Pedagogia Inaciana desenvolve potencialidades e dimensões do indivíduo
Conceito educacional é sempre ressignificado para o tempo presente sem deixar de preservar princípios e valores da Companhia de Jesus
Pedagogia Inaciana é um extenso acervo de orientações do governo central da Ordem dos Jesuítas, de publicações e pesquisas de vários autores sobre um enfoque pedagógico característico, procedente da Ratio Studiorum. É um conceito amplo que oferece uma visão cristã do mundo e do ser humano, um sentido humanista para o processo educativo e um método personalizado, crítico e participativo.
A base desse acervo pedagógico é constituída atualmente pelos documentos Características da Educação da Companhia de Jesus e Pedagogia Inaciana uma proposta prática, promulgados pelo Superior Geral dos Jesuítas em 1986 e 1993, respectivamente.
A Pedagogia Inaciana não é propriamente um método, no sentido rigoroso do termo, mas um enfoque pedagógico cujos elementos principais provêm dos Exercícios Espirituais e da espiritualidade inspirada em Santo Inácio de Loyola, como os conceitos de pessoa, de sociedade, de mundo, de Deus, de ideal de vida, de missão, de processo de ensino e aprendizagem, de mudança, de colaboração com os outros e networking.
Com frequência reduz-se a Pedagogia Inaciana ao Paradigma Pedagógico Inaciano (PPI), mas na verdade ela vai mais longe que este. O texto do PPI sugere a didática para a pedagogia inaciana, que se encontra no documento Características.
PEDAGOGIA JESUÍTA E PEDAGOGIA INACIANA
Desde há 30 anos costuma-se distinguir a Pedagogia Jesuíta da Pedagogia Inaciana, para ressaltar que aquela se refere a uma visão de Inácio de Loyola e pode ser assumida e implementada por pessoas e grupos não vinculados à Ordem dos Jesuítas. Por outro lado, a Pedagogia Jesuíta se refere à missão que a Companhia de Jesus assume no campo da educação, de acordo com a orientação, o acompanhamento e a avaliação que lhes oferece. Implica, também, a formação dos membros da Ordem.
O adjetivo inaciano deu uma nova compreensão à Pedagogia Jesuíta. Parece provir da alocução Nossos colégios hoje e amanhã, do Superior Geral, P. Pedro Arrupe, dia 13/09/1980, quando falava a um grupo de jesuítas especialistas na Educação Fundamental:
O centro de Ensino Médio da Companhia deve ser facilmente identificável como tal. Muitos aspectos assemelhar-se-ão a outros centros não confessionais ou confessionais e inclusive de religiosos. Mas, se é verdadeiramente da Companhia, isto é, se nele atuamos movidos pelas linhas de força próprias de nosso carisma, com o acento próprio de nossas características essenciais, com nossas opções, a educação que recebem os nossos alunos os dotará de certa “inacianidade”, se me permitis o termo. Não se trata de atitudes esnobistas ou arrogantes, nem mesmo complexo de superioridade. É lógica consequência do fato de que vivemos e atuamos em virtude deste carisma e de que em nossos centros devemos prestar aquele serviço que Deus e a Igreja requerem de nós jesuítas como tais.
Nos primórdios de sua missão educativa, a Companhia de Jesus não viu necessidade de mostrar explicitamente que os seus fundamentos estavam construídos sobre os Exercícios Espirituais inacianos, uma vez que estes eram conhecidos e utilizados pelos jesuítas. O Concílio Vaticano II, ao animar as congregações religiosas a retornar às suas raízes, provocou a explicitação dos Exercícios como seiva do apostolado educativo jesuíta. Essa transparência conceitual passou, a partir de então, a enfatizar como inaciana a produção intelectual dos estudiosos e pesquisadores.
A meta da Pedagogia Inaciana é ajudar a formar o ser humano, através do processo educativo – formal e não formal – a reconhecer a sua dignidade, a sua filiação divina, a sua vocação a ser. Empenha-se em estimular as pessoas a desenvolver ao máximo suas potencialidades e dimensões, a exercer sua liberdade, a atuar com autonomia e personalidade na transformação da sociedade, a solidarizar-se com os demais e com o meio ambiente.
Esta pedagogia se esforça por formar pessoas lúcidas que saibam aplicar os conteúdos, competências e habilidades desenvolvidas durante a escola. Trata-se de pessoas hábeis para interpretar o mundo de hoje, para saber discernir e oferecer soluções aos problemas, para mover-se em um mundo cambiante, para assegurar a sua educação vitalícia. Esta educação não pretende a adestrar ou instrumentalizar as pessoas para vencer ou subir na vida, mas, ao contrário, para descer os seus degraus, seguindo o exemplo de Jesus Cristo, a fim de servir o próximo, a sociedade e o meio ambiente naquilo que mais precisam.
Trecho retirado do texto Pedagogia Inaciana: sua origem espiritual e configuração personalizada, do P. Luiz Fernando Klein. Setembro, 2014.
Link para baixar o texto completo: https://pedagogiaignaciana.com/
Fonte: RJE.
Leia também
-
26.12.24
NA ESCOLA E NOS ESPORTES – Um ano de grandes conquistas para estudantes vieirenses
Alunos atletas brilharam representando times oficiais do colégio, clubes e confederações
-
24.12.24
Província dos Jesuítas do Brasil traz mensagem de Natal em vídeo. Assista!
Assistente espiritual do Vieira e reitor do Santuário N. Sra de Fátima participa, representando comunidade educativa
-
21.12.24
Vieira entra em recesso natalino até dia 2. Santuário segue com missas de final de ano. Confira horários!
Comunidade escolar tem participado de celebrações especiais desde antes do encerramento do ano letivo
-
20.12.24
Responsável por 2 dos 3 primeiros lugares nas aprovações no Enem no Brasil, SAS é adotado para todo Ensino Médio no Vieira
Sistema integra conjunto de ações do programa Vieira 2025+ de forma alinhada aos princípios da educação jesuítica