05.09.24

Alunos e educadores do Vieira têm até dia 9 para votar no Concurso de Redação e Arte da RJE

Duas melhores produções em cada categoria serão publicadas em livro a ser lançado pelas Edições Loyola

Termina na próxima segunda-feira (9) o prazo para que estudantes e educadores do Colégio Antônio Vieira – e de todas as demais 16 unidades educativas da Rede Jesuíta de Educação (RJE) no Brasil – votem nos projetos selecionados no Concurso de Redação e Arte da RJE. A ação envolve estudantes do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Serão escolhidas as duas produções mais votadas de cada instituição em três categorias: produção artística (envolvendo alunos do 7º ano); produção textual (8º ano) e produção fotográfica (9º ano).

TEMA

Este ano, o tema “Tradição em Inovar: memória, esperança e experiência em um Colégio Jesuíta” enfatiza o constante processo de inovação da educação jesuítica (oferecida pelos jesuítas à sociedade) que, ao longo dos anos, está sempre se ressignificando para o tempo presente, sem deixar de preservar os princípios e valores que são um diferencial em sua história.

COMO VOTAR

A votação só pode ser feita pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), com login e senha dos estudantes e educadores. Os trabalhos mais votados irão compor um livro especial do 8º Concurso de Redação e Arte, a ser publicado pelas Edições Loyola, com lançamento previsto para o primeiro semestre de 2025. Veja abaixo a relação das produções dos alunos vieirenses e vote! CLIQUE AQUI PARA VOTAR!

TRABALHOS SELECIONADOS NO VIEIRA

Com ótimos trabalhos, os estudantes do Vieira fizeram bonito no concurso e todos os participantes estão de parabéns. Os alunos do colégio que tiveram as produções selecionadas para votação foram:

7º ano EF

• Beatriz Lima Fonseca – Amar e Servir
  • Elis Crusoé de Souza – Ondas de Experiência
  • Lis Gantois Rosado Cunha – A Árvore da Vida Escolar
  • Maria Eduarda Oliveira de Paula – Coração Vieirense
  • Victoria Domingues Almeida de Macedo e Santana – Espalhe Empatia

8º ano EF

• Anna Beatriz Amador Leite de Souza Santos – Memórias
  • Gabriel Lima Gomes – Um colégio de amor
  • Laura Lepikson de Oliveira Pato – A vida no caminho
  • Maria Luiza Oliveira Dória – Querido diário
  • Maria Palma Ferreira Mandim – Lembranças do passado e boas-vindas ao novo

9º ano EF

• Daniel Villas-Boas Pinheiro de Lemos – Fé e inovação!
  • Davi Marcelino Tedesco Netto – Transição para a adolescência
  • Fernanda Gama Pereira – Águas passam, águas se renovam
  • Roberta de Souza Lucas – A transição das gerações dentro do Vieira

Então, ainda não votou? Clique aqui!

VISITA AO MEMORIAL

Para contribuir com as inspirações para a produção textual, os estudantes do 8º ano EF até tiveram a oportunidade de visitar, no primeiro semestre, o Memorial do Vieira. A visita foi realizada como parte das aulas de Redação. “No Memorial, os estudantes foram levados a refletir e experienciar sobre a relação entre o passado e o presente, discernindo sobre tradição e inovação, revisitando memórias e vivências”, como explicou a coordenadora pedagógica da série, professora Iara Queiroz.

Veja algumas fotos desse momento!