento marcante foi o bate-papo sobre brincadeiras e brinquedos com a profa. Sálua Chequer, uma referência em cultura regional e da infância. Na oportunidade, os artistas Cássio Costa e Waldemir Ornellas mostraram alguns brinquedos que eles produzem com materiais recicláveis, doando para instituições que assistem a crianças em situação de vulnerabilidade social. Os artistas também integram a equipe de colaboradores do Vieira.

As atividades expressaram habilidades das crianças, a partir dos objetivos específicos do projeto, como:

·        Desenvolver a oralidade, a criatividade e o espírito de pesquisador.

·        Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras de diferentes épocas e lugares.

·        Conhecer algumas brincadeiras e brinquedos que fazem parte de nosso repertório cultural nacional.

·        Exercitar a criatividade por meio de construção de brinquedos e brincadeiras.

·         Apropriar-se de procedimentos de jogos e brincadeiras.

·        Trabalhar com músicas, dinâmicas e brincadeiras que envolvam os números.

·        Vivenciar situações reais em jogos e brincadeiras.

·        Brincadeiras com o corpo, corda e outros materiais.

Intencionalidades pedagógicas à parte, as crianças não escondem que gostaram mesmo de aprender se divertindo, bem do jeitinho que elas mais gostam: brincando muito!  

Confira em mais esses registros do Criançando!​

Fotos: Secop e Secom/CAV.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo