Menu
Logo do site
Logo do site
20.11.23

Aldri Anunciação faz palestra sobre consciência negra para colaboradores do Vieira e lança livro 

Escritor, roteirista, diretor e apresentador de TV volta ao colégio para bate-papo com colaboradores 

Aldri Anunciação faz palestra sobre consciência negra para colaboradores do Vieira e lança livro 

A história de Gregório, brasileiro branco de classe média que um dia acorda com um pequeno sinal preto na mão esquerda e que aos poucos vai avançando pelo corpo, transformando o jovem misteriosamente em uma pessoa negra, foi o pano de fundo da palestra sobre racismo e valorização da cultura negra, proferida pelo escritor, roteirista, diretor e apresentador Aldri Anunciação, para colaboradores do Colégio Antônio Vieira. Gregório é o personagem principal do livro “Pretamorphosis: biografia não autorizada de um ex-branco”, o mais novo livro de Aldri Anunciação, também autor de “Namíbia, Não!”, cuja história virou peça teatral de mesmo nome e o filme “Medida Provisória”, ambos sucessos de bilheteria.

O evento, realizado no último dia 16, marcou a programação especial pelo Novembro Negro do colégio que inclui a culminância de projetos interdisciplinares temáticos, além de atividades realizadas neste dia 20, Dia da Consciência Negra, como a oficina de bonecas abayomi, cuja origem está na confecção pelas mães em navios negreiros, como forma de gerar segurança e transmitir afeto para os filhos que as acompanhavam no trajeto.  

Oficina de bonecas Abayomi

O colégio também publicou neste dia 20 um artigo da professora Sálua Chequer sobre educação étnico-racial para crianças. A Profa. Sálua integra o Comitê para Educação Étnico-racial e de Gênero do Vieira, que é coordenado pela orientadora educacional Camila Portugal. Foi o comitê que promoveu a palestra com Aldri Anunciação, com o objetivo de provocar reflexões sobre as relações étnico-raciais e como elas compõem a estrutura da sociedade brasileira. 

Aldri Anunciação em reencontro com colaboradores em evento formativo

REENCONTRO

No ano passado, no mesmo período de exibição nos cinemas do filme Medida Provisória, Aldri Anunciação participou de dois eventos no Vieira, com colaboradores e estudantes. “O reencontro com Audrey foi necessário para que nós retomássemos parte de ações formativas da possibilidade de uma escola antirracista. Mais uma vez, ele reforça a necessidade de não encerrar a discussão que possa abranger toda a comunidade escolar”, frisou Camila Portugal.  

Em “Pretamorphosis”, ao perceber as dificuldades de ser negro em uma sociedade que se quer branca e ainda se ver obrigado a encarar a família, namorada e colegas a partir de uma perspectiva enegrecida, Gregório inicia uma jornada de resgate de sua verdadeira identidade, até se deparar com um simples detalhe nunca antes percebido, que mudará pra sempre sua a visão sobre si mesmo.  “É um livro que fala muito sobre empatia que, como diz Aldri, por mais piegas que possa parecer, é a única maneira que tem de sentir a dor do outro, colocando-se no lugar dele, vestindo a pele dele. Então, Gregório pode ser qualquer um brasileiro que passe por essa situação e que vivencia aquilo tudo, experimenta coisas alegres e muita coisa triste, ruim, que uma pessoa negra nesse país passa”, declarou a professora Sálua Chequer, que já começou a ler o livro.

Fotos: Secom/CAV.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo