Logo do site
25.07.24

Em apresentação no Vieira, peça ‘Saudade, João’ amplia aprendizagens sobre cultura nordestina​

Iniciativa integra-se às ações de projetos pedagógicos interdisciplinares, promovendo conhecimento e identidade cultural​

Envolvidos pelas aprendizagens dos projetos interdisciplinares “São João: retrato de um povo”, desenvolvido no primeiro semestre com as crianças do 3º ano do Ensino Fundamental do Colégio Antônio Vieira, e “(En)cantos do Nordeste – Nossos Jeitos de Ser”, destinado aos estudantes do 6º ano EF, os alunos de ambas as séries puderam conferir este mês, em apresentação especial no próprio colégio, ao espetáculo infantojuvenil “Saudade, João”, de Ruan Passos. Indicado ao Prêmio Braskem de Teatro 2023, a peça, já assistida por mais de 8 mil pessoas, homenageia a cultura nordestina, abordando elementos típicos juninos e do sertão.

De acordo com a equipe pedagógica das séries, a apresentação da peça no colégio também teve como objetivo a ampliação do repertório cultural e musical dos estudantes e a formação de plateia, aprofundando os conhecimentos construídos a partir dos projetos pedagógicos, bem como sobre os elementos da linguagem teatral.

A PEÇA

O musical conta a história de um menino que está se isolando do mundo, devido a uma intensa tristeza em razão da recente perda do avô. Após um conflito, João é transportado para um outro mundo (Reino de Brogodó), onde um mago controla tudo e proibiu qualquer manifestação relacionada à cultura nordestina. Neste mundo, João encontra uma série de amigos, desenvolvendo com eles uma relação de ajuda mútua: os novos amigos o ajudam a lidar com a saudade e a tristeza e o garoto os ajuda a lutar contra a tirania do mago.

No Vieira, a apresentação foi ainda mais especial, com os atores já fazendo as performances nas salas de aula, convidando os estudantes para assistirem a história na Sala de Arte Sálua Chequer, onde o espetáculo levou os alunos a consolidarem as aprendizagens do projeto pedagógico, em clima de descontração, com muitas risadas, mas também grandes emoções. Confira o vídeo!

Veja mais fotos na galeria!

Imagens: Secom/CAV.