Equipe com três ex-alunos do Vieira vence competição internacional de Direito Penal em Haia
Agora estudantes da Ufba, Rafaela Freitas, Guilhermo Hernandez e Laura Borja participaram de torneio com 87 universidades de 50 países
Três ex-alunos do Colégio Antônio Vieira, atualmente estudantes da Universidade Federal da Bahia (Uba), foram destaque no último final de semana na imprensa, ao vencer, no sábado (9) uma competição internacional na área criminal: a Moot Court Competition. Trata-se de uma competição de tribunal simulado, promovida pelo International Criminal Court: o histórico Tribunal Penal Internacional de Haia, cidade da Holanda. Rafaela Freitas, Guilhermo Hernandez e Laura Borja, juntamente com outros quatro colegas da Ufba, foram os grandes campeões da disputa.
O segundo lugar ficou com a Universidade de Maastricht, na Holanda, e o terceiro, com a Universidade Livre de Bruxelas, da Bélgica. A competição envolveu 87 universidades de 50 países. Foi a primeira vez que uma equipe de uma universidade brasileira e da América Latina venceu uma competição internacional de Direito. A equipe baiana foi até recebida com pompa na Embaixada do Brasil na Holanda na foto que vemos acima, em que temos Guilhermo, no alto à esquerda com gravata cinza; Rafaela, de cabelos negros longos; e, Laura, de cabelos curtos.
Os ex-alunos vieirenses e os colegas universitários Gabriel Gonçalves, Bruna Costa, Beatriz Faria e Vinicius Fornieles, liderados pelo professor João Glicério de Oliveira Filho, destacaram-se ao simular um caso fictício de Direito Penal, sustentando argumentação oral em inglês nos papéis de Promotoria, Defesa e Representação do Estado. “Foi um feito extraordinário e inédito, com um trabalho muito bem articulado pela equipe, que ainda fez toda a sustentação em inglês, competindo com grandes universidades internacionais, inclusive com estudantes que já têm o idioma como língua nativa”, destacou o professor da Ufba, João Glicério.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Desde quando ainda eram estudantes do Vieira, Rafaela, Guilhermo e Laura já revelavam, dentro e fora da sala de aula, habilidades e competências que hoje fazem diferença na vida acadêmica, escolha profissional e projeto de vida. Rafaela, por exemplo, foi líder de gincana, presidente do Grêmio Estudantil e oradora da formatura de conclusão de Ensino Médio no Vieira. Em Haia, ela brilhou como oradora no round final da competição. Confira vídeo abaixo. O júri foi transmitido ao vivo pela internet.
Nossos parabéns para os nossos sempre vieirenses Rafaela, Guilhermo e Laura que, como outros ex-alunos do colégio, têm conseguido avançar com sucesso em seus projetos de vida!
Imagens: a partir de fotos da Embaixada
da Holanda, Ufba e ICC Moot Court.
Leia também
-
13.01.25
Obras no Vieirão seguem em ritmo acelerado para a volta às aulas
Requalificação completa da unidade faz parte das ações do programa Vieira 2025+
-
09.01.25
Matrículas para esportes e robótica do Vieira serão abertas de 27 a 30 de janeiro
Confira os horários das atividades extracurriculares a serem oferecidas este ano
-
07.01.25
Projeto da APM e parceria com editoras asseguram economia em itens escolares para famílias vieirenses
Iniciativas alinham-se às ações de educação ambiental e financeira da instituição
-
04.01.25
Vieira é destaque na imprensa nacional ao reafirmar princípios da educação jesuítica ao longo de contextos históricos diversos
Em reportagem na Folha de SP, diretor-geral destaca formação que alia desenvolvimento cognitivo à promoção da justiça social e consciência crítica