Biblioteca do Vieirinha lança nova edição do Projeto Hora do Conto
Nesse primeiro momento, toda a ludicidade da contação de história foi usada para relembrar as regras de uso da biblioteca
Como não se encantar com uma boa história, quando bem contada, estimulando o interesse pela fonte original? Se a forma de narrar um conto, uma anedota, uma notícia, já motiva adultos; com as crianças, sempre cheias de imaginação, o nível de envolvimento chega ser ainda mais impressionante. Com o objetivo de incentivar o gosto pela leitura desde a infância, a equipe das bibliotecas do Colégio Antônio Vieira criou o projeto Hora do Conto, tendo como público-alvo os alunos do Ensino Fundamental 1: do 1º ao 5º ano EF. A partir da iniciativa, os contadores de histórias da Biblioteca do Vieirinha narram ou encenam temas abordados nos livros infantis que fazem parte do acervo da unidade.
O lançamento da edição 2024 do projeto, por série e turma, teve início na semana passada, estendendo-se até a última terça-feira (27). Nesse primeiro momento, toda a ludicidade da Hora do Conto foi usada para reafirmar junto aos alunos as regras de uso da biblioteca. A equipe usou os recursos da caracterização e da adaptação de falas de personagens de Alice no País das Maravilhas, obra de Lewis Carroll, para tornar a apresentação das normas mais interessante para as crianças, além de destacar o vasto acervo da unidade, que dispõe de clássicos da literatura infantil, assim como obras recém-lançadas.
“Somente criamos o hábito de ler, se nos sentimos atraídos, de algum modo, para o mundo da literatura, principalmente em meio a tantas distrações tecnológicas. Esta é a proposta do projeto a Hora do Conto, pois entendemos que é na infância o melhor momento para se desenvolver o amor aos livros e, consequentemente, o hábito da leitura”, frisa a gestora das bibliotecas do Vieira, a bibliotecária Jaqueline Torres.
PARA ALÉM DO CONTO
Jaqueline Torres ressalta a importância das mensagens transmitidas às crianças, “com histórias escolhidas com criticidade, reforçando valores humanitários, de solidariedade, superação, igualdade, além de estímulo do imaginário por meio do simbolismo”, como frisa a bibliotecária. “São histórias que trabalham valores na educação infantil, além de serem uma ótima oportunidade para aprender a lidar com medos, obstáculos e frustrações, que são inevitáveis ao longo da vida”, diz.
“Foi um momento divertido em que ensinaram como agir na biblioteca, como um ‘Castelo das Maravilhas’ com regras informadas pela ‘Rainha de Copas’. Lembraram um monte de coisa: que a gente não deve correr na biblioteca, que é preciso fazer silêncio e outras coisas. Foi legal porque a gente pode esquecer”, disse a aluna Letícia Bélem, do 4º ano EF, turno vespertino. “Eu gostei porque eles juntaram a história de Alice às regras da biblioteca. A gente fica lembrando e rindo da história, ao mesmo tempo que aprende sobre o que pode fazer e o que não pode fazer”, completou o colega Rafael Bello. O projeto Hora do Conto é realizado durante todo o ano letivo, seguindo programação específica de acordo com as séries.
Fotos: Secom/CAV.
Leia também
-
13.01.25
Obras no Vieirão seguem em ritmo acelerado para a volta às aulas
Requalificação completa da unidade faz parte das ações do programa Vieira 2025+
-
09.01.25
Matrículas para esportes e robótica do Vieira serão abertas de 27 a 30 de janeiro
Confira os horários das atividades extracurriculares a serem oferecidas este ano
-
07.01.25
Projeto da APM e parceria com editoras asseguram economia em itens escolares para famílias vieirenses
Iniciativas alinham-se às ações de educação ambiental e financeira da instituição
-
04.01.25
Vieira é destaque na imprensa nacional ao reafirmar princípios da educação jesuítica ao longo de contextos históricos diversos
Em reportagem na Folha de SP, diretor-geral destaca formação que alia desenvolvimento cognitivo à promoção da justiça social e consciência crítica