Afrofuturismo e beleza da mulher negra são destaque em exposição de Walter Mauro
Artista visual esteve no Vieira para falar dos trabalhos fotográficos inspirados na Diáspora Africana
O saguão de entrada do Vieirão já se consolidou como mais um espaço de valorização da arte no Colégio Antônio Vieira, no bairro do Garcia. Atualmente, está em cartaz no local a exposição “Para além da vivência/existência”, do premiado artista visual Walter Mauro. A partir da temática da Diáspora Africana e da beleza da mulher negra, a mostra reúne fotos que se destacam pela manipulação artística e afrofuturismo.
No último dia 31 de maio, Walter Mauro esteve no Vieira, onde participou de uma roda de conversa com os professores do Departamento de Artes Visuais e Música, além de estudantes que estão à frente do núcleo de fotografia da Academia Vieirense de Letras e Arte (Avla). Ele falou um pouco de suas inspirações, vivências e técnicas, conhecimentos que também serão transmitidos pelos professores aos estudantes nas visitas pedagógicas das turmas à exposição.
O evento foi organizado pela Coordenação de Projetos Culturais do Vieira. “Foi um bate-papo informal sobre essa linguagem moderna de interferir em fotografia com recursos digitais, em uma técnica que revela arte e criatividade”, disse a coordenadora, professora Sálua Chequer.
TROCA DE SABERES
Para a coordenadora do Departamento de Artes Visuais e Música, professora Letícia Lopes, o momento com Walter Mauro foi enriquecedor. “A proposta de um encontro intimista e descontraído favoreceu a troca de saberes entre o artista e os professores do nosso departamento, que fizeram muitas perguntas sobre o processo artístico de Walter e sobre a exposição”. Ela ressaltou que a mostra “Para além da vivência/existência” se alinha ao trabalho pedagógico do departamento “que busca através da Arte abordar as questões étnico-raciais e a liberdade para as criações artísticas e musicais dos estudantes”, como frisou.
O artista, que trouxe familiares e amigos para conferir a exposição no Vieira, agradeceu pela acolhida e disse ter gostado muito da experiência de falar de Arte contemporânea com professores do colégio que atuam na área. “Como artista convidado da Casa, pude compartilhar minha visão de mundo, meu processo artístico e as histórias que moldam minha expressão criativa. Pude também aprender mais, pois quando compartilhamos experiências e conhecimentos, abrimos espaço para um crescimento mútuo”, disse.
PRÊMIOS E EVENTOS
Walter Mauro é estudante de Artes Visuais na Universidade Federal da Bahia (Ufba) e já acumula prêmios e participações em importantes espaços e eventos de Arte em todo o país. Confira alguns!
- Brasília Photo Show – Menção Honrosa – 2019, 2020
- Prêmio Consciência Negra – Unicap (Pernambuco) – 2020
- Foto de Quebrada (Brasília) – 2022
- 15ª Semana de Fotografia (Caxias do Sul/RS) – 2022
- Pequeno Encontro da Fotografia (Olinda/PE) – 2022
- Bienal Black Brasil Art (Porto Alegre/RS) – 2022
- 8º Salão de Arte Fundarte 10X10 (Montenegro/RS) – 2022
- Bienal Oswaldi Goeldi (Taubaté/SP) – 2022
- Brasília Photo Show – Melhor Foto Editada – 2022
- XV Salão Bahia Marinhas (Salvador/BA) – 2022
- Mostra no Colégio Antônio Vieira (Salvador/BA) – 2023
Fotos: Secom/CAV.
Leia também
-
13.01.25
Obras no Vieirão seguem em ritmo acelerado para a volta às aulas
Requalificação completa da unidade faz parte das ações do programa Vieira 2025+
-
09.01.25
Matrículas para esportes e robótica do Vieira serão abertas de 27 a 30 de janeiro
Confira os horários das atividades extracurriculares a serem oferecidas este ano
-
07.01.25
Projeto da APM e parceria com editoras asseguram economia em itens escolares para famílias vieirenses
Iniciativas alinham-se às ações de educação ambiental e financeira da instituição
-
04.01.25
Vieira é destaque na imprensa nacional ao reafirmar princípios da educação jesuítica ao longo de contextos históricos diversos
Em reportagem na Folha de SP, diretor-geral destaca formação que alia desenvolvimento cognitivo à promoção da justiça social e consciência crítica