Arena Cultural incentiva apreciação da arte por jovens estudantes do Vieira
Edição 2022 teve como tema o centenário da Semana de Arte Moderna
Todos os espaços do Vieirão inspiravam arte e toda a revolução cultural que representou a Semana de Arte Moderna de 1922. No centenário do evento, o Colégio Antônio Vieira envolveu os jovens estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio na Arena Cultural 2022 – um convite para que, a partir de dinâmicas artísticas diversas conectados aos estudantes do tempo presente, eles pudessem ampliar as aprendizagens sobre a arte e o momento histórico, considerado um marco para a cultura nacional. Organizada pela Biblioteca do Vieira, a Arena Cultural movimentou o colégio, de 4 a 7 de outubro, recebendo visitas também de turmas de crianças do Vieirinha.
“Gostei muito do evento e, principalmente, da oportunidade que deu aos alunos de também se expressar pela arte, além da feira de livros que foi muito legal porque deu às pessoas oportunidades para ler e comprar livros interessantes, inclusive de obras de alunos se lançando como escritores”, comentou o aluno Renato Carreira, do Ensino Médio.
A colega Alice Barreto gostou das apresentações musicais, como os percursionistas do Projeto Quabales, e do fato do evento chamar a atenção para a importância da Semana de Arte Moderna. “Foi muito interessante o Vieira promover o evento, pois quando ouvimos músicas, compramos livros, assistimos apresentações teatrais e vemos obras em tela, estamos também apreciando e celebrando a arte e tudo o que ela pode expressar, assim como ocorreu na Semana de Arte Moderna”, disse, completando: “É importante que nosso colégio valorize a arte e mobilize os alunos nesse sentido”.
APRESENTAÇÕES TEATRAIS
O espetáculo “Aconteceu na Semana de 22”, interpretado pela Avatar Companhia de Teatro, abriu oficialmente, no dia 4, a Arena Cultural, na Sala de Arte Sálua Chequer. A mesma apresentação também foi feita para os estudantes do Ensino Médio Noturno.
SARAUS
Os estudantes também tiveram protagonismo no evento. Os jovens integrantes da Academia Vieirense de Letras e Artes (Avla) e do Núcleo Acadêmico de Incentivo ao Conhecimento (Naic) apresentaram o “Sarau da Semana de Arte Moderna”, também encantando e convidando para reflexões o público presente na Sala de Arte. A programação ainda contou com o Sarau da Onça, com os poetas Evanilson Alves e Sandro Sussuarana. O nome refere-se ao bairro da Sussuarana, que foi assim batizado em alusão a uma espécie de onça parda. No Sarau, artistas moradores do local fazem poemas para sensibilizar o público para os problemas da periferia de Salvador.
LITERATURA
Os bate-papos literários e café poético com a presença de escritores marcaram a Arena Cultural, com apresentações para série diversas. Participaram os autores Alessandro Phiton (livros “O Malabarista” e “O Lavrador”); Beatriz Neiva (aluna autora de “Café, avoador e outras memórias”); Verônica Moraes (aluna autora de “Bordejos poéticos” e “A vida sem nós”); Judy Lima (aluna autora do livro “Acampamento Fontana”); José Amarante (“Ainda em flor”); Matheus Pateleiro (“Nauseado”); Gustavo Gordinho (ex-aluno autor do livro “Respirando letras”); Décio Torres (“Histórias roubadas”) e Luiz Eudes (“Leves sombras”).
Com programada dividida entre o Espaço Klein e a Sala de Arte Sálua Chequer, os estudantes puderam conhecer mais sobre os bastidores das histórias e da produção literária, além da sessão de autógrafos. A Arena ainda contou com um stand de livros.
LITERATURA NAS REDES
Conectada ao jovem do tempo presente e ao projeto de uma educação antirracista, a Arena Cultural do Vieira contou ainda com a participação da youtuber Débora Silva e o poeta e escritor Anderson Shon. Eles abordaram o tema “Literatura negra nas redes sociais”, na Sala de Arte Sálua Chequer.
ARTES PLÁSTICAS
Exposição de quadros, painéis informativos, desenhos e xilogravuras estavam espalhadas por diversos espaços do Vieirão, dentre eles a Passarela das Artes e o Pátio Centenário. Instalações interativas e espaços estimulavam o envolvimento os jovens com a arte, podendo-se estar, por exemplo, na cena de um quadro ou simplesmente pegar o violão disponibilizado para tocar ou compor músicas. Entre as mostras, destaque para a exposição de quadros do artista plástico Valmir Cruz, pai de ex-aluno.
A Arena ainda promoveu um bate-papo com o xilogravurista Vinícius Ibrahim sobre “Artes da Impressão”. Ele e a artista Beatriz Bahia também participaram da seção “Tela ao vivo”, fazendo produções em tempo real. Vinícius ainda comandou a Oficina de Xilogravuras.
MÚSICA E DANÇA
Os horários de intervalo de aula ainda foram enriquecidos com apresentações musicais, a exemplo do grupo de percursionistas do Projeto Quabales, contando com a participação da gestora das bibliotecas do Vieira, a bibliotecária Jaqueline Torres. A dança foi representada pela apresentação do DJ Betto com performance hip hop dance com os irmãos Rafael e Lázaro Lima.
“Foi uma edição muito especial, em que os alunos realmente se engajaram nos bate-papos literários, nas atividades musicais, nos saraus, enfim, foram momentos inesquecíveis e de muita alegria que ficarão no imaginário da nossa comunidade educativa”, disse Jaqueline Torres. Ela destaca o quanto é importante a realização pelo Colégio de eventos do tipo, “principalmente, para os jovens que estão em formação, pois a arte e a literatura promovem crescimento ao indivíduo, nos tornando pessoas melhores. Elas nos colocam em lugares distintos, nos aproxima um dos outros, nos faz enxergar um mundo mais diverso e inclusivo, além, é claro, do fomento à leitura, aos livros, a possibilidade de conhecer e interagir com outros autores, conhecer outros livros, conhecer novas expressões artísticas da nossa cidade”, concluiu, satisfeita por ter alcançado os objetivos pretendidos na promoção do evento.
Clique e veja mais momentos da edição 2022 da Arena Cultural
Leia também
-
13.01.25
Obras no Vieirão seguem em ritmo acelerado para a volta às aulas
Requalificação completa da unidade faz parte das ações do programa Vieira 2025+
-
09.01.25
Matrículas para esportes e robótica do Vieira serão abertas de 27 a 30 de janeiro
Confira os horários das atividades extracurriculares a serem oferecidas este ano
-
07.01.25
Projeto da APM e parceria com editoras asseguram economia em itens escolares para famílias vieirenses
Iniciativas alinham-se às ações de educação ambiental e financeira da instituição
-
04.01.25
Vieira é destaque na imprensa nacional ao reafirmar princípios da educação jesuítica ao longo de contextos históricos diversos
Em reportagem na Folha de SP, diretor-geral destaca formação que alia desenvolvimento cognitivo à promoção da justiça social e consciência crítica