Aprendizagens sobre temas socioambientais são demonstradas com música e coffee painting
Mostra de conhecimentos e talentos marcou culminância do projeto interdisciplinar do 6º ano do Ensino Fundamental
O direito à educação, o preconceito étnico-racial, os invisíveis sociais, os refugiados, a diversidade multicultural dos povos africanos, a diversidade cultural dos povos indígenas e as questões ambientais. Temas tão contemporâneos, muitos ainda em estudo por pesquisadores em todo o mundo, já são discutidos, analisados e apresentados, por meio da arte plástica e da música, para que todos também possam refletir sobre eles na comunidade escolar do Colégio Antônio Vieira. Em um verdadeiro show de conhecimento e talento, os estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental do Colégio Antônio Vieira fizeram uma mostra, durante toda a semana passada, das aprendizagens obtidas no projeto “Fraternidade e Diálogo – Um coração aberto ao mundo inteiro”, inspirado na Encíclica Fratelli Tutti, do Papa Francisco.
“Ao longo deste ano, nossos queridos estudantes e professores das diversas disciplinas mergulharam no estudo da temática principal do projeto e seus subtemas, dialogaram e refletiram, de forma crítica e consciente, sobre a ética, sobre a importância do respeito ao outro, sobre as atitudes que promovem a paz e a construção de um mundo mais justo e fraterno. Desta forma, cada turma se dedicou ao estudo e à pesquisa de diversos subtemas complexos e desafiadores, num movimento de reflexão crítica”, explicou a coordenadora pedagógica da série, professora Mariângela Rosier.
Os temas foram trabalhados de forma interdisciplinar durante o ano para que as aprendizagens pudessem agora ser traduzidas nas apresentações de música e artes plásticas na culminância do projeto. Antes, diferentes ações foram desenvolvidas: seminário, construção de notícias, estudo de repertório musical, de artistas que contribuem com a discussão desses subtemas, entre outras. “Os alunos atuaram em cada etapa como protagonistas, juntamente com os professores, e esta culminância do projeto traz a potência da sensibilidade da arte como articuladora do currículo, integradora dos diferentes saberes construídos pelos componentes curriculares, revelando a autoria, a criatividade e a criticidade, a partir do estudo, discussões e reflexões dos subtemas”, destacou a coordenadora pedagógica.
MÚSICA E ARTE COM CAFÉ
Os familiares dos estudantes foram convidados para a mostra de conhecimentos que se deu em dois momentos: primeiro, em um show musical no Auditório Mabel Velloso, com letras inspiradas nas temáticas trabalhadas e apresentação da evolução dos alunos no canto e com instrumentos diversos. Depois, foi a vez de conferir, no Pátio Aquarela, a bela mostra de telas produzidas pelos alunos com coffee painting (técnica de pintura feita com uso de borras de café). Assim, usando café e pinceladas, os estudantes expressaram os assuntos abordados, encantando o público presente.
“Saber que a escola incentiva nossas crianças a abraçar de forma sensível questões tão contemporâneas nos dá tranquilidade e paz para acreditarmos em um futuro melhor para elas”, declarou o engenheiro Wajdi Tegourti, pai vieirense. “É um projeto muito interessante na medida em que dá aos estudantes uma visão de mundo, ampliando o olhar deles para além da realidade que vivem em casa e na escola”, disse a professora Francis Nanda Leão, mãe vieirense.
Ao final das apresentações, a coordenadora Mariângela Rosier, agradeceu pelo empenho dos alunos e apoio das famílias, assim como a toda a equipe pedagógica e também aos profissionais de outros setores da escola que se envolveram para o sucesso do projeto. Destacou ainda a condução artística das atividades de culminância pelos professores de Música, Ronaldo Oliveira, Poliana Coelho e Carmelito Lopes; além de Arte, Camila Govas e Josi Miguez; e ainda Letícia Lopes, que responde pela coordenação do Departamento de Música e Arte da escola. Quem também recebeu um agradecimento especial da professora Mariângela foi o professor Renato Barros, coordenador-geral do Vieirinha. “Graças a todos vocês, essas crianças puderam levar a chama de esperança de um mundo mais fraterno, mais justo e mais amigo”, concluiu.
Confira mais foto desse momento tão especial em nossa galeria!
Leia também
-
13.01.25
Obras no Vieirão seguem em ritmo acelerado para a volta às aulas
Requalificação completa da unidade faz parte das ações do programa Vieira 2025+
-
09.01.25
Matrículas para esportes e robótica do Vieira serão abertas de 27 a 30 de janeiro
Confira os horários das atividades extracurriculares a serem oferecidas este ano
-
07.01.25
Projeto da APM e parceria com editoras asseguram economia em itens escolares para famílias vieirenses
Iniciativas alinham-se às ações de educação ambiental e financeira da instituição
-
04.01.25
Vieira é destaque na imprensa nacional ao reafirmar princípios da educação jesuítica ao longo de contextos históricos diversos
Em reportagem na Folha de SP, diretor-geral destaca formação que alia desenvolvimento cognitivo à promoção da justiça social e consciência crítica