Alunos e professores do 9º ano EF visitam creche comunitária no Subúrbio
A ação faz parte do projeto transdisciplinar “Direitos Humanos, Valores Cidadãos e Sociedade em Rede”
As alunos e educadores do 9º EF do Vieira Alunos e educadores viveram experiências marcantes de cidadania ao visitarem a Associação Criança e Família, em março. A atividade faz parte de umas etapas do projeto transdisciplinar “Direitos Humanos, Valores Cidadãos e Sociedade em Rede”. A creche comunitária está localizada no bairro Alto da Santa Terezinha, no Subúrbio Ferroviário de Salvador.
Os encontros permitiram a interação dos vieirenses com o cotidiano das atividades da instituição. A creche da Associação acolhe 150 crianças de dois a cindo anos, em turno integral e oferece quatro refeições por dia. A instituição também trabalha com o acolhimento a mães gestantes, realizado em um centro de acolhimento em um prédio anexo.
Segundo a coordenadora pedagógica do 9º ano EF, Vânia Virgens, as visitas têm objetivos que dialogam diretamente com o projeto da série e trabalha a valorização da vida como o direito maior. “Queremos que os nossos alunos entendam como funcionam os Direitos Humanos e como devem ser aplicados na sociedade”, destacou ela.
A coordenadora dos projetos de educação infantil da Associação, Vanessa Rodrigues, afirmou que as visitas são sempre muito importantes para todos envolvidos no projeto já que colaboram com a compreensão da necessidade do outro. Ela ainda explicou que o trabalho desenvolvido na creche preocupa-se desde a relação das crianças com a família até a realidade alimentar. “As nossas crianças participam de oficinas e atividades com os pais, algo que ajuda no fortalecimento dos laços familiares. Queremos garantir que eles tenham diariamente educação e alimentação, que são direitos básicos”, afirmou.
Descobertas cidadãs
Para a professora de história do Colégio Antônio Vieira, Edna Lúcia, cada etapa do projeto ‘Direitos Humanos, Valores Cidadãos e Sociedade em Rede’ nutre intelectualmente os estudantes para que quando eles estejam no encontro com o outro seja possível enxergar tudo aquilo que contribui para a igualdade. “Essa experiência afirma o princípio da educação de valores que defendemos, voltada para os demais, e, sobretudo, para os que mais precisam”, completou ela.
Os alunos vieirenses destacam que conhecer um projeto social resulta em uma experiência de autoconhecimento muito importante. “Essa é uma oportunidade única de reflexão. Enquanto muitas vezes não sabemos valorizar o que temos, podemos perceber que essas crianças vivem felizes diante das mais diversas dificuldades”, disse a aluna Gabriela Andrade. Já o estudante Bernardo Barroso destacou a importância de interagir e dar atenção às crianças. “Participar desse momento foi muito importante, porque pudemos entender de perto a realidade da creche e trazer importantes valores para as nossas vidas”, finalizou ele.
Leia também
-
13.01.25
Obras no Vieirão seguem em ritmo acelerado para a volta às aulas
Requalificação completa da unidade faz parte das ações do programa Vieira 2025+
-
09.01.25
Matrículas para esportes e robótica do Vieira serão abertas de 27 a 30 de janeiro
Confira os horários das atividades extracurriculares a serem oferecidas este ano
-
07.01.25
Projeto da APM e parceria com editoras asseguram economia em itens escolares para famílias vieirenses
Iniciativas alinham-se às ações de educação ambiental e financeira da instituição
-
04.01.25
Vieira é destaque na imprensa nacional ao reafirmar princípios da educação jesuítica ao longo de contextos históricos diversos
Em reportagem na Folha de SP, diretor-geral destaca formação que alia desenvolvimento cognitivo à promoção da justiça social e consciência crítica