RJE participa do II Seminário Jesedu-Jogja 2024, em Yogyakarta, na Indonésia
Rede Jesuíta de Educação se fez presente, representando o Vieira e as outras 16 unidades educativas da Rede no Brasil
Termina nesta sexta-feira (28), na Indonésia, o II Seminário Jesedu-Jogja, reunindo representantes de 37 países. O De Britto College, em Yogyakarta, sedia o evento, que foi iniciado na última segunda-feira (24). A Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE), da qual faz parte o Colégio Antônio Vieira, está representada pelo seu diretor, o professor Fernando Guidini, e pelo diretor-geral do Colégio São Luís, de São Paulo (SP), Pe. Édison de Lima, SJ. O evento começou com uma oração e uma recepção calorosa por parte da equipe de coordenação. O Pe. Baskoro Pudjinugroho, SJ, delegado para a Educação da Província da Indonésia, expressou o seu entusiasmo e alegria pelo evento, recordando o processo de organização interrompido devido à pandemia e expressando gratidão por finalmente poder realizar-se. Ele convidou todos a se entusiasmarem e responderem ao chamado de Deus.
Durante o evento, os participantes ouviram atentamente uma mensagem em vídeo do Superior Geral da Companhia de Jesus, Pe. Arturo Sosa, SJ, que reafirmou o potencial apostólico das escolas jesuítas e destacou o objetivo do seminário de fornecer diretrizes para a educação para a fé em contextos multiculturais e inter-religiosos. Ele também enfatizou a importância de equilibrar raízes comuns e diversidade, afirmando que “precisamos que as escolas sejam lugares para promover o encontro com os outros e com Deus”.
Após o discurso do Padre Geral, o Pe. José Mesa, SJ, secretário para a Educação Secundária e Pré-Secundária da Companhia de Jesus, discutiu os desafios de manter a identidade católica, ao mesmo tempo em que é inclusiva, promovendo a justiça e a reconciliação. Ele destacou a importância das escolas jesuítas honrarem sua herança espiritual e servirem tanto à Companhia de Jesus quanto à Igreja. O Pe. Mesa também enfatizou a necessidade de as escolas educarem para a fé no século 21, em diálogo com outras religiões e em resposta aos desafios atuais.
DISCERNIMENTO
O Pe. Jimmy Bartolo, SJ, moderador do primeiro dia, sublinhou que o Jesedu não é apenas um encontro, mas um processo de discernimento, exortando os participantes a ouvirem a Deus e uns aos outros. Ele apresentou o Dr. Damian Zynda, diretor de Missão e Ministério da McQuaid Jesuit High School, em Rochester, Nova York, que fez um discurso de abertura sobre Compartilhando Deus através da Espiritualidade Inaciana. Dr. Zynda destacou o poder transformador da Espiritualidade Inaciana e dos Exercícios Espirituais na educação, defendendo uma abordagem holística que promova um encontro transformador da vida com Deus. Ele abordou o papel dos formadores inacianos como ministros de consolação, esperança e reconciliação. Para ele, em um mundo marcado pelo individualismo, pela indiferença e pela secularização, a educação deve ir além de meros objetivos econômicos e materiais e conduzir os indivíduos à plenitude da vida.
Durante a palestra, o palestrante e os participantes discutiram sobre a integração de programas de formação inaciana e a importância da fé em ambientes educacionais. Eles enfatizaram a necessidade de que a fé seja uma parte essencial da cultura escolar e não apenas uma obrigação ou prioridade secundária. Ecoando o tema do dia, duas experiências também foram compartilhadas. Em primeiro lugar, o Pe. Álvaro Lobo apresentou a evolução da transmissão da fé nas escolas espanholas, passando da fé obrigatória para a fé como possibilidade e, em última análise, como necessidade humana. A segunda experiência foi um vídeo que mostrou ex-alunos de escolas de todo o mundo compartilhando suas experiências com educação religiosa e formação religiosa e como a educação e a identidade jesuíticas influenciaram suas vidas.
Logo após, houve um espaço para reflexão pessoal e conversa inaciana. O Pe. Bartolo conduziu uma discussão sobre a integração de Jesus e dos Exercícios Espirituais na educação onde o catolicismo ou mesmo o cristianismo não é dominante. O dia culminou com uma celebração eucarística, presidida pelo Pe. Daniel Patrick Huang, e com o Pe. Beni Hari Juliawan, Provincial da Província da Indonésia, a proferir a homilia.
Com informações da RJE.
Leia também
-
26.12.24
NA ESCOLA E NOS ESPORTES – Um ano de grandes conquistas para estudantes vieirenses
Alunos atletas brilharam representando times oficiais do colégio, clubes e confederações
-
24.12.24
Província dos Jesuítas do Brasil traz mensagem de Natal em vídeo. Assista!
Assistente espiritual do Vieira e reitor do Santuário N. Sra de Fátima participa, representando comunidade educativa
-
21.12.24
Vieira entra em recesso natalino até dia 2. Santuário segue com missas de final de ano. Confira horários!
Comunidade escolar tem participado de celebrações especiais desde antes do encerramento do ano letivo
-
20.12.24
Responsável por 2 dos 3 primeiros lugares nas aprovações no Enem no Brasil, SAS é adotado para todo Ensino Médio no Vieira
Sistema integra conjunto de ações do programa Vieira 2025+ de forma alinhada aos princípios da educação jesuítica