Padre Klein reafirma importância de educadores inacianos estarem atentos aos apelos da realidade
Doutor em Educação, o padre jesuíta proferiu palestra no Programa de Formação Docente do Colégio Antônio Vieira
“A Pedagogia Inaciana deve estar atenta aos apelos da realidade contemporânea já que tem como meta a formação de líderes cristãos em serviço à sociedade, que precisa da transformação na perspectiva da reconciliação e da justiça. Por isso, ela oferece uma educação católica, personalizada, multidimensional, com excelência humana, e não apenas intelectual”.
A afirmação é do padre Luiz Fernando Klein SJ, doutor em Educação e um estudioso da Pedagogia Inaciana. Em palestra no Programa de Formação Docente do Colégio Antônio Vieira, realizada na última terça-feira (1º), ele enfatizou o quanto o caráter de ressignificação constante da educação jesuítica se faz fundamental atualmente, em meio aos clamores da realidade que apontam para a necessidade de uma “reimaginação” da educação, diante da crise socioambiental no planeta. Inspirada nos ensinamentos do fundador da Companhia de Jesus, Santo Inácio de Loyola, a Pedagogia Inaciana norteia os projetos político-pedagógicos das unidades educativas jesuítas em todo mundo, a exemplo do Vieira.
A formação dos professores do Vieira com o Pe. Klein SJ foi realizada por videoconferência, permitindo a participação de convidados especiais, como educadores de outras unidades da Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE) em outros estados do Brasil. O diretor da Rede, professor Fernando Guidini, a de educadora Ana Maria Loureiro, que atua no escritório da RJE, também se fizeram presentes.
“Uma alegria estar partilhando esse momento neste Programa de Formação que o colégio organizou desde o início do ano e que tem aberto para que outras unidades da Rede participem. São formações importantes, como esta oportunidade com o Padre Klein, até porque, ao longo dos últimos anos, nós também fomos nos transformando como Educação Jesuítica”, declarou o professor Guidini. Na oportunidade, a diretora-geral do Vieira, professora Mariângela Risério, e a diretora acadêmica, Ana Paula Marques, agradeceram ao palestrante por ter aceito o convite da escola, assim como ressaltaram a presença dos colegas integrantes da RJE. O diretor de Gestão de Pessoas do Vieira, professor Sérgio Silveira, também participou o evento.
APELOS DA REALIDADE
Em sua palestra, o padre Klein SJ destacou que os educadores inacianos podem buscar diretrizes para atender aos apelos da realidade contemporânea feitos à educação, a partir de sete iniciativas já ocorridas neste sentido: quatro das Igrejas (não só a Católica); duas de organismos intergovernamentais e uma da sociedade civil.
Da parte das Igrejas, seriam iniciativas do Papa Francisco, como o Pacto Educativo Global e outras ações que se relacionam, como a Encíclica Laudato Si e, depois, a Plataforma Laudato Si, que impulsionam para uma educação focada na sustentabilidade. Há ainda o projeto Economia de Francisco e Clara, que faz uma alusão os santos e suas atuações como ponte entre os que têm muito e os que têm pouco. Para além da Igreja Católica, o palestrante destacou o documento “Fraternidade Humana em prol da Paz Mundial e da Convivência Comum”, assinado pelo Papa e pelo líder islâmico Grão Imame de Al-Azhar Ahmad Al-Tayyeb; e, o relatório final do encontro ecumênico do qual o Papa também participou, em outubro de 2021, e que reúne as expectativas educacionais de mais de 17 líderes religiosos.
Em relação aos organismos internacionais, ele citou o atual Relatório da Unesco, intitulado “Reimaginar nossos futuros juntos”, que convida os educadores a repensar a educação como um novo contrato social, pautado na qualidade educacional ao longo da vida e concebida como bem comum, valorizando as pedagogias da cooperação, colaboração, solidariedade e as aprendizagens ecológicas. Outro clamor à educação, segundo o Padre Klein, provém da Agenda 2030, aprovada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e indicando “17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”. Pela sociedade civil, ele destacou a Campanha Mundial pela Educação (CME), lançada organizações não-governamentais, em 1999, na Espanha. Na América Latina, ela se traduziu na Campanha Latino-americana pelo Direito à Educação (Clade).
No caso específico da Companhia de Jesus, o palestrante lembrou aos educadores jesuítas o Direito Universal à Educação de Qualidade, assegurado pela Declaração Universal dos Direitos Humanos e promovido oficialmente, em 2019, pela Conferência dos Superiores Provinciais da América Latina (CPAL). De modo geral, Padre Klein SJ acredita que os temas propostos em clamor à educação “podem ser abordados em atividades transversais e para a reflexão pedagógica em vários segmentos da comunidade educativa, sempre a partir do discernimento, que é uma premissa da Pedagogia Inaciana” que, por sua vez, “não deve se blindar ou se reduzir à sua mera agenda e, sim, estar antenada às necessidades prementes da humanidade que pede socorro”, como concluiu.
PEDAGOGIA ATENTA
A diretora-geral do Vieira, professora Mariângela Risério, reafirmou a importância da palestra para os educadores. “Nos últimos 30 anos da educação da Companhia de Jesus, vivemos grandes transformações em todos os contextos de uma sociedade que saiu do modo analógico para o digital, repercutindo no comportamento social e, consequentemente, na educação. Acompanhar tudo isso, a partir da Companhia, é uma grande riqueza, por isso é sempre muito importante poder beber desta fonte com o Padre Klein, suas narrativas e produção intelectual que nos provocam a uma larga reflexão educativa, fazendo links entre a Pedagogia Inaciana e outros importantes documentos e ações, como o Pacto Educativo Global e relatórios da Unesco”, declarou.
Já a professora Ana Paula Marques ressaltou o quanto a formação se deu em um momento especial para a Educação Jesuítica, quando são comemorados os 30 anos do documento “Pedagogia Inaciana: uma proposta prática” e os 50 anos do discurso de Padre Pedro Arrupe SJ no 10º Congresso da Confederação Europeia dos Antigos Alunos do Colégios Jesuítas, ocorrido em Valência, na Espanha, “o que torna ainda mais especial este convite aceito pelo Padre Klein para juntos revisitarmos os princípios da nossa Pedagogia e do próprio Paradigma Pedagógico Inaciano (PPI), sempre em interface com as demandas do tempo presente”, como afirmou a diretora acadêmica do Vieira. O evento de formação ainda contou um momento de espiritualidade conduzido pelo pastoralista Rafael Nascimento, do Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral do colégio (Sorpa).
Leia também
-
03.12.24
Turma de 1994 celebra 30 anos com visita emocionante ao Vieira
Ex-alunos, sempre vieirenses, participaram de Missa de Ação de Graças e fizeram um tour pelo colégio querido
- 03.12.24 Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. Veja mensagem de estudante do Vieira
-
02.12.24
Aprendizagens múltiplas e sentimentos únicos são destacados ao final da VII ONU Colegial do Vieira
Edição marcou, com emoção e atuação brilhante dos estudantes, a última semana de aulas do ano letivo de 2024
-
02.12.24
Educadores do Vieira têm formação especial na abertura do planejamento para ano letivo de 2025
Com palestra de diretores e psicólogo, equipe pedagógica fez estudos e reflexões visando mais avanços em prol da missão educativa do colégio