Logo do site

Núcleos de Protagonismo Estudantil

Uma das preferências apostólicas universais da Companhia de Jesus, lançadas em 2019, é acompanhar os jovens na criação de um futuro promissor. Esse olhar marca a história dos jesuítas. O Vieira valoriza a singularidade e potencialidades únicas de cada jovem.

Uma parte fundamental de nossa missão é auxiliar os jovens na construção de seu projeto de vida, possibilitando a realização pessoal como um dom a serviço dos demais, com o objetivo de contribuir para uma sociedade mais sustentável, justa e fraterna.

Em contínuo alinhamento com a Cidadania Global e sob o acompanhamento de professores, o Colégio Antônio Vieira estimula o protagonismo dos estudantes por meio das seguintes iniciativas:

NAIC

Fundado em 2015, o Núcleo Acadêmico de Incentivo ao Conhecimento (NAIC) dedica-se ao estudo de diferentes áreas do conhecimento, por meio da criação de ambientes propícios para o debate, a exploração e a realização de atividades ligadas às áreas da ciência.

As iniciativas no NAIC incluem a organização e promoção de olimpíadas do conhecimento, palestras com diversas temáticas ministradas por professores e convidados, feiras de ciências, monitorias, grupos de estudos, discussões políticas, entre outros projetos que exploram diversas áreas do saber, com inovações a cada ano.

AVLA – Academia Vieirense de Letras e Artes

Fundada em 1915, a Academia Vieirense de Letras e Artes (AVLA) foi inaugurada apenas quatro anos após a fundação do Colégio Antônio Vieira, destacando-se como uma iniciativa inovadora dos estudantes da época. A AVLA, que foi revitalizada em 2014, possui mais de um século de dedicação às diversas formas de expressão artística.

Os alunos realizam ao longo do ano letivo diversos saraus e apresentações marcantes, com importantes reflexões sobre temas globais através da música, do teatro, da poesia e da dança, entre outras linguagens artísticas.

Fundado em 2008 por iniciativa de professores e reativado em 2017 pelos estudantes, o Núcleo Ambiental do Vieira (NAV) é um espaço dedicado à discussão e reflexões sobre as questões ambientais. O Núcleo busca promover a conscientização ambiental entre os estudantes do Vieira por meio de ações diversas, como campanhas de conscientização, projetos interdisciplinares, workshops, palestras, rodas de conversa e feiras ambientais envolvendo toda a comunidade escolar.

NEIMS – Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Minorias Sociais

O Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Minorias Sociais (NEIMS) foi criado em 2015 por iniciativa de estudantes, que reconheceram a importância de abordar, debater e estudar a temática de forma mais profunda. O NEIMS organiza mesas redondas e fóruns que discutem aspectos relacionados a grupos da sociedade que enfrentam desafios por fatores como raça, etnia, gênero, entre outros.

O Núcleo também realiza anualmente o evento SobreVIDAS, em parceria com a Academia Vieirense de Letras e Artes (AVLA), que inclui apresentações artísticas, rodas de conversa e discussões sobre filmes e documentários, entre outras atividades. As reuniões quinzenais do NEIMS são dedicadas a seminários e debates sobre temas atuais.

VOLUNTARIADO

O projeto de voluntariado educativo do Vieira promove a interdisciplinaridade, permitindo conectar conteúdos a atividades, projetos de estudo, pesquisa e ação. A iniciativa contribui para o desenvolvimento integral dos alunos, com o engajamento de toda a comunidade escolar, dentro dos princípios educacionais inacianos. As ações visam formar cidadãos globais comprometidos com os outros e com a nossa Casa Comum, a partir da análise de casos de exclusão social e apresentação de propostas de intervenções individuais e coletivas com potenciais para transformar realidades desafiadoras.

GRÊMIO VIEIRENSE

Criado com o objetivo principal de ser a representação dos alunos, o Grêmio Estudantil Vieirense estimula o exercício da democracia e o desenvolvimento de lideranças, a partir de diversas atividades. Com sede no próprio Vieira, o grêmio é regido por um estatuto próprio que promove a cultura literária, artística e esportiva, inclusive com entidades semelhantes.

Através do grêmio, o Vieira possibilita o desenvolvimento do protagonismo dos estudantes, que, conscientes de seus direitos e deveres e donos de uma visão abrangente, defendem suas opiniões e ajudam a fortalecer o Colégio e sua comunidade como agentes educativos de excelência.