ANO ESPECIAL: ex-aluna e atual mãe vieirense, Emília Nuñez ganha Prêmio Jabuti de Literatura Infantil
Escritora sempre participa de atividades de incentivo à leitura e escrita realizadas pelo colégio
Dezembro fecha um ano muito especial para a escritora Emília Nuñez. Ex-aluna do Colégio Antônio Vieira, ela foi a grande vencedora, logo no início do mês, no dia 5, do Prêmio Jabuti de Literatura, na categoria Livro Infantil. O livro Doçura, lançado no ano passado pela editora Tibi, responde pela conquista do maior prêmio de literatura do país. A obra conta a história de três gerações de mulheres negras apaixonadas pela leitura.
Doçura também foi agraciado este ano com o Prêmio de Melhor Livro de Imagem, concedido pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), que ainda o classificou como “altamente recomendável”. A obra já havia recebido o Selo Cátedra 10 – 2022, categoria Distinção, prêmio outorgado pela Unesco e pela PUC-Rio.
O livro, ilustrado por Anna Cunha, consolida uma carreira de sucesso de Emília Nuñez que já tem outras obras consideradas referência para a literatura infantil, como “A Menina da Cabeça Quadrada”, lançada em 2017, e que faz parte dos livros recomendados pelo Vieira aos estudantes, ao promover uma reflexão, de forma lúdica, sobre o excessivo uso de telas pelas crianças. Assim como ocorreu com “A Menina da Cabeça Quadrada” e outras obras lançadas posteriormente, Emília também esteve este ano no Vieira para falar sobre seus trabalhos para alunos do colégio onde estudou e onde hoje estudam seus filhos. Ela participou da Feira Literária do Colégio Antônio Vieira (Flicav), realizada em maio, além de rodas de conversa e entrevistas feitas pelas crianças.
SEMPRE VIEIRENSE
Desde o início da carreira, em 2016, Emília sempre que possível participa dos eventos literários do Vieira, inclusive virtualmente em aulas remotas realizadas durante os anos mais acirrados da pandemia de covid-19. “Como vieirense, sempre me sinto feliz e acolhida ao regressar à minha escola querida”, diz a escritora premiada que destaca o papel do Vieira para a descoberta de sua vocação, citando exemplos de projetos pedagógicos, como o livro coletivo “Criações Infantis”. Ela foi aluna de 1993 a 2003.
Que nossa escritora Emília e o editor Eduardo Nuñez (da Editora Tibi) tenham um 2024 de ainda mais sucesso, assim como outros ex-alunos, sempre queridos vieirenses, que também vêm realizando seus projetos de vida!
Com informações do jornal A TARDE.
Fotos: divulgação e Secom/CAV.
Leia também
-
21.12.24
Vieira entra em recesso natalino até dia 2. Santuário segue com missas de final de ano. Confira horários!
Comunidade escolar tem participado de celebrações especiais desde antes do encerramento do ano letivo
-
20.12.24
Responsável por 2 dos 3 primeiros lugares nas aprovações no Enem no Brasil, SAS é adotado para todo Ensino Médio no Vieira
Sistema integra conjunto de ações do programa Vieira 2025+ de forma alinhada aos princípios da educação jesuítica
-
20.12.24
Vídeo com mensagem de fim de ano do Prof. Guidini abre edição especial do Informe RJE
Publicação reúne fatos mais marcantes do ano em que se comemorou os dez anos de constituição da Rede
-
19.12.24
Vieira reúne colaboradores em Natal com Setores
Missa especial também será celebrada para equipe de trabalhadores do colégio