A convite da equipe pedagógica, promotora do MP orienta estudantes sobre cyberbullying
Roda de conversa virtual, com alunos do 6º ano EF, fomentou reflexão sobre uso ético das mídias digitais
A promotora de justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Criança e do Adolescente do Ministério Público do Estado da Bahia, Márcia Sandes, foi uma das convidadas especiais da equipe pedagógica das aulas de Língua Portuguesa do Colégio Antônio Vieira para falar com estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental (EF) sobre um tema bem contemporâneo: ocyberbullying. As rodas de conversa sobre o assunto ainda contaram com a participação da advogada Bianca Chetto, mestra em Estudos de Gênero e Feminismos. .
O cyberbullying é um termo em inglês que se refere às práticas hostis, de assédio moral, realizadas contra uma pessoa ou grupo pela internet, geralmente via redes sociais. Trata-se do bullying virtual que tem entre as principais vítimas e, também praticantes, o público infanto-juvenil.
No bate-papo informal com os estudantes, a promotora Márcia Sandes (foto acima) destacou que, com o uso cada vez maior das redes sociais virtuais, o bullying (palavra do inglês que pode ser traduzida como “intimidar” ou “amedrontar”) tem deixado mais o ambiente das escolas, onde passou a ser mais rigorosamente fiscalizado, para promover agora vítimas na internet, onde os agressores, na maioria das vezes, fazem uso de perfis falsos, dificultando a identificação. Ela alertou sobre os danos psicológicos gerados, esclarecendo ainda como o MP vem atuando nestes casos na defesa dos direitos da criança e do adolescente.
REFLEXÃO CRÍTICA
A roda de conversa do Vieira para tratar do tema também contou a participação da advogada Bianca Chetto, especialista na defesa dos direitos da mulher. Bianca Chetto participou de videoconferências com as turmas do 6º ano EF no turno vespertino. O evento, nos dois turnos, foi organizado pelas professoras Amanda Neves e Yeda Neves, com o objetivo de sensibilizar as turmas sobre a leitura do livro trabalhado na unidade: Todo Mundo é Misturado, da escritora Beth Cardoso.
“A roda de conversa sobre cyberbullying fomentou a reflexão crítica sobre tais temáticas, considerando o contexto das mídias digitais através do debate, da discussão junto aos nossos alunos. Um rico momento que partiu dos conhecimentos prévios dos alunos e ampliou o olhar, os saberes deles, ajudando-os a atuarem no ambiente virtual de forma responsável, respeitosa e consciente”, disse a professora Mariângela Rosier, coordenadora pedagógica do 6º e 7º anos EF do Vieira.
Fotos: acervos pessoais
Leia também
-
13.01.25
Obras no Vieirão seguem em ritmo acelerado para a volta às aulas
Requalificação completa da unidade faz parte das ações do programa Vieira 2025+
-
09.01.25
Matrículas para esportes e robótica do Vieira serão abertas de 27 a 30 de janeiro
Confira os horários das atividades extracurriculares a serem oferecidas este ano
-
07.01.25
Projeto da APM e parceria com editoras asseguram economia em itens escolares para famílias vieirenses
Iniciativas alinham-se às ações de educação ambiental e financeira da instituição
-
04.01.25
Vieira é destaque na imprensa nacional ao reafirmar princípios da educação jesuítica ao longo de contextos históricos diversos
Em reportagem na Folha de SP, diretor-geral destaca formação que alia desenvolvimento cognitivo à promoção da justiça social e consciência crítica