Alunos do 1º ano EF entrevistam autora do livro A Menina da Cabeça Quadrada
Caracterizados, repórteres mirins ainda revelaram muita criatividade ao recepcionar Emília Nuñez na aula on-line
Com cabecinhas quadradas (cada uma mais linda que a outra!), os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental do Colégio Antônio Vieira esbanjaram muita criatividade para um momento especial esta semana: a entrevista coletiva com a escritora Emília Nuñez, autora do livro A Menina da Cabeça Quadrada, leitura recomendada no projeto pedagógico da série. Autora de 16 livros, 15 deles infantis, Emília revelou ter sido também um encontro muito especial para ela, que é ex-aluna do Vieira e filha de ex-aluno.
“Participar da entrevista coletiva feita pelas crianças que leram o livro foi motivo de grande alegria para mim. Como vieirense, sempre me sinto feliz e acolhida ao regressar à minha escola querida, mesmo que, dessa vez, tenha sido virtualmente”, disse a escritora, que estudou no Vieira de 1993 a 2003. Ela respondeu perguntas sobre inspiração para as obras, vocação, apoio familiar, entre outras, todas feitas pelos alunos, bem na linguagem infantil. A autora mostrou-se muito à vontade com os pequenos repórteres, destacando ainda “a participação ativa das famílias, além do entusiasmo e carinho das professoras”.
Para a professora Judith Pla Cid, regente de uma das turmas do 1º ano EF, entrevistar a escritora foi uma oportunidade especial para as crianças. “Um momento mágico e de muito encantamento, marcado por sorrisos, olhos brilhando e lembranças da querida autora Emília Nuñez, de quando ela começava a se aventurar nos caminhos da leitura e escrita, ainda aluna do Vieirinha”, contou a “Pró Judy”, como é, carinhosamente, chamada pelos alunos. Ela também se caracterizou, com cabeça quadrada, para recepcionar, na aula on-line, a entrevistada especial do dia.
O LIVRO
Ilustrado por Bruna Brasil, a obra A Menina da Cabeça Quadrada apresenta uma história envolvente que, ao mesmo tempo, promove uma reflexão, com muita ludicidade, sobre o uso excessivo de celulares e tablets, além de muitas horas em frente da TV. “Um livro para incentivar as crianças da era digital a descobrirem o prazer das brincadeiras tradicionais e para ajudar os pais na aventura de educar uma geração conectada”, como descreveu a editora Tibi Livros.
De acordo com a coordenadora pedagógica dos 1º e 2º anos EF do Vieira, a professora Adriana Novis, a entrevista com autora do livro marca a culminância de uma sequência didática que foi especialmente organizada, visando o desenvolvimento das habilidades específicas previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no campo da educação literária. “As crianças puderam ampliar o seu envolvimento em práticas diversificadas de letramento, despertando sentimentos, promovendo associações entre o mundo imaginário e situações que vivem no cotidiano, ampliando também a compreensão da realidade e estimulando ainda a criatividade, a imaginação e o conhecimento de mundo, como parte de um projeto que potencializa a formação de um leitor crítico e reflexivo, além de levar ao reconhecimento da ação transformadora da experiência com a literatura”, explicou.
Confira agora mais fotos desse momento tão especial em nossa galeria!
Fotos: acervos pessoais, Secop e SOE
Leia também
-
13.01.25
Obras no Vieirão seguem em ritmo acelerado para a volta às aulas
Requalificação completa da unidade faz parte das ações do programa Vieira 2025+
-
09.01.25
Matrículas para esportes e robótica do Vieira serão abertas de 27 a 30 de janeiro
Confira os horários das atividades extracurriculares a serem oferecidas este ano
-
07.01.25
Projeto da APM e parceria com editoras asseguram economia em itens escolares para famílias vieirenses
Iniciativas alinham-se às ações de educação ambiental e financeira da instituição
-
04.01.25
Vieira é destaque na imprensa nacional ao reafirmar princípios da educação jesuítica ao longo de contextos históricos diversos
Em reportagem na Folha de SP, diretor-geral destaca formação que alia desenvolvimento cognitivo à promoção da justiça social e consciência crítica