TERCEIROU – Preparação para Enem com afeto e ludicidade reforça equilíbrio emocional de jovens
Evento Terceirou, realizado no último final de semana pelo Colégio Antônio Vieira, é exemplo de projeto que cuida do estudante de forma integral
Chegar à 3ª série do Ensino Médio, ao Terceirão, traz uma série de responsabilidades e expectativas, em um momento em que os estudantes são exigidos ou mesmo cobram de si desempenhos e definições quanto ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), vestibulares e futuro profissional. É também um período de muitas emoções por estar concluindo a Educação Básica, despedindo-se da escola e dos amigos com os quais, na maioria dos casos, já compartilham aprendizagens há muitos anos.
“Um momento em que também é fundamental que a escola promova um acolhimento especial a esse jovem que chega a esta importante etapa de seu processo formativo com os desafios próprios desta fase. Cuidar da pessoa faz parte do nosso jeito de educar enquanto colégio da Rede Jesuíta de Educação”, frisa o diretor-geral do Colégio Antônio Vieira, professor Sérgio Silveira.
Assim, ao mesmo tempo em que se destaca pelo robusto programa de preparação dos alunos para o Enem e vestibulares, o Vieira busca, na 3ª Série EM, promover eventos que possam contribuir para fortalecer o lado emocional dos alunos. Batizada de “Terceirou”, a descontraída manhã de integração, realizada no último sábado (2), é um dos exemplos das ações do colégio nesse sentido.
A psicóloga Mara Raquel Valverde, que é orientadora educacional da série no Vieira, reafirma o quanto é importante contar com um colégio que parte do discernimento de que a preparação intelectual e acadêmica, precisa ser proporcional ao cuidado com os aspectos emocionais do estudante. “Para que ele possa fazer esse percurso de forma equilibrada, contando com excelência acadêmica e qualidade emocional, o que também impacta nos resultados”, diz.
“É fundamental estar academicamente bem-preparado, mas também chegar ao momento da avaliação e conseguir responder positivamente às emoções que vão estar ali atravessando aquele momento considerado decisivo, dando conta de gerenciar tempo e emoções, conseguindo se autorregular e gerenciar o conteúdo que foi sendo estudado, disciplina a disciplina, para que possa ter o melhor resultado, que é o que ele deseja e a gente deseja também”, completa a orientadora educacional.
TERCEIROU
A manhã de integração, batizada de Terceirou, proporcionou aos jovens estudantes do Vieira atividades lúdicas, artísticas, esportivas (inclusive com BA x VI Solidário) e um bate-papo bem informal com professores, com todos compartilhando ideias e afeto, em um momento descontraído em que também foi possível aos alunos se expressar pela música, assim como também fizeram os professores, inclusive o diretor-geral que cantou para os estudantes.
“Foi uma manhã em que saímos aqui do colégio muito felizes, seja pela relação entre os alunos seja também pelo gesto concreto, que foi o ato de solidariedade das turmas com doação de alimentos para instituições filantrópicas. Então, agradeço a todos os envolvidos e desejo que essa 3ª série do Ensino Médio tenha uma finalização de ciclo muito bonita”, declarou o diretor acadêmico, professor Anderson Rafael Souza.
De acordo com a coordenadora pedagógica do Terceirão e articuladora do Ensino Médio do Vieira, professora Cristina Cardoso, o evento também cumpre a proposta de criar uma memória afetiva entre alunos e professores, por meio de momentos lúdicos fora da sala de aula. “A integração de alunos e professores em espaços diversos do colégio, reforça os laços de amizade, desenvolve novas competências, novas habilidades e potencializa o aprendizado nas aulas convencionais”, afirmou.
“Ter um momento de descontração é fundamental, porque é um período em que estamos focados em só estudar, sem falar em toda uma pressão externa, da família, amigos etc. Então, poder quebrar essa rotina e conseguir relaxar é benéfico até para os estudos: você começa a encarar com mais leveza, levar as coisas mais tranquilamente e, com a cabeça relaxada, consegue processar melhor os conhecimentos e se integrar ainda mais com os professores, construindo aquela conexão que vai além do aspecto profissional para envolver também a amizade”, declarou o estudante Henrique Carvalho Viana.
A mãe vieirense Consuelo Vidal acabou conferindo de perto o “Terceirou”, quando foi entregar o lanche que a filha Beatriz ficou de compartilhar com os colegas. “Faço sempre questão que minha filha participe dos eventos de integração promovidos pela escola, ainda mais este ano que ela está se despedindo do Vieira, concluindo o Ensino Médio. Fiquei muito feliz com o que vi: alunos se integrando ainda mais entre eles e com a equipe pedagógica, em uma manhã muito leve e proveitosa. Pude ouvir relatos dos estudantes, da minha filha e eu e saí de lá realmente muito emocionada”, revelou.
Feliz com os resultados da proposta, a professora Cristina Cardoso salientou o quanto os eventos do tipo “são essenciais para evitar o desgaste emocional e renovar o ânimo para seguir os estudos em um ano muito intenso e com muitos desafios”, como concluiu, agradecendo a dedicação dos diretores geral, Prof. Sérgio Silveira, e acadêmico, Prof. Anderson Rafael Souza, para realização do evento, que ainda contou com a participação especial da Profa. Sálua Chequer, coordenadora de Projetos Culturais do Vieira. A Profa. Cristina ainda destacou o engajamento dos estudantes e o apoio das famílias para o sucesso da iniciativa.
Fotos: Secom/CAV
Leia também
-
13.01.25
Obras no Vieirão seguem em ritmo acelerado para a volta às aulas
Requalificação completa da unidade faz parte das ações do programa Vieira 2025+
-
09.01.25
Matrículas para esportes e robótica do Vieira serão abertas de 27 a 30 de janeiro
Confira os horários das atividades extracurriculares a serem oferecidas este ano
-
07.01.25
Projeto da APM e parceria com editoras asseguram economia em itens escolares para famílias vieirenses
Iniciativas alinham-se às ações de educação ambiental e financeira da instituição
-
04.01.25
Vieira é destaque na imprensa nacional ao reafirmar princípios da educação jesuítica ao longo de contextos históricos diversos
Em reportagem na Folha de SP, diretor-geral destaca formação que alia desenvolvimento cognitivo à promoção da justiça social e consciência crítica