Alunos da RobotiCAV desenvolvem projeto para economia de água e energia nas plantações
Estudantes do Vieira que participam do programa testaram a rega automática nos espaços verdes do colégio
Mais do que aprender a programar e a fazer projetos de tecnologia, as aulas da Oficina de Robótica do Colégio Antônio Vieira (RobotiCAV) têm um diferencial: a possibilidade de uma da aprendizagem voltada para também contribuir para um mundo melhor, mais sustentável e solidário. Este mês, por exemplo, os alunos da RobotiCAV desenvolveram uma rega automática para plantações. O projeto prevê o uso da automação para possibilitar o reaproveitamento de água da chuva para regar a lavoura ou jardim, contando com sensores para evitar o desperdício também de energia.
As atividades foram desenvolvidas com estudantes nível Gama: alunos do 5º ao 7º ano do Ensino Fundamental. “O objetivo foi promover a conscientização sobre a importância de reduzir o gasto de água e energia, utilizando tecnologias nas zonas rurais para, por exemplo, o reaproveitamento de água da chuva em poços para regar a lavoura, para produzir com baixo custo e eficiência hídrica”, contam os monitores da oficina que integram a equipe de Mídia Educacional e Tecnologia do Vieira. Após os testes bem-sucedidos, agora eles querem desenvolver um projeto-piloto para regar as áreas verdes da escola.
Os monitores explicam os passos trabalhados com os estudantes: “Utilizamos o sensor de umidade para medir a umidade do solo programando para que ative a bomba d’água, automaticamente, quando o solo estiver seco e desligar quando o solo atingir a umidade ideal de acordo com o plantio ou jardins. Além do sensor de umidade, usamos o micro controlador ‘Arduino’, para gerenciar o funcionamento do protótipo, além de um display LCD para mostrar na tela os estados de atividade do solo: seco, umidade ideal e encharcado”.
ALUNOS
“Gostei de trabalhar em todos os detalhes do projeto, usando programas, como o tinckercad (uso para modelagem tridimensional), entre outros. A parte do sensor também é muito interessante”, diz o aluno João Guilherme Lopes, do 6º ano do Ensino Fundamental (EF). Ele faz parte do programa RobotiCAV, a exemplo da colega Júlia Assaf, do 5º ano EF. “É uma atividade que gosto muito: adoro fazer os códigos de programação, fazer circuitos e já me vejo desenvolvendo jogos no futuro”, revela.
Veja mais fotos!
Fotos: Secom/CAV.
Leia também
-
10.10.24
Oficinas de Futebol com IA, NFT, drones e robotics challenge marcam programação do Vieira Games
Atividades serão ministradas em parceria pela empresa especializada TecnoCraques Tech&Futebol Academy For Kids
-
25.04.24
ARTIGO – Crianças que têm acesso à linguagem de programação desenvolvem habilidades para lidar com desafios ao longo da vida
Confira os benefícios destacados pelo especialista Rafael Gonçalves, coordenador de Tecnologia Educacional do Colégio Antônio Vieira
-
18.02.24
Vieira abre inscrições para Esportes e Robótica como atividades extracurriculares
Matrículas devem ser feitas pelo Aluno On-line
-
19.12.23
Estudantes de robótica do Vieira conquistam 1º lugar em torneio promovido pelo Sesi
Com três equipes participantes, colégio foi o grande vencedor na categoria Core Values