Kola na GIC: equipe é a campeã da gincana do Vieira
Ação do Colégio Antônio Vieira mobiliza estudantes com aprendizagens cognitivas e socioemocionais
Não deu outra: a equipe Kola é a grande campeã da GIC 2024! O resultado da Gincana Interna do Colégio Antônio Vieira (GIC) foi divulgado no início da tarde deste sábado (3) pela comissão organizadora, provocando euforia e muita emoção entre os integrantes da equipe vencedora. A conquista é fruto do somatório de pontos obtidos ao longo dos três dias de gincana, além das tarefas da etapa prévia ao evento que envolveu, no total cinco equipes.
CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO!
1º LUGAR: KOLA
2º LUGAR: NAVE
3º LUGAR: META
4º LUGAR: VIRA
5º LUGAR: RISKA
Também foram entregues premiações para os integrantes de equipes que se destacaram em áreas de atuação nas tarefas:
Fundamental: Sofia (VIRA)
Médio: Pedro (NAVE)
Líder: Malu (META)
Monitor: RISKA
GIC Bus: NAVE
Tamo Junto: VIRA
RP GIC: NAVE
GIC Gamer: KOLA
Gicamping: VIRA
O diretor-geral do Vieira, professor Sérgio Silveira, parabenizou a Kola e, também, os integrantes de todas as equipes e da comissão organizadora, ressaltando que “o fato de uma equipe celebrar o podium com o troféu é muito significativo, mas não representa tudo o que os jovens ganham ao participar do evento”, como frisou. “O maior podium mesmo é estar aqui, participando, se envolvendo, vivendo toda a emoção da GIC em mais uma edição que deve marcar a vida, a história e o coração de cada um de vocês. Que venham outras gincanas!”, declarou. Prof. Sérgio, o diretor acadêmico, professor Anderson Rafael Souza, e o padre Emmanuel Araújo, SJ, assistente espiritual do Vieira, entregaram o troféu para a equipe campeã.
DIFERENCIAL FORMATIVO
A GIC tornou-se um dos maiores eventos do tipo do país, destacando-se pelo diferencial formativo que proporciona a ampliação do conhecimento e o desenvolvimento de habilidades e competências que os estudantes levam para toda a vida. Podem participar alunos vieirenses do 6º ano do Ensino Fundamental (EF) à 3ª série do Ensino Médio (EM), além de ex-alunos que, saudosos, voltam ao Vieira para apoiar os gincanistas e equipes de logística do evento.
“É uma alegria celebrar esta gincana com nossos estudantes, com toda a nossa comunidade escolar. A GIC é uma grande celebração da amizade, do conhecimento, do crescimento, dos diversos valores que são trabalhados por meio das atividades que nossos alunos e ex-alunos desenvolvem ao longo da gincana e da pré-gincana”, afirmou o Prof. Sérgio Silveira, agradecendo a participação de todos os envolvidos para o sucesso do evento: estudantes, famílias dos alunos, comissão organizadora, professores e demais colaboradores do Vieira, patrocinadores, pessoal terceirizado de apoio e logística, entre outros.
MÚSICA E MOVIMENTOS
Desde a solenidade de abertura, com performances de dança, as equipes mostraram que a edição 2024 da Gincana do Vieira, que teve como tema Música, ficaria marcada na história. Do musical infantojuvenil Encanto, da Disney; às grandes celebridades internacionais do Pop, como Michael Jackson à Madonna, passando pelos brasileiríssimos movimentos de contracultura, da Tropicália à Baiana System; além dos populares paredões e pagodões, os estudantes deram um verdadeiro show em suas performances, em evento que teve transmissão, em tempo real, pelo YouTube, além da cobertura pelos canais do Vieira nas redes sociais.
ALUNOS E APRENDIZAGENS
As tarefas realizadas na sexta e até a manhã deste sábado, sempre com muita música de todos os ritmos, mobilizaram os estudantes, exigindo demonstração de conhecimentos, raciocínio, senso crítico, união e muita criatividade. Em sua terceira gincana, o aluno João Marcelo Grave, do 8º ano EF, destaca o senso de cooperação como uma grande aprendizagem do evento, entre outros benefícios. “A gente se integra e coopera uns com os outros. Fico com meus amigos, a gente torce, se emociona, brinca e se diverte”, declarou ele que integrou a equipe Meta.
“É o momento em que diferentes turnos e séries se encontram e conseguem se divertir de forma saudável, com muitos aprendizados, como a resiliência e o espírito de trabalho em equipe”, afirmou o aluno Cauã Soares, da 2ª série EM, que participou integrando a equipe Nave. Também na 2ª série EM, a aluna Ana Victoria Souza, que foi da equipe Kola, conta que normalmente, no dia a dia, assume muitas atividades sozinha e que tem aprendido com a GIC a trabalhar mais em equipe. “A gente aprende a trabalhar em equipe, a resolver situações que seriam estressantes, mas buscando manter a calma, controlando nossas emoções em um evento que é educativo e nos ajuda a também fortalecer esse lado emocional”, disse.
A estudante Melina Albino, da 1ª série EM, participou da GIC pela equipe Riska. “Na gincana, a gente aprende a ser mais organizado, a trabalhar em equipe e, principalmente, que com a cooperação de cada um a gente consegue realizar as tarefas”, diz ela. Não só os alunos, mas também os ex-alunos encontram na Gincana do Vieira muitas oportunidades de crescimento pessoal. “É um evento que desenvolve a nossa maturidade, a partir do trabalho em equipe, das dinâmicas, exercitando o respeito ao lidar com muitas pessoas”, concluiu Maria Fernanda Araújo. Ela encerrou o Ensino Médio do Vieira no ano passado e que hoje cursa Direito. Ela integrou a equipe Vira.
Confira abaixo mais um vídeo que mostra o empenho das equipes nas tarefas. Na segunda-feira (5), o colégio vai publicar uma galeria de fotos da GIC 2024, aqui no site. Parabéns a todos os gincanistas!
Leia também
-
13.01.25
Obras no Vieirão seguem em ritmo acelerado para a volta às aulas
Requalificação completa da unidade faz parte das ações do programa Vieira 2025+
-
09.01.25
Matrículas para esportes e robótica do Vieira serão abertas de 27 a 30 de janeiro
Confira os horários das atividades extracurriculares a serem oferecidas este ano
-
07.01.25
Projeto da APM e parceria com editoras asseguram economia em itens escolares para famílias vieirenses
Iniciativas alinham-se às ações de educação ambiental e financeira da instituição
-
04.01.25
Vieira é destaque na imprensa nacional ao reafirmar princípios da educação jesuítica ao longo de contextos históricos diversos
Em reportagem na Folha de SP, diretor-geral destaca formação que alia desenvolvimento cognitivo à promoção da justiça social e consciência crítica