Patrimônio cultural, capoeira é tema de contação de história para crianças no Vieirinha
Atividade na Biblioteca Gino Raísa, SJ, integra ações do projeto interdisciplinar sobre o Recôncavo
Como parte das aprendizagens do projeto interdisciplinar Contando e Cantando o Recôncavo, as crianças do 4º ano do Ensino Fundamental (EF) do Colégio Antônio Vieira puderam participar de uma contação de história especial na Biblioteca Gino Raísa, SJ, a biblioteca do Vieirinha. Eles assistiram à apresentação sobre o livro ‘As Aventuras do Besouro Mangangá’, de autoria do mestre Sidney de Jesus, que trata da arte da capoeira numa abordagem lúdica, enfatizando aspectos ancestrais e resistência do povo preto.
O evento, no último dia 29 de julho, contou com uma interpretação especial do colaborador da biblioteca e também capoeirista Robson Dias. Com muita ludicidade, ele falou sobre a capoeira e sobre o famoso capoeirista baiano Manuel Henrique Pereira, o Besouro Mangangá, símbolo de resistência, perseverança, respeito aos mestres e aos mais velhos. E, amor à natureza.
“As crianças gostaram muito da atividade, ficaram interagindo com perguntas, queriam tocar o berimbau. Eu mostrei a eles a importância da capoeira e quem foi o Besouro na nossa história, ensinando também um pouco do significado dos toques do berimbau”, conta Robson, que é batizado na capoeira como “Professor Neguinho”. Ele integra a Associação Capoeira Regional Arte Jovem (Acraj). A Roda de Capoeira e o Ofício dos Mestres de Capoeira, tão presentes na cultura do Recôncavo, foram reconhecidos como Patrimônio Cultural Brasileiro (Iphan/2008).
EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA
Além de valorizar a capoeira como patrimônio cultural, a história sensível do livro versa sobre consciência negra, combate ao racismo e dignidade humana, em leitura indicada para crianças, jovens e toda a família, dentro da proposta de uma educação antirracista que tem sido um marco no Vieira. A personagem Zuri é uma pequena menina que desde cedo se posiciona contra o racismo e usa o conhecimento para combater as injustiças e a opressão contra o povo negro.
As crianças revelam como gostam da forma lúdica como a equipe do colégio trata temas bem sensíveis. A culminância do projeto Contando e Cantando o Recôncavo será nas próximas segunda (19) e terça-feira (20), com apresentação aberta às famílias da série.
Veja mais fotos!
Imagens: Secom/CAV.
Leia também
-
13.01.25
Obras no Vieirão seguem em ritmo acelerado para a volta às aulas
Requalificação completa da unidade faz parte das ações do programa Vieira 2025+
-
09.01.25
Matrículas para esportes e robótica do Vieira serão abertas de 27 a 30 de janeiro
Confira os horários das atividades extracurriculares a serem oferecidas este ano
-
07.01.25
Projeto da APM e parceria com editoras asseguram economia em itens escolares para famílias vieirenses
Iniciativas alinham-se às ações de educação ambiental e financeira da instituição
-
04.01.25
Vieira é destaque na imprensa nacional ao reafirmar princípios da educação jesuítica ao longo de contextos históricos diversos
Em reportagem na Folha de SP, diretor-geral destaca formação que alia desenvolvimento cognitivo à promoção da justiça social e consciência crítica