Jogos Olímpicos mostram importância do incentivo aos esportes para crianças e jovens
Alunos vieirenses revelam potencial participando de mostras e competições, representando o colégio, associações e clubes
Os Jogos Olímpicos de Paris têm abertura oficial nesta sexta-feira (26), às 14h30, reunindo os melhores atletas dos esportes em todo o mundo. Um incentivo para as crianças e jovens que faz a diferença. “Toda criança e adolescente em idade escolar, está em pleno desenvolvimento socioemocional, cognitivo e psicomotor. Os esportes são por excelência um meio de desenvolvimento das múltiplas áreas, contribuindo para melhorar a autoestima, o equilíbrio físico e psíquico, a disciplina, a capacidade de interação social, a afetividade, as percepções, a expressão, o raciocínio e a criatividade”, destaca o psicólogo e professor de Educação Física do Colégio Antônio Vieira, Claudio Roberto Cruz.
No Colégio Antônio Vieira, a equipe do Departamento de Educação Física (Defe) “empenha-se em fomentar e proporcionar a prática esportiva, diminuindo o sedentarismo e estimulando o estilo de vida saudável”, como frisa o Prof. Cláudio Cruz. A valorização dos esportes no Vieira começa desde cedo com as crianças do Ensino Fundamental, seguindo até o Ensino Médio, seja durante as aulas de Educação Física ou nas atividades extracurriculares, como natação, futsal, vôlei, basquete e ginástica rítmica. Na GR, por exemplo, as ginastas treinam o ano todo para a grande Mostra CAV-GR, este ano prevista para os dias 28 e 29 de novembro.
Em algumas modalidades, como vôlei, basquete e futsal, times oficiais do Vieira participam de jogos intercolegiais. Esta semana, o colégio foi destaque no basquete, com as vitórias das equipes Sub-15 e Sub-18 nos Jogos dos Colégios Particulares e Parceiros de Salvador (JCP-PAR), sob o comando do professor Elias Costa.
Por meio do Grêmio Estudantil, os estudantes também organizam eventos esportivos, como o Campeonato de Fut 5, este ano envolvendo 20 clubes. Há ainda alunos que participam de cursos livres realizados no colégio, em parceria com escolas de karatê e judô.
MEDALHISTAS
Alunos do colégio também seguem, revelando talento nos esportes em clubes e associações, ganhando medalhas. Neste primeiro semestre, muitos brilharam. No início do ano, o aluno Bernardo Libório Lago ganhou da Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA) o troféu de Melhor do Ano 2023 na natação em águas abertas, na categoria Infantil 1. Já as estudantes Lavínia Fainstein e Maria Pontes Moreira conquistaram o 3º lugar na categoria feminino sub-19, classe 420, na 30ª Copa da Juventude de Vela, em Brasília.
Outro destaque foi a aluna Julia Hurst. Ela conquistou, em março, o 2º lugar na prova Sprint, na categoria de 10 a 19 anos, do circuito global de águas abertas Oceanman. Luísa Sugimoto, por sua vez, disputou a segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Águas Abertas em Itajaí (SC), garantindo vaga para representar o Brasil em duas competições internacionais: a Copa Pacífico, no Equador; e o Campeonato Mundial Júnior, na Itália. E João Vitor Mendes? Também deu show, conquistando a medalha de prata nas provas de 50m livre, 100m livre e 200m livre, tornando-se vice-campeão N/NE na categoria mirim 2.
Mais: Gabriela Lepikson foi a campeã da categoria mirim 2, na 3ª etapa do Campeonato Baiano de Águas Abertas. Nina Porciúncula, 7º ano EF, levou o 1º lugar na categoria Petiz 2 e o 6º lugar geral feminino, na 5ª etapa do mesmo campeonato.
KARATÊ E JUDÔ
No Karatê, os estudantes Arthur Frank Neder e João Furtado brilharam! O primeiro conquistou o 2º lugar nas competições kata e humjitê no Malta Open, o 2º lugar kata e o 3º lugar kumitê no WKA Campeonato Mundial de Karatê, em Malta. João, por sua vez, foi o grande campeão nessas duas categorias no Campeonato Baiano, em Feira de Santana, além de ter ficado em 5º no Mundial em Malta.
O aluno Arthur Figueiredo fez bonito no judô. Conquistou o título de campeão brasileiro sub-18 Região III (Nordeste e Sudeste), na categoria de peso -90 Kg. Ele também recebeu, logo no início deste ano, o prêmio “Melhores do Ano 2023”.
São atletas vieirenses que inspiram e revelam o grande potencial de nossas crianças e jovens. Que a Olimpíada de Paris motive mais e mais nossos estudantes, incentivando-os a grandes vitórias e aprendizagens nos esportes e na vida.
Que venham as medalhas, Brasil!
Imagens: Secom/CAV, acervos pessoais e
Kudinova Olena/Shutterstock.
.
Leia também
-
01.01.25
Novo ano chega com série de novidades para comunidade escolar vieirense
Requalificação do prédio do Vieirão, programa ainda mais robusto na preparação para Enem e opções no Tempo Integral estão na relação
-
26.12.24
NA ESCOLA E NOS ESPORTES – Um ano de grandes conquistas para estudantes vieirenses
Alunos atletas brilharam representando times oficiais do colégio, clubes e confederações
-
24.12.24
Província dos Jesuítas do Brasil traz mensagem de Natal em vídeo. Assista!
Assistente espiritual do Vieira e reitor do Santuário N. Sra de Fátima participa, representando comunidade educativa
-
21.12.24
Vieira entra em recesso natalino até dia 2. Santuário segue com missas de final de ano. Confira horários!
Comunidade escolar tem participado de celebrações especiais desde antes do encerramento do ano letivo