Rede Jesuíta promove simpósio sobre currículo e inovação
O evento será realizado no Colégio Loyola (MG), entre os dias 16 e 18 de maio.
O Colégio Loyola sedia, no período de 16 a 18 de maio, o I Simpósio da Rede Jesuíta de Educação (RJE). O tema central do encontro é “Currículo e Inovação”. A programação inclui a realização de dez oficinas oferecidas por unidades e escolas jesuítas, palestras e mesas-redondas com especialistas no assunto. Além da presença de nomes de peso do cenário educativo brasileiro e da América Latina, a previsão é de que participem mais de 120 educadores. É importante ressaltar, também, a presença de representantes dos estudantes de todas as escolas inscritas. O evento será transmitido pelo YouTube.
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O LINK DE TRANSMISSÃO DO EVENTO
O Simpósio marca o aniversário de 75 anos do Colégio Loyola e terá início com a inauguração dos novos espaços de aprendizagem Pe. Kolvenbach SJ, na noite de quarta-feira. Na quinta-feira, a palestra “Currículo nas referências da Companhia de Jesus”, com Vilma Inés Reyes, conferencista licenciada em Filosofía e Historia, e OlgaIrene León Miranda, coordenadora acadêmica do Colégio Liceo Xavier, daGuatemala, abre as atividades do dia. Estão previstas uma oficina sobre “Metodologias ativas”, com Lilian Cassia Bacich, doutora em Psicologia Escolar, e José Manuel Moran, pesquisador e escritor, e outras dez oficinas sobre temas variados, propostas por educadores da Rede.
Nesse mesmo dia, outro importante tema estaráem pauta: “Base Nacional Comum Curricular e Formação de Professores”. A mesa-redonda contará com a participação da professora e consultora Guiomar Namo de Mello e do professor José Francisco Soares (Chico Soares). Na sexta-feira, além da reedição das oficinas, a atração fica por conta da palestra sobre “Legislação Brasileira, possibilidades para inovação”, com o professor e pesquisador Carlos Roberto Jamil Cury.
Currículo na RJE
Desdesua estruturação em 2014, a Rede Jesuíta de Educação (RJE) tem caminhado no sentido da atualização da proposta pedagógica da Companhia de Jesus no Brasil. O Projeto Educativo Comum (PEC), lançado em 2016 e em implantação nas unidades da RJE, é expressão desse trabalho. Num contexto de desafios e possibilidades, surge também a necessidade de um documento norteador, para os colégios e escolas, acerca do currículo. Nasce o Grupo de Trabalho (GT) “Currículo: Concepção e Inovação”. Em um primeiro momento, o grupo de educadores de todo o Brasil aprofundou o estudo sobre referenciais teóricos nesse campo e desenvolveu pesquisas e mapeamentos sobre concepções e práticas curriculares em vigor na RJE.Como resultado do trabalho do grupo, surgiu a proposta de ampliar o debate a partir de um simpósio da Rede Jesuíta de Educação: “Currículo e Inovação”.
Participação estudantil
Buscando garantir a diretriz estabelecida pelo Projeto Educativo Comum, que pressupõe o aluno como centro do processo de aprendizagem, no que se refere ao desenvolvimento pleno do sujeito, o I Simpósio da RJE não poderia ser concebido sem a participação ativa dos estudantes. Eles estarão presentes não só nas atividades oferecidas na programação, apresentando seus questionamentos e proposições para a RJE, mas também na organização e preparação prévia do encontro. Também terão papel fundamental na acolhida e ambientação dos pares das escolas visitantes.
Confira a programação completa e o resumo das oficinas
Leia também
-
01.01.25
Novo ano chega com série de novidades para comunidade escolar vieirense
Requalificação do prédio do Vieirão, programa ainda mais robusto na preparação para Enem e opções no Tempo Integral estão na relação
-
26.12.24
NA ESCOLA E NOS ESPORTES – Um ano de grandes conquistas para estudantes vieirenses
Alunos atletas brilharam representando times oficiais do colégio, clubes e confederações
-
24.12.24
Província dos Jesuítas do Brasil traz mensagem de Natal em vídeo. Assista!
Assistente espiritual do Vieira e reitor do Santuário N. Sra de Fátima participa, representando comunidade educativa
-
21.12.24
Vieira entra em recesso natalino até dia 2. Santuário segue com missas de final de ano. Confira horários!
Comunidade escolar tem participado de celebrações especiais desde antes do encerramento do ano letivo