Famílias ‘caipiras’ reinam no São João do Vieira
Pais, mães e crianças capricharam no visual para a confraternização junina, ao som de muito forró e estalos de traques
O visual caipira caprichado das famílias dos estudantes foi um dos destaques do São João do Colégio Antônio Vieira, mais especificamente do Vieirinha, no último sábado (17). A unidade, destinada aos estudantes do 1º ao 7º ano do Ensino Fundamental, transformou-se em um verdadeiro “arraiá”, com direito à decoração com bandeirolas coloridas, coreto da praça, fogueira cenográfica e uma banda tocando forró dos bons. Barraquinhas vendendo comidas típicas e outras guloseimas, além das crianças correndo, estalando traques no pátio ou brincando nos estandes de jogos juninos, completaram o clima do interior em pleno São João, na comemoração antecipada da escola pelo santo junino, uma tradição da cultura nordestina.
O concurso da família vieirense mais bem caracterizada marcou a edição 2023 do evento. Todas, principalmente as crianças, eram dignas de um prêmio de tão lindas que estavam. As três vencedoras ganharam um balaio junino, após votação feita por uma comissão de professoras, com a contribuição do público, indicando com aplausos as preferidos entre as 24 inscritas.
“ARRAIÁ” DE AMOR
A encantadora Família Benício, da aluna Fernanda, foi a grande vencedora, com o tema Cupido Junino, numa alusão à famosa brincadeira do casamento na roça. Em segundo lugar, ficou a “arretada de boa” Família Suzart, com o tema Cangaceiros do Amor. Também expressando muito amor e animação, a empolgante Família Conceição ficou em terceiro lugar, com o tema Festa Junina. Quem também teve destaque no concurso foi a Família Fahel, impressionando os jurados também pela sintonia junina entre mãe e filha, Ticiana e Noa (confira, ao final, logo na primeira foto da galeria).
“É uma delícia ter esses momentos na escola em que participa a família inteira nesse clima tão bom dessa festa tradicional que é o São João”, disse a mamãe Gisele, da família Benício. “É importante a escola reforçar assim a nossa cultura que é algo que a gente também dá muito valor, principalmente o São João, festa em que nos conhecemos”, completou o pai Noelson Benício, contando que o cupido junino flechou o casal há 17 anos.
A família Suzart gostou do concurso. “É uma iniciativa que incentiva as famílias a não só se caracterizar, mas também a valorizar suas raízes, motivando os pais a falarem para os filhos também da sua infância e como eles curtiam o São João”, afirmou a mamãe Olívia que, juntamente com o papai Moisés, aproveitou as atrações da festa junina no Vieirinha” com o filhão, o aluno Vinícius.
Quem também já tem história festejando o São João é o pai da aluna Maria Ísis, da Família Conceição. Flávio conta que em casa sempre prepara um “arraiá” bem típico para os festejos juninos e que também não deixa de participar dos momentos de confraternização promovidos pelo Vieira, desde quando estudava no colégio a primeira filha, hoje já na faculdade. “É mais um momento de integração família e escola tão presente no Vieira e que também contribui para uma formação completa dos estudantes”, concluiu, cumprimentando o colégio pela iniciativa.
FORRÓ DA UTX
E não só as famílias que participaram do concurso caipira estavam animadas. Desde o início, a quadra do Vieirinha ficou lotada de forrozeiros que caíram no “arrasta-pé” sob o comando da Banda UTX – Ú Tal do Xote. O vocalista, professor Maurício Cairo do Departamento de Educação Física do Vieira, animou a todos, ressaltando sempre o quanto o “arraiá” também estava bonito visto de cima do palco. Outro espaço bastante concorrido pelos alunos e alunas foi o coreto, tão comum nas pracinhas do interior e que, para muitas delas, era uma novidade. Por outro lado, o já conhecido e divertido Pátio Aquarela tornou-se ainda mais interessante para as crianças, ao fazer ecoar os estalos de traque. No mesmo espaço também foram montados os jogos juninos, outra atração disputada pelos “caipirinhas”.
Boa parte da equipe pedagógica também estava com look junino, participando da confraternização com os estudantes e famílias, celebrando também os avanços conquistados em aprendizagem no primeiro semestre. As diretoras geral e acadêmica do Vieira, professoras Mariângela Risério e Ana Paula Marques; o coordenador-geral e a articuladora pedagógica do Vieirinha; professor Renato Barros e professora Eliana Fonseca, também prestigiaram o evento, capitaneado pela coordenadora de Projetos Culturais do Vieira, professora Sálua Chequer, que é especialista em cultura regional. No Vieirão, houve também o Forró do Ensino Médio Noturno e a Quadrilha do Terceirão.
Confira mais fotos desse “arraiá danado de bom” em nossa galeria!
Para todos, um feliz São João!
Fotos: Secom/CAV.
Leia também
-
13.01.25
Obras no Vieirão seguem em ritmo acelerado para a volta às aulas
Requalificação completa da unidade faz parte das ações do programa Vieira 2025+
-
09.01.25
Matrículas para esportes e robótica do Vieira serão abertas de 27 a 30 de janeiro
Confira os horários das atividades extracurriculares a serem oferecidas este ano
-
07.01.25
Projeto da APM e parceria com editoras asseguram economia em itens escolares para famílias vieirenses
Iniciativas alinham-se às ações de educação ambiental e financeira da instituição
-
04.01.25
Vieira é destaque na imprensa nacional ao reafirmar princípios da educação jesuítica ao longo de contextos históricos diversos
Em reportagem na Folha de SP, diretor-geral destaca formação que alia desenvolvimento cognitivo à promoção da justiça social e consciência crítica