Instalação artística sobre representatividade feminina reúne produções de alunos do Vieira
Evento apresenta retratos e performances em tempo real de estudantes da 1ª série do Ensino Médio
A instalação artística “Representatividade do Feminino na Arte e na Ciência”, montada no saguão de entrada do Colégio Antônio Vieira, abre a programação de exposições para o segundo semestre letivo na instituição. A mostra reúne produções de estudantes da 1ª série do Ensino Médio que evidenciam a temática, a partir das aprendizagens das disciplinas de Arte e Sociologia em atividades desenvolvidas de forma integrada.
São retratos de personalidades expoentes da dança, teatro, música, cinema, fotografia, ciências naturais e sociais, entre outras áreas, tendo como uma das inspirações as capas de livros da Coleção Mostarda, da editora de mesmo nome. Estão previstos ainda momentos para performances em tempo real dos jovens artistas vieirenses que, partindo de espelhos, buscarão projetar conteúdo ou imagens que expressem a representatividade feminina, em produções dinâmicas que se somam, progressivamente, à mostra. A instalação fica em cartaz até o final do mês.
“Adorei participar do trabalho. Acho superimportante ressaltar, em forma de arte, algumas mulheres que fizeram história”, diz a aluna Letícia Succi, que assina uma das obras da mostra. “São trabalhos que interrompem a rotina do expectador para propor uma apreciação de forma transdisciplinar, no sentido de provocar o desejo por pensar contribuições para mudanças necessárias em relação à desigualdade de gênero”, explica a professora de Arte, Joelma Serra. Juntamente com o professor de Sociologia, Jackson Paim, ela assina a curadoria da instalação, com o apoio da Coordenação de Projetos Culturais do Vieira.
SEM CLICHÊS
A curadoria ressalta que a instalação dos estudantes do Vieira está longe de se enquadrar em meros clichês sobre o tema. “Destaca-se aqui a presença da mulher em um meio de multirrelações, alteridade que se apresenta diante da realidade do mundo feminino, sem, no entanto, ter a pretensão de descrever o modo do existir apenas enquanto identidade feminina, nem se opor ao mundo masculino, tampouco reafirmar as diferenças entre homem e mulher”, frisa a professora Joelma Serra.
Foto: arquivo pessoal.
Leia também
-
13.01.25
Obras no Vieirão seguem em ritmo acelerado para a volta às aulas
Requalificação completa da unidade faz parte das ações do programa Vieira 2025+
-
09.01.25
Matrículas para esportes e robótica do Vieira serão abertas de 27 a 30 de janeiro
Confira os horários das atividades extracurriculares a serem oferecidas este ano
-
07.01.25
Projeto da APM e parceria com editoras asseguram economia em itens escolares para famílias vieirenses
Iniciativas alinham-se às ações de educação ambiental e financeira da instituição
-
04.01.25
Vieira é destaque na imprensa nacional ao reafirmar princípios da educação jesuítica ao longo de contextos históricos diversos
Em reportagem na Folha de SP, diretor-geral destaca formação que alia desenvolvimento cognitivo à promoção da justiça social e consciência crítica