Festa de Santo Inácio e Semana Inaciana encerram programação especial no Vieira
Sorpa promove mais momentos lúdicos para as crianças, além de orações com famílias e nas RCPs
Celebrar o Mês Inaciano, em julho, e esta Semana Inaciana, de 31 de julho (Dia de Santo Inácio) até 4 de agosto, tem garantido momentos muito especiais para a comunidade escolar do Colégio Antônio Vieira. O colégio faz parte das Obras da Companhia de Jesus no Brasil. A ordem religiosa foi fundada pelo santo no século XVI e hoje se faz presente em diversos países.
As celebrações ao santo, portanto, são sempre motivo de muita alegria e também de renovação para o Vieira em sua missão educativa voltada para uma formação integral – a partir de valores humanistas cristãos tão defendidos por Inácio de Loyola. Após uma primeira semana de orações com as crianças e encontros de espiritualidade com colaboradores e a comunidade local, incluindo a Oração de Taizé, seguiu-se para a programação festiva, iniciada com o Tríduo nos três dias que antecederam o Dia de Santo Inácio e o ponto alto da programação: a Missa Festiva, realizada na noite do dia 31, no Santuário Nossa Senhora de Fátima, atraindo também fiéis de toda a cidade.
Durante o dia, as crianças no Colégio participaram de uma Hora do Conto especial. O projeto de contação de histórias da Biblioteca do Vieirinha apresentou aos alunos, de forma bem lúdica, toda a trajetória da vida de Santo Inácio de Loyola, antes e após a conversão, e como esta, anos depois, está relacionada ao colégio em que estudam hoje. Ação, envolvendo as turminhas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental (EF), segue até esta sexta-feira (4). “Foi um momento em que a história de Santo Inácio não foi só dita, mas contextualizada para os dias de hoje, também com músicas e coreografias, promovendo uma interação com os estudantes”, ressaltou o coordenador do Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral (Sorpa), professor João Ramiro.
A semana foi marcada também por momentos de oração com estudantes no Pátio Aquarela e, com as famílias, no início da série de reuniões do segundo semestre entre a equipe pedagógica e os pais dos alunos. O Sorpa ainda inovou trazendo a Espiritualidade Inaciana para os momentos das Reuniões de Coordenação Pedagógica com os professores (RCPs).
MISSAS E MENSAGENS
Foram realizados ainda no último dia 31, três momentos celebrativos na Capela Santo Inácio para que os colaboradores do colégio também pudessem participar da programação, refletindo sobre os ensinamentos inacianos. O Tríduo e a Missa Festiva, no santuário; assim como as celebrações na capela contaram como celebrantes ou concelebrantes os padres jesuítas Jean Fábio Santana, SJ, Superior do Núcleo Apostólico da Companhia de Jesus na Bahia; Emmanuel Araújo, SJ, assistente espiritual do Vieira e diretor do Serviço Inaciano de Espiritualidade (Sies), situado na Ladeira da Barra; e, Cleber Gonçalves, SJ, reitor do Santuário Nossa Senhora de Fátima.
O Vieira também divulgou vídeos, inclusive com a mensagem especial do Provincial dos Jesuítas Brasil, padre Mieczyslaw Smyda, e um artigo do Superior do Núcleo Apostólico Jesuíta na Bahia, padre Jean Fábio Santana, SJ. Como parte do mês especial, também foi inaugurada a Exposição Ocupação Comprida, de Augusto Leal. “Santo Inácio nos inspira para em tudo amar e servir, e o fazemos para a maior glória de Deus, como lema para a Companhia de Jesus”, concluiu o professor João Ramiro.
Confira mais fotos!
Fotos: Secom/CAV.
Leia também
-
13.01.25
Obras no Vieirão seguem em ritmo acelerado para a volta às aulas
Requalificação completa da unidade faz parte das ações do programa Vieira 2025+
-
09.01.25
Matrículas para esportes e robótica do Vieira serão abertas de 27 a 30 de janeiro
Confira os horários das atividades extracurriculares a serem oferecidas este ano
-
07.01.25
Projeto da APM e parceria com editoras asseguram economia em itens escolares para famílias vieirenses
Iniciativas alinham-se às ações de educação ambiental e financeira da instituição
-
04.01.25
Vieira é destaque na imprensa nacional ao reafirmar princípios da educação jesuítica ao longo de contextos históricos diversos
Em reportagem na Folha de SP, diretor-geral destaca formação que alia desenvolvimento cognitivo à promoção da justiça social e consciência crítica