Menu
Logo do site
Logo do site
16.11.20

A convite da equipe pedagógica, promotora do MP orienta estudantes sobre cyberbullying

Roda de conversa virtual, com alunos do 6º ano EF, fomentou reflexão sobre uso ético das mídias digitais

A convite da equipe pedagógica, promotora do MP orienta estudantes sobre cyberbullying

A promotora de justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Criança e do Adolescente do Ministério Público do Estado da Bahia, Márcia Sandes, foi uma das convidadas especiais da equipe pedagógica das aulas de Língua Portuguesa do Colégio Antônio Vieira para falar com estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental (EF) sobre um tema bem contemporâneo: ocyberbullying. As rodas de conversa sobre o assunto ainda contaram com a participação da advogada Bianca Chetto, mestra em Estudos de Gênero e Feminismos. . 

cyberbullying é um termo em inglês que se refere às práticas hostis, de assédio moral, realizadas contra uma pessoa ou grupo pela internet, geralmente via redes sociais. Trata-se do bullying virtual que tem entre as principais vítimas e, também praticantes, o público infanto-juvenil. 

A promotora Márcia Sandes conversou com alunos em aula on-line especial sobre o tema

No bate-papo informal com os estudantes, a promotora Márcia Sandes (foto acima) destacou que, com o uso cada vez maior das redes sociais virtuais, o bullying (palavra do inglês que pode ser traduzida como “intimidar” ou “amedrontar”) tem deixado mais o ambiente das escolas, onde passou a ser mais rigorosamente fiscalizado, para promover agora vítimas na internet, onde os agressores, na maioria das vezes, fazem uso de perfis falsos, dificultando a identificação. Ela alertou sobre os danos psicológicos gerados, esclarecendo ainda como o MP vem atuando nestes casos na defesa dos direitos da criança e do adolescente. 

Advogada Bianca Chetto participou da roda de conversa do turno vespertino 

REFLEXÃO CRÍTICA 

A roda de conversa do Vieira para tratar do tema também contou a participação da advogada Bianca Chetto, especialista na defesa dos direitos da mulher. Bianca Chetto participou de videoconferências com as turmas do 6º ano EF no turno vespertino. O evento, nos dois turnos, foi organizado pelas professoras Amanda Neves e Yeda Neves, com o objetivo de sensibilizar as turmas sobre a leitura do livro trabalhado na unidade: Todo Mundo é Misturado, da escritora Beth Cardoso. 

“A roda de conversa sobre cyberbullying fomentou a reflexão crítica sobre tais temáticas, considerando o contexto das mídias digitais através do debate, da discussão junto aos nossos alunos. Um rico momento que partiu dos conhecimentos prévios dos alunos e ampliou o olhar, os saberes deles, ajudando-os a atuarem no ambiente virtual de forma responsável, respeitosa e consciente”, disse a professora Mariângela Rosier, coordenadora pedagógica do 6º e 7º anos EF do Vieira.

Coordenadora pedagógica do 6º e 7º anos EF, a professora Mariângela Rosier destacou proposta de ajudar estudantes a atuarem na internet de forma responsável e respeitosa


Fotos: acervos pessoais

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo