Alunos e colaboradores devem ficar atentos à postura e uso adequado de notebooks
Médico do Trabalho do Vieira dá dicas sobre ergonomia para as atividades em casa
A volta às atividades on-line, neste início de segunda unidade, exige atenção redobrada quanto à ergonomia. Os cuidados com a postura, uso adequado de equipamentos eletrônicos e respeito à necessidade de intervalos, entre outros, devem ser seguidos por alunos, equipe pedagógica e todos os demais colaboradores do Colégio Antônio Vieira que estão trabalhando em casa, em sistema home office. O alerta é feito pelo médico do trabalho, Guilherme Larroudé de Man, que atua no Serviço Médico (SESMET) do Vieira. Ele destaca que, além da higienização constante das mãos e equipamentos, como notebooks, celulares e tabletes – como uma das medidas para evitar a contaminação pelo novo coronavírus, é importante ficar atento às recomendações ergonômicas, também consideradas essenciais para a preservação da saúde e bem-estar durante a quarentena.
No caso específico dos alunos, o Colégio tem seguido as orientações dos Conselhos Nacional e Estadual de Educação, assim como da Associação Brasileira de Pediatria, promovendo um modelo de aprendizagem a distância, com atividades pedagógicas diversificadas (síncronas e assíncronas), respeito às faixas etárias das turmas e duração planejada. De acordo com Guilherme de Man, as orientações ergonômicas aliam-se, portanto, a tais medidas, contribuindo também para um melhor aproveitamento dos conteúdos, ao evitar o aparecimento de dores e lesões que possam comprometer o desempenho nos estudos – ou no trabalho, no caso dos colaboradores.
O médico reconhece que, na maioria das vezes, “o ambiente residencial não reúne todas as condições ideais para o desenvolvimento de um trabalho 100% ergonômico, mas é importante tentar, ao máximo, adequar-se às recomendações, o que, muitas vezes, é possível apenas pela correção de maus hábitos”, como ressalta. “Se você não tem uma cadeira ergonomicamente perfeita, procure, pelo menos, sentar a 90 graus”, diz ele, desaconselhando usar o notebook no sofá ou cama. “Quase todo mundo, praticamente, senta errado em um sofá. Levar o notebook para ficar muito tempo na cama, então, é 100 por cento contraindicado”, frisa.
Confira esta e outras dicas de Dr. Guilherme!
Local apropriado
Evite sempre trabalhar ou estudar deitado na cama ou no sofá, devido a postura inadequada do corpo. Procure um lugar tranquilo, com boa iluminação e bem ventilado. Evite o ar condicionado.
Mesa e cadeira
A altura da mesa deve ser aquela que permita que seus antebraços fiquem a, aproximadamente, 90 graus em relação aos braços. Já a cadeira deve ter altura adequada para que seus pés fiquem completamente em contato com o chão, “para que não haja compressão na parte posterior das coxas, o que prejudicaria o retorno venoso”, como explica o médico. É importante também que a cadeira ofereça apoio para a coluna lombar e, se possível, para os antebraços. A cabeça e a coluna devem ficar eretos, com a parte lombar encostada no apoio da cadeira.
Uso do notebook
Com a cabeça ereta, esteja atento para que sua linha de visão frontal fique sempre perpendicular à tela do monitor. O teclado (que deve ser higienizado com frequência) deve ter “teclas macias” para uma digitação confortável. Quanto ao mouse (que também deve ser higienizado com frequência), é importante que tenha tamanho compatível com a mão do usuário. “É muito comum, mas não recomendável, termos crianças e adolescentes manuseando mouses projetados para adultos e vice versa”, alerta o médico.
Alongamento e intervalo
Faça sempre um alongamento geral e suave antes de começar a trabalhar ou estudar, repetindo o exercício a cada hora ou intervalo entre as aulas. Não esqueça também de andar um pouco, mesmo dentro de casa, para ativar a circulação.
Confira também as orientações sobre ergonomia que estão no nosso canal do YouTube:
Leia também
-
13.01.25
Obras no Vieirão seguem em ritmo acelerado para a volta às aulas
Requalificação completa da unidade faz parte das ações do programa Vieira 2025+
-
09.01.25
Matrículas para esportes e robótica do Vieira serão abertas de 27 a 30 de janeiro
Confira os horários das atividades extracurriculares a serem oferecidas este ano
-
07.01.25
Projeto da APM e parceria com editoras asseguram economia em itens escolares para famílias vieirenses
Iniciativas alinham-se às ações de educação ambiental e financeira da instituição
-
04.01.25
Vieira é destaque na imprensa nacional ao reafirmar princípios da educação jesuítica ao longo de contextos históricos diversos
Em reportagem na Folha de SP, diretor-geral destaca formação que alia desenvolvimento cognitivo à promoção da justiça social e consciência crítica