Editorial: “Ser mais consciente”
Confira o texto e baixe a edição completa da "Em Companhia" de abril.
Conscientizar-se é um ato de humanização. Isso significa reconhecer que estamos em constante construção de nós mesmos e da sociedade em que vivemos. Como diz o poeta Murilo Mendes, “nascer é muito comprido” ou, ainda, como nos ensinou o educador Paulo Freire, “estamos inacabados e não prontos”. Significa também reconhecer que, impulsionados pelo modo de vida do capitalismo neoliberal, avançamos num processo de desumanização que urge ser revertido.
Nesse modelo, contraditoriamente, o imenso progresso tecnológico e a produção de riquezas andam lado a lado com o aumento da pobreza, da destruição ambiental, das desigualdades, dos fundamentalismos religiosos e culturais, do desemprego e da precarização do trabalho, que condenam multidões a viverem de forma sub-humana. Ser mais consciente provoca-nos a desnaturalizar todas essas relações e estruturas que desumanizam porque impedem o ser humano de realizar as suas possibilidades e de ser mais.
Na espiritualidade inaciana, ser mais é uma interpelação genuína de quem, tendo conhecido intimamente Jesus de Nazaré, busca a radicalidade de uma vida que expressa o seguimento a Ele. É diante d´Ele que nos sentimos chamados a superar-nos, a desafiar-nos, mas também a esvaziar-nos, para mais amar. Assim, o magis inaciano, embora parta do dinamismo natural que leva o ser humano a uma atitude de busca permanente, somente se realiza num modo de sentir e proceder orientado pelo desejo de seguir Jesus.
É nesse sentido que, com o tema Ser mais consciente, a ser trabalhado durante todo o ano de 2018, o Programa MAGIS Brasil interpela-nos a radicalizar, a exemplo de Jesus, a nossa humanidade. Três atitudes fundamentais marcam o processo de conscientização: conhecer a realidade, atuar no mundo e assumir uma posição utópica.
Desse modo, podemos dizer que ser mais consciente é aproximar-se, criticamente, da realidade, desvelando as estruturas políticas, econômicas e culturais que condicionam o modo como homens e mulheres estão no mundo. Mas a conscientização somente se realiza na práxis, a relação entre reflexão e ação. Por isso ser mais consciente é também implicar-se com a transformação da realidade, reconhecendo-se no mundo e com o mundo. Por fim, ser mais conscientes move-nos a uma posição utópica à medida que alimenta em nós uma atitude que é profética: denunciar as estruturas desumanizantes e anunciar as estruturas humanizantes, que nos aproximam do Reino.
Desejamos que, trabalhando com o tema comum Ser mais consciente, proposto pelo Programa MAGIS Brasil, jovens e adultos ligados à Companhia de Jesus reconheçam-se como sujeitos que fazem e refazem o mundo, com a coragem e a audácia proféticas da qual nos fala o Papa Francisco.
Texto escrito por Vanessa Araújo Correia (Jornalista, especialista em juventude, mestre em Estudos Culturais e coordenadora de projetos no Centro MAGIS Anchietanum).
Baixe a versão PDF em A4
Baixe a versão PDF em A3
Leia também
-
21.12.24
Vieira entra em recesso natalino até dia 2. Santuário segue com missas de final de ano. Confira horários!
Comunidade escolar tem participado de celebrações especiais desde antes do encerramento do ano letivo
-
20.12.24
Responsável por 2 dos 3 primeiros lugares nas aprovações no Enem no Brasil, SAS é adotado para todo Ensino Médio no Vieira
Sistema integra conjunto de ações do programa Vieira 2025+ de forma alinhada aos princípios da educação jesuítica
-
20.12.24
Vídeo com mensagem de fim de ano do Prof. Guidini abre edição especial do Informe RJE
Publicação reúne fatos mais marcantes do ano em que se comemorou os dez anos de constituição da Rede
-
19.12.24
Vieira reúne colaboradores em Natal com Setores
Missa especial também será celebrada para equipe de trabalhadores do colégio